Teste especial AMG: o lado mais brutal da Mercedes-Benz

31-08-2011 15:07

Confira o teste de seis carros vitaminados pela divisão esportiva da marca alemã

Editora Globo

AMG tem 44 anos de existência e o cupê SLS (acima) é o primeiro carro 100% desenvolvido pela marca

Um homem, um motor – e não estamos falando de qualquer motorzinho a gasolina! Todos os carros a seguir usam poderosos motores V8 com cavalaria pesada. É regra da AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz. Cada modelo preparado em suas “oficinas” carrega um propulsor com placa e assinatura do engenheiro responsável. Em outras palavras, os blocos são cuidados a mão, quase artesanais. E vão muito além do motor em si: estamos falando de verdadeiros predadores de asfalto! Isso pode parecer marketing, mas é real.

A AMG tem apenas 44 anos de existência. Foi fundada em meados de 1967 por dois ex-engenheiros daMercedes-Benz, Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, na cidade natal de Melcher, Grosspach. A sigla do nome vem das iniciais de Aufrecht e Melcher e da pacata Grosspach. Oficialmente, a AMG só passou a integrar o grupo Daimler (dono da Mercedes-Benz) em 1999, quando a empresa adquiriu 51% das ações da preparadora – que passou ser designada Mercedes-AMG. E em 2006, a divisão tornou-se uma marca.

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Traseira do CLS é moderna e tem linha fluidas

Antes disso, porém, veio o primeiro projeto reconhecido da AMG sobre um Mercedes-Benz. Foi o C 36, lançado em 1995 sobre o sedã Classe C. A divisão apimentou o motor 3.6 litros seis-cilindros para gerar 280 cv – a máxima já era limitada em 250 km/h. Mas isso foi só o começo. Em 2009, a Mercedes revelou o superesportivoSLS, primeiro veículo totalmente desenvolvido pela AMG. Para celebrar essa parceria, a filial brasileira promoveu oAMG Performance Tour. E Autoesporte foi conferir seis modelos na pista.

Destes, o maior destaque é o novíssimo CLS, lançado mundialmente no fim de 2010 e anunciado no Brasil em fevereiro desse ano. Por enquanto, o cupê grande de quatro portas vem apenas na versão 63 AMG, equipada com um violento motor 5.5 V8 biturbo a gasolina de 557 cv de potência e um torque visceral de 81,5 kgfm, liberado dos 2.000 aos 4.500 giros. Confira abaixo como foi esse passeio pelo sinuoso e estreito traçado do circuito da fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), onde nos aguardavam os AMG!

 

 

 

 

Cupê-conversível ainda tem visual inspirado no SLR McLaren, superesportivo que antecedeu o SLS AMG (2010)

Mercedes-Benz SLK 55 AMG – A nova geração do SLK estreia agora em meados de setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha). E o cupê-conversível já aparecerá na variante mais agressiva, a 55 AMG. Ainda não há uma data definida para o seu desembarque no Brasil – o modelo deve chegar no início de 2012. Mesmo assim, fomos passear novamente a bordo do menor esportivo Mercedes-Benz preparado pela AMG. Aqui, a receita tem um tempero a mais: o SLK é pequeno e muito ágil. O cupê-conversível naturalmente convida o motorista a uma “tocada” mais lúdica, quase como em um kart. Só que sob o capô há um motor 5.4 V8 capaz de gerar 360 cv, acoplado a um câmbio de sete marchas. Segundo a fábrica, bastam 4,9 segundos para arrancar de zero a 100 km/h. O SLK 55 AMG ainda traz uma vasta lista de série.

FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina
Cilindrada: 5.439 cm3
Potência: 360 cv a 5.740 rpm
Torque: 52 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,1 metros (comprimento); 2,01 metro (largura); 1,28 metro (altura); 2,43 metros (entre-eixos)

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Versão do Classe C turbinada pela AMG será mostrada em breve, com o mesmo desenho do recente face-lift

Mercedes-Benz C 63 AMG – O mais clássico dos AMGs, o C 63 também é o que mais gosta de dançar. Dos modelos da preparadora testados, o sedã superesportivo alemão é um dos que mais oferece diversão ao volante – principalmente se a ideia for fazer do autódromo uma discoteca! Nas curvas mais fechadas, sente-se claramente o controle eletrônico de estabilidade atuar. E não é porque o motorista está alvoroçado demais: são 487 cv de força e um torque feroz de 61,2 kgfm despejados sobre as rodas traseiras.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina
Cilindrada: 6.208 cm3
Potência: 487 cv a 6.800 rpm
Torque: 61,2 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,72 metros (comprimento); 2.02 metros (largura); 1,44 metro (altura); 2,76 metros (entre-eixos)

 

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As quatro saídas de escape na base do para-choques são marca registrada da versão modificada pela AMG

