Retrospectiva de lancamentos 2010

24-12-2010 20:50

Retrospectiva 2010

 

 O ano de 2010 foi bastante positivo para a indústria automobilística. Após a crise financeira que sacudiu o planeta não ter sido tão sentida no país, as montadoras começaram a voltar seus olhos para o mercado brasileiro. 

 


De uma hora para outra, diversas empresas aportaram por aqui (vide a invasão chinesa que tomou conta do Salão do Automóvel) e as marcas já estabelecidas no Brasil anunciaram investimentos expressivos para os próximos anos. Enquanto as novidades não chegam, que tal relembrar os lançamentos que marcaram 2010? 


FEVEREIRO: 

Ford EcoSport 
Enquanto uma nova geração não chega (o que pode acontecer em 2011), a Ford decidiu 

dar uma sobrevida ao SUV com leves mudanças visuais

. Em fevereiro, o carro ganhou nova grade (com três lâminas horizontais), faróis com máscaras cinza-escuro e novas rodas. A última alteração foi a inclusão do nome EcoSport no capô, como no Land Rover Freelander. 

BMW X1:

O caçula da linha de utilitários esportivos da BMW chegou ao país no primeiro trimestre, e se tornou sucesso instantâneo. A aposta da marca alemã em um modelo mais voltado para a cidade do que o campo deu certo e o X1 virou figura fácil nas ruas. A versão topo-de-linha é a xDrive28i, equipada com um motor 3.0, mas a opção mais acessível é a sDrive18i, que custa pouco mais de 110 mil reais.

>> Saiba mais sobre o BMW X1


-------------------------------------------------------------------------------- 

MARÇO: 

Toyota Corolla 2.0

 

Em um ano sem muitas novidades, a Toyota lançou a versão 2.0 flex do Corolla. Seu lançamento ampliou a linha do sedã líder da categoria. 

>> Conheça as novidades da linha Corolla 2011

Mercedes-Benz S400 Hybrid 
Foi o primeiro veículo híbrido importado oficialmente para o Brasil. Além do luxo característico dos Classe S, possui um motor elétrico de 15 kW e outro a gasolina, 3.5 V6 de 275 cv. 

>> Confira o teste com o S400 Blue Hybrid

-------------------------------------------------------------------------------- 

ABRIL 

Ford Fiesta RoCam 
Quem esperava por uma mudança inspirada no indiano Figo se decepcionou. A Ford mudou a dianteira, colocando novos faróis, grade e para-choque.Além disso, batizou o carro com o sobrenome RoCam. A intenção da Ford foi dar fôlego para o modelo até 2012, um ano após a chegada da nova geração, prevista para 2011.

>> Veja as mudanças feitas pela Ford no Fiesta


Renault Logan

Lançado em 2007, o Logan se aproxima da metade de seu ciclo de vida. Nesta fase, as montadoras providenciam uma reestilização leve para manter o interesse do mercado no produto. E foi o que aconteceu com o sedã, que ganhou nova grade frontal e algumas mudanças de estilo bastante sutis. 

>> Renault renova visual do sedã Logan

Audi A5 Sportback 
Apresentado como um cupê de cinco portas, o A5 Sportback vem com motor 2.0 turbo, que entrega 211 cv. O design guarda muitas semelhanças com o cupê, salvo – evidentemente – pelas presença das portas adicionais. O A5 Sportback é equipado com itens como ar-condicionado digital, quatro airbags, freios com sistema anti-travamento (ABS), controle de estabilidade (ESP), rodas de liga leve de 18 polegadas, transmissão automática seqüencial Multitronic de oito velocidades e sistema de freios regenerativos, que armazenam a energia desperdiçada nas frenagens para alimentar os sistemas eletrônicos do veículo. 

>> Audi lança A5 Sportback no Brasil

-------------------------------------------------------------------------------- 

MAIO 

Fiat Uno 
Há três anos, poucos acreditavam que o Mille teria um sucessor. Enquanto todos apostavam que o veterano carro não teria vida longa no mercado nacional, a Fiat planejava uma nova geração. O projeto do Novo Uno foi baseado no novo Panda italiano (que ainda não foi revelado na Europa). O carro chegou com duas opções de motorização (1.0 e 1.4, ambos de uma nova geração de motores) e três versões, batizadas de Vivace, Attractive e Way. O antigo modelo não sai de cena por enquanto, já que a intenção da Fiat é mantê-lo em linha enquanto suas vendas estiverem boas. 

