VW SPACEFOX X FIAT PALIO WEEKEND X RENAULT MÉGANE GRAND TOUR

14-04-2011 17:10

 

COM PREÇO MAIS ATRAENTE, A GRAND TOUR ENTRA NA SAFRA DE PERUAS COMPACTAS COMO PALIO WEEKEND E SPACEFOX

 

 

VW SpaceFox x Fiat Palio Weekend x Renault Mégane Grand Tour

O Renault Fluence, que chega este mês, aposenta o sedã Mégane, mas não representa o fim da linha para a Mégane Grand Tour. A perua tem uma segunda chance em nosso mercado. Ela passa a ser oferecida em versão única, reposicionada em uma faixa de preço menor. Apesar de ser uma perua média, a partir de agora a Grand Tour vai disputar a atenção do consumidor com modelos compactos, como a Fiat Palio Weekend e a VW SpaceFox. A notícia é boa para quem quer um carro com mais espaço para bagagem. Mas será que a Grand Tour é uma boa alternativa? 

Para saber o que essa "nova" Grand Tour oferece e como se sai no confronto com as menores Palio Weekend e SpaceFox, alinhamos as três neste comparativo. A Grand Tour chega na versão (única) 1.6 Dynamique, ao preço de 49 050 reais. A Weekend vem com a 1.6 Trekking, por 43 940 reais. E a Space- Fox é a 1.6 Plus, que custa 49 390 reais. A unidade enviada pela VW e que aparece nas fotos é a mais completa Sportline, que sai por 55 930 reais, mas para efeito de comparação levaremos em conta o conteúdo oferecido pela versão Plus. 

As três prometem uma briga boa. Em 2010, a Grand Tour foi a líder no segmento de peruas médias, desafiando a líder e a vice do segmento de compactas. A Palio fechou 2010 à frente da SpaceFox, que por sua vez ficou na liderança nos últimos meses do ano.

 



3º Palio Weekend 1.6 Trekking 

Se o comparativo se detivesse apenas ao desempenho, a Weekend seria campeã. Com o novo motor E.torQ 1.6 16V flex, de 117 cv (com etanol), ela foi a mais rápida nas medições de aceleração e de retomada de velocidade, além de se revelar a mais econômica, tanto no ciclo urbano como no rodoviário. Mas a análise foi mais ampla e ainda na pista, nas provas de frenagem, a Weekend foi superada pelas rivais. Nesses ensaios, a Grand Tour levou a melhor, quebrando a hegemonia da Fiat. 

Em relação à dirigibilidade, cada perua tem características próprias. A Palio é a dona da suspensão mais macia, que por um lado garante conforto a bordo. A contrapartida é deixar a carroceria mais "solta", inclinando bastante nas curvas. A SpaceFox, por sua vez, tem a suspensão bem mais firme, o que serve para compensar seu centro de gravidade mais elevado - apesar de não ser tão confortável, é a mais confiável das três. E a Grand Tour fica em uma posição intermediária. Ela consegue ser tão confortável quanto a Palio e quase tão firme quanto a SpaceFox. 

Olhando os preços, a Fiat chama a atenção por custar menos. Mas essa vantagem é relativa, uma vez que na versão básica ela traz menos equipamentos que as outras. Entre os itens de série, há direção hidráulica, computador de bordo, imobilizador e sistema Follow Me Home. Com o kit Attractive 5, que inclui ar-condicionado, vidros e travas elétricos e rodas de liga leve, seu preço sobe para 48 440 reais, valor próximo ao da Grand Tour, que é bem mais equipada. 

A Weekend também é prejudicada pela idade do projeto - a nova geração deve chegar até o final deste ano. A atual é da turma de 1997 e, apesar de algumas as atualizações, não esconde as marcas do tempo. Seu painel é o mesmo desde 2004 e embora tenha recebido novo tratamento nos frisos e na superfície do console, não esconde o design básico - além de (tradicionais) falhas de acabamento de algumas peças. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A direção precisa compensa a maciez excessiva da suspensão. Os freios poderiam melhorar. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O novo motor bem sintonizado com o câmbio garantiu o bom desempenho. 
★★★★ 

