Vettel supera pressão e vence GP da Espanha

22-05-2011 13:24

 Mesmo tendo sua sequência de poles quebrada ontem por Mark Webber, o alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, que aconteceu há instantes em Barcelona. Vettel suportou pelo menos 15 voltas de pressão do inglês Lewis Hamilton, que esteve sempre dentro da margem de um segundo e pronto para atacar e ultrapassar, só não o fez porque nem a asa móvel resolveu a dificuldade de se ultrapassar em Barcelona. O inglês terminou a prova em segundo e seu companheiro de equipe Jenson Button fechou o pódio.


Na quarta posição terminou o australiano Mark Webber, também da Red Bull, que largou da pole position mas perdeu duas posições na largada e foi ficando sempre para trás depois de ter de disputar com Alonso durante boa parte da prova. Alonso que foi o quinto depois de excelente largada, onde partiu de quarto para primeiro e liderou um bom número de voltas, mas sem conseguir acompanhar a estratégia da Red Bull. Fechando os dez primeiros ficaram o alemão Michael Schumacher em sexto, seguido pelo companheiro Nico Rosberg, por Nick Heidfeld, que largou em último, Sergio Pérez e Kamui Kobayashi.

Felipe Massa era o décimo colocado quando, já sem pneus, abandonou com um problema de câmbio. Rubens Barrichello não conseguiu nada melhor que um décimo-sétimo lugar.

A corrida

O GP da Espanha começou de forma muito movimentada, com uma das melhores largadas dos últimos anos. O pole Mark Webber brigava com Vettel pela liderança quando Alonso, que partia da quarta posição surgiu para a briga. Os dois duelaram fortemente, até que na freada cada um acabou passando Webber por um lado. O piloto da Ferrari ficou com o lado de dentro da curva e, consequentemente, com a primeira posição. Button caiu para décimo e Massa manteva a oitava posição.

O que se viu a seguir foi um misto de estratégias definidas nos boxes e braço. Assim que a utilização da asa móvel foi autorizada percebeu-se que não seria de grande utilidade para a complicada pista de Barcelona, portanto Vettel escoltava Alonso e era escoltado por Webber. Hamilton vinha próximo. 

A primeira parada nos boxes aconteceu logo na volta 8 como mexicano Sergio Pérez. Os líderes começaram a parar duas voltas depois mas nada mudou, exceto que Hamilton conseguiu a terceira posição de Webber. Foi a segunda parada que mudou tudo. Vettel decidiu adiantá-la pois não conseguia passar Alonso na pista e parou uma volta antes, sendo Alonso e Webber foram para o pit uma volta depois e viram o alemão assumir a liderança com muita folga. Hamilton parou apenas depois de 5 voltas pois a estratégia da McLaren era de segurar as paradas de seus pilotos e mentê-los na pista por mais tempo. Funcionou e o inglês assumiu a segunda posição, deixando Alonso e Webber para trás.

Webber e Alonso brigavam na pista mas não conseguiam se ultrapassar, o máximo que conseguiam era permitir a aproximação de Button, que já havia recuperado várias posições na estratégia. O piloto da Red Bull e o ferrarista paravam sempre juntos nos boxes e chegaram a dividir o pit lane, quase se tocando, na tentativa de Webber conseguir a posição. Só a conseguiu quando a Ferrari chamou Alonso cedo demais para a quarta e última parada, onde ele foi obrigado a fazer 26 voltas com o mesmo conjunto de pneus. Nesse momento, Button já havia passado os dois na pista e era o terceiro colocado com tranquilidade.

Hamilton e Vettel seguiam com muita folga na frente e com uma distância segura entre os dois, mas a partir da volta 46 a Red Bull sugeriu que o alemão não mais usasse o KERS e essa foi a chave para que o inglês forçasse para tentar a posição. Quatro voltas depois os dois foram para o pit e colocaram os pneus duros. A Red Bull autorizou o uso do dispositivo para mais algumas voltas.

Os dois disputaram posição até o final, sendo que a McLaren tinha a disposição o KERS e a asa móvel contra a Red Bull, mas em momento nenhum conseguiu colocar o carro de lado. Vettel contornava muito bem a última curva e permitia, no máximo, a aproximação do inglês. Foi assim durante 15 voltas, mostrando que Barcelona é mesmo uma pista complicada para as ultrapassagens.

As últimas voltas ainda viram o crescimento de Nick Heidfeld, que largou em último com pneus duros e no final tinha o macio a disposição para realizar muitas ultrapassagens, como acabou acontecendo. Ele e Pérez chegaram a jogar Felipe Massa para o décimo lugar mas o brasileiro abandonou voltas depois. Barrichello também foi discreto e nunca chegou a sair da região onde chegou, o décimo-sétimo posto.

Com a vitória de hoje Vettel dispara na liderança do mundial com 118 pontos contra apenas 77 do inglês Lewis Hamilton. A Red Bull também segue líder com folga com 185 pontos contra 138 da McLaren. A próxima etapa do mundial é no próximo domingo, com o Grande Prêmio de Mônaco, nas ruas do principado de Monte Carlo.

 

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