>> Saiba mais sobre o novo Fiat Uno


Peugeot Hoggar

Diante do sucesso de Strada, Saveiro e Montana, a Peugeot decidiu se aventurar no segmento com a Hoggar. Disponível em três versões de acabamento, a picape se destaca pelo estilo esportivo (principalmente na versão Escapade), pela boa capacidade de carga e pelo volume da caçamba. O comprador pode escolher entre os motores 1.4 e 1.6 16V, ambos flex. 

>> Conheça a Hoggar, nova picape compacta da Peugeot

Kia Sorento 
A nova geração do Sorento tem carroceria maior, design mais elegante e a nova identidade da marca, com destaque para a grade dianteira inspirada na boca de um tigre, que já equipa modelos como Cerato e Soul. Tem duas opções de motorização (2.4 e 3.5 V6, ambas abastecidas com gasolina). 

>> Maior e mais esportivo, Kia Sorento chega com novo visual

Chevrolet Malibu 
Se você tem boa memória e foi ao Salão do Automóvel de 2008, certamente se lembra do Malibu. Na época, o carro foi exibido apenas para medir a aceitação do público. A resposta deve ter sido positiva, já que o sedã começou a ser importado para cá em 2010. O modelo tem um motor 3.6 V6 de 255 cv, e concorre com Ford Fusion e Hyundai Azera. 

>> Importado dos EUA, Malibu é o novo sedã da GM 

-------------------------------------------------------------------------------- 

JUNHO 

VW Amarok 
Embora não fosse mais segredo para ninguém, a primeira picape média da Volkswagen chegou ao mercado somente em junho. Criada para combater a Toyota Hilux, a Amarok aposta no refinamento tecnológico, mas ficou em desvantagem por oferecer apenas o câmbio manual. Em outubro, a montadora apresentou a versão com cabine simples, que será lançada em 2011, provavelmente em conjunto com a transmissão automática.

>> Como anda a Volkswagen Amarok 2.0 TDI


Mercedes-Benz SLS AMG

Apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado, o superesportivo desembarcou no Brasil em junho, rapidamente tornando-se um dos bólidos mais cobiçados do Brasil. Quatro meses depois, no Salão do Automóvel, foi a vez da versão de competição dar as caras por aqui, toda “envelopada” com um adesivo cromado. 

>> Inspirado no lendário 300SL Gull Wing, Mercedes-Benz lança SLS AMG no país 

VW SpaceFox 
A perua ganhou as novidades introduzidas no Fox em novembro de 2009. Assim como fizeram com o compacto, as mudanças na dianteira (todo o conjunto), na traseira (lanternas e tampa) e no painel deixaram a SpaceFox mais bonita e confortável. Uma versão aventureira nos moldes do CrossFox é aguardada para o ano que vem. 

>> Renovada por dentro e por fora: conheça a nova VW SpaceFox 

Hyundai ix35 
Lançado nas concessionárias em junho, o ix35 foi apresentado à imprensa apenas em agosto. O utilitário chegou para preencher a lacuna entre o antigo Tucson (agora brasileiro) e o Santa Fe, embora tenha porte muito parecido com o segundo. Totalmente novo, o carro é vendido no Brasil com o motor 2.0 de 16 válvulas, que entrega 168 cv. 

>> Moderno e bem recheado: Hyundai lança o ix35 

Fiat Punto 1.6 16V e 1.8 16V Dualogic 
Pela lógica, o Punto devia ter recebido o câmbio automatizado antes da linha Palio, por ser mais caro. Mas isso não aconteceu, já que o Punto ganhou a comodidade somente em junho. Junto com a nova transmissão, vieram os motores 1.6 16V e 1.8 16V e.TorQ, mais potentes e econômicos. Já o novo visual ficou para 2011. 

>> Conheça a linha Punto 2011 

BMW Série 5 Gran Turismo 
Este é um carro difícil de enquadrar em uma categoria. Ele tem teto de cupê e porta traseira de hatch, mas no fundo é um sedã. O modelo derivado do Série 5, que tem peculiaridades como o acesso à bagagem apenas por meio da porta traseira e não pela cabine, como num hatch. 

>> BMW lança novo Série 5 Gran