CARROCERIA 
O estilo está ultrapassado e o interior é o mesmo desde 2004. 
★★★ 

VIDA A BORDO 
A ergonomia é ruim. O espaço é compatível com a categoria de peruas compactas, mas perde para o da Grand Tour. 
★★★ 

SEGURANÇA 
ABS e duplo airbag são opcionais. 
★★★ 

SEU BOLSO 
Suas peças custam menos que as das rivais, mas o seguro é mais caro. Tem um ano de garantia. Vai mudar em breve.
★★★

 

 



2º SpaceFox 1.6 Plus 

A SpaceFox estreou em 2006 e foi reestilizada no final do ano passado. Por fora, ganhou a frente dos VW atuais, com linhas mais retas e elegantes e faróis horizontais com refletores estilizados. Na traseira, recebeu as lanternas que também seguem a tendência da marca, com lentes seccionadas. No entanto, a maior mudança surgiu internamente. O painel, originalmente humilde em tamanho e material, deu lugar a um conjunto mais bem acabado, com materiais de diferentes texturas, mostradores de fácil leitura e boa ergonomia. 

A versão Plus é mais simples que a Sportline que aparece nas fotos. Ela não tem volante multifuncional e seus bancos de tecido, em vez de couro. Em relação ao conteúdo, alguns equipamentos mostrados - como rodas de liga leve, computador de bordo, airbags e freios ABS - são opcionais. Mas ainda assim, a SpaceFox Plus é bem servida. Ela conta com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, alarme e indicadores de seta nos retrovisores. 

Na pista de testes, sua maior virtude foi o comportamento equilibrado nas curvas e nas frenagens. Em números, seu desempenho foi apenas intermediário: atrás da Palio Weekend e à frente da Grand Tour. 

Mais moderna que a Palio e com desempenho superior ao da Grand Tour, a SpaceFox poderia dificultar a vitória da Renault se fosse mais barata no preço, no seguro e nas peças. Segundo a corretora Nova Feabri, a apólice da VW não é a mais cara, mas ainda é superior ao da Grand Tour. Ficou em 3 087 reais, enquanto a da Palio sai por 3 694 reais e a da Grand Tour custa 2 238 reais. E em relação ao preço das peças, as da VW são as mais caras. A cesta básica pesquisada (jogo de pastilhas de freio, amortecedores dianteiros, kit de embreagem, farol dianteiro esquerdo, retrovisor esquerdo e para-choque dianteiro) custa 3 875 reais para a SpaceFox, 3 226 reais para a Grand Tour e 2 167 reais para a Palio Weekend. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A SpaceFox é gostosa de dirigir e equilibrada. Mas não foi tão bem nas frenagens. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Na pista, ficou atrás da Palio e à frente da Grand Tour. 
★★★ 

CARROCERIA 
O face-lift fez muito bem à perua, por dentro e por fora. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
É bem equipada, tem boa ergonomia e banco traseiro deslizante. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
ABS e airbags são opcionais. 
★★★ 

SEU BOLSO 
Tem preço e custo de seguro e de peças elevados. Garantia de um ano. 
★★★

 

 



1º Mégane Grand Tour 1.6 

A Grand Tour é disparada o melhor custo-benefício deste comparativo. Ela ficou para trás, nas provas na pista de testes, mas o que oferece em compensação supera bem essa deficiência inicial. Sua vantagem começa no fato de ser uma perua média, enquanto as rivais são compactas. Isso significa que ela tem maior espaço interno para pessoas e para bagagem. Na largura da cabine, na fileira de bancos da frente, por exemplo, a Grand Tour mede 146 centímetros, enquanto a SpaceFox e a Palio Weekend têm 134 centímetros cada uma. E em seu porta-malas cabem 520 litros, contra os 430 litros de capacidade da SpaceFox e os 460 litros da Palio. 

Outra diferença grande é nos itens de série. A Renault poderia ter retirado alguns ao reposicionar a perua, mas preferiu conservar o pacote bem completo, composto por direção elétrica, ar-condicionado digital, computador de bordo, chave tipo cartão, piloto automático, sensor de chuva, sensor de faróis, rodas de alumínio e rack no teto. Os airbags frontais são do tipo adaptativo - que ajusta o enchimento das bolsas em função da gravidade do acidente. E os freios ABS contam com EBD. O único opcional é a pintura metálica. O acabamento também manteve o bom padrão. Os bancos são revestidos em tecido navalhado e os botões dos vidros elétricos são emborrachados. 