Mercedes-Benz E 63 AMG – O sedã médio-grande de luxo é um dos modelos mais bem-sucedidos da história da Mercedes-Benz. E nesta versão apimentada pela AMG, esse acerto do carro fica ainda mais evidente. Apesar de toda a brutalidade do motor 6.2 V8 de 525 cv, o E 63 AMG é agressivo sem perder o balanço e a precisão dos movimentos. Há muita energia para produzir arrancadas de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo, o comportamento dinâmico nas manobras é de uma perfeição espantosa. O sedã faz o motorista se sentir um verdadeiro piloto, pois permite uma condução extremamente arrojada sem dar qualquer susto. A neutralidade nas manobras é seu ponto forte.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina
Cilindrada: 6.208 cm3
Potência: 525 cv a 6.800 rpm
Torque: 64,2 kgfm a 5.200 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,88 metros (comprimento), 2,07 metros (largura); 1,44 metro (altura); 2,87 metros (entre-eixos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Um dos modelo mais novos da Mercedes, o CLS 63 AMG já exibe os traços da identidade visual recente da marca

Mercedes-Benz CLS 63 AMG – Principal lançamento da Mercedes no primeiro semestre do ano, a nova geração do CLS é imponente, muito precisa e dona do visual mais moderno na gama da marca. O modelo é também um dos AMG com maior potência sob o capô. Na prática, o cupê de quatro portas tem uma aceleração incrível e assustadora. Ele não apenas arremessa o corpo do motorista e dos passageiros contra os encostos dos bancos, como produz um ronco grave altamente estimulante. Seu poder de fogo é tamanho que, nas manobras, é preciso mais cuidado que com o E 63 AMG. Por dentro, o CLS também é um dos carros mais modernos e refinados da marca. Um dos destaques é o volante recortado e de encaixe esportivo. A caixa de câmbio, como em quase todos os AMG testados, oferece quatro modos de condução (Conforto, Sport, Sport Plus e Manual). E oCLS que vem ao Brasil ainda tem o pacote Performance, que adiciona 30 cv ao motorzão 5.5 V8 biturbo.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, biturbo, gasolina
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 557 cv entre 5.250 rpm e 5.750 rpm
Torque: 81,5 kgfm entre 2.000 rpm e 4.500 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,99 metros (comprimento), 2,07 metros (largura); 1,40 metro (altura); 2,87 metros (entre-eixos)

 

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Sedã topo de linha da Mercedes-Benz é agressivo na versão AMG, mas privilegia declaradamente o conforto

Mercedes-Benz S 63 AMG – Estamos falando do sedã topo de linha da Mercedes. O Classe S é enorme, mede 5,12 metros de comprimento. Sua proposta está claramente voltada ao conforto e, em grande parte dos casos, o proprietário sequer dirige o modelo: quem fica atrás do volante é o motorista particular. Mas nesta versão preparada pela AMG, há 571 cv de potência e um torque colossal de 91,7 kgfm, liberado por inteiro entre 2.250 rpm e 3.750 giros. E a tecnologia embarcada é de cair o queixo. A alavanca do câmbio fica no volante e há uma infinidade de botões. O quadro de instrumentos é inteiro reproduzido em uma tela de cristal líquido e os bancos tem múltiplos ajustes adaptativos. Bolsas de ar inflam nas curvas para apoiar melhor o corpo. Contudo, dos carros da AMG testados, o S 63 é o mais sereno. Apesar da energia, não é um carro para as pistas.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, biturbo, gasolina
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 571 cv a 5.500 rpm
Torque: 91,7 kgfm entre 2.250 rpm e 3.750 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 5,12 metros (comprimento), 2,12 metros (largura); 1,48 metro (altura); 3,16 metros (entre-eixos)

 

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Agressivo de todos os ângulos, o SLS AMG é o superesportivo mais feroz da divisão esportiva da Mercedes

Mercedes-Benz SLS AMG – Um dos superesportivos mais cobiçados da atualidade, o SLS já impressiona pelo visual. Baixinho (1,26 metro de altura apenas) e largo (2,08 m), o modelo tem as famosas portas que se abrem para cima, no estilo asa de gaivota. Mas dos carros da AMG, o cupê é o que mais oferece desempenho. E não em força, especificamente: o motor 6.2 V8 aspirado a gasolina produz 571 cv e 66,2 kgfm aos 4.750 giros – o torque é bem menor que no CLS 63 e no S 63, por exemplo. Só que o cupê foi projetado para entregar o máximo de esportividade e precisão ao volante. Por isso, o SLS é (sem dúvida) o AMG mais incrível de dirigir. O modelo faz curvas com extrema precisão e é até um tanto arisco – é preciso ser muito habilidoso para desligar os controles de estabilidade e tração. O ronco encorpado do motor também é uma atração à parte.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina 
Cilindrada: 6.208 cm
Potência: 571 cv a 6.800 rpm
Torque: 66,2 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,64 metros (comprimento), 2,08 metros (largura); 1,26 metro (altura); 2,68 metros (entre-eixos) 


 

 

FONTE: Auto Esporte

Tópico: Teste especial AMG: o lado mais brutal da Mercedes-Benz

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