Em relação aos custos, a Grand Tour é a dona do seguro mais barato e seu pacote de peças ficou em um patamar intermediário. A Renault é a única a oferecer três anos de garantia, enquanto a Fiat dá apenas um ano e a VW tem uma cobertura de um ano de garantia, mais dois anos apenas para motor e câmbio. 

A Grand Tour chegou ao mercado no final de 2006, mesmo ano da SpaceFox, e não teve mudanças significativas até hoje. Mas, apesar disso, seu visual se manteve atual, até porque linhas retas e recortes que formam vincos estão de volta nos lançamentos mais recentes. Ela ainda faz bonito aonde chega. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A direção tem assistência progressiva, a suspensão cumpre seu papel sem excessos e os freios foram eficientes. 
★★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Seu desempenho ficou aquém do esperado. O câmbio poderia ter engates mais precisos. 
★★★ 

CARROCERIA 
Seu estilo é atual e o acabamento manteve o bom padrão de qualidade. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
É a maior e mais bem equipada das três. 
★★★★★ 

SEGURANÇA 
Traz ABS, com EBD, e duplo airbag adaptativo de série. 
★★★★★ 

SEU BOLSO 
É a melhor relação custo-benefício e tem 3 anos de garantia. 
★★★★

 

 



VEREDICTO 

Superior em espaço interno, porta-malas, acabamento e nível de equipamentos, não foi difícil para a Mégane Grand Tour vencer o comparativo, apesar do conjunto bem acertado da SpaceFox e do bom desempenho da Weekend. Afinal, trata-se de uma perua média a preço de compacta.

 

 

FOTOS:

O projeto é o mais antigo das três

Na Palio há apoio de cabeça para os cinco ocupantes, enquanto na SpaceFox só há quatro

O motor é o novo E.torQ de 117 cv

Volante da Weekend vem com pega de material perfurado

Os frisos cromados são exclusivos da Sportline

Não se deixe enganar pelo couro dos bancos. Mesmo na Sportline ele é opcional - e custa 1 700 reais

Seu 1.6 gera 104 cv

Acabamento da nova Space é superior ao da versão antiga

A Grand Tour tem 22 cm a mais de entre-eixos que as rivais

A Renault cativa pelo padrão superior de acabamento e maior espaço para passageiros e bagagem

O motor 1.6 tem 115 cv

Tecido dos bancos navalhado e superfícies emborrachadas

A Grand Tour é imbatível no espaço de carga, com seus 520 litros

A SpaceFox oferece o menor espaço para bagagem, com 430 litros

Porta-malas da Palio tem acabamento simples, mas leva 460 litros

 

 

FONTE: Quatro Rodas

Tópico: VW SPACEFOX X FIAT PALIO WEEKEND X RENAULT MÉGANE GRAND TOUR

Dura escolha

Rodirley Ferreira 29-10-2015
Bom dia.
Tenho um gol bolinha 99, desde de 2003. O carro não tem nada, quando digo nada, é nada mesmo, não tem marcador de temperatura, não tem temporizador do limpador de parabrisa, aquele onde ele limpa, para, limpa e para. Enfim, estou com desde 2003, já se vão 13 anos e finalmente creio que está chegando a hora de trocar. Tenho duas opções por tudo que pesquisei, o coração ou a razão. O coração diz pra ir de megane/meganegt, tem mais conforto, segurança e tudo mais, seria um dynamic 1.6, porém as peças são caras, manutenção em geral também, estamos quase em 2016 e os ultimos fabricados são os Grand tour em 2013, ou seja, irá se desvalorizar ainda mais e também acredito que meu bolso não poderá pegar um desse último ano. A razão diz pra eu comprar um versa da nissan, carro que está com a fabricação à todo vapor, sem planos por enquanto pra sequer uma reestilização. A manutenção é mais barata, as peças também, além do que pude verificar, são mais fáceis de se encontrar. Como podem ver, fiquei com o carro mais de 10 anos, talvez não fique tanto, mas com certeza não será menos do que 5 anos.
Alguma dica???
rodirley@gmail.com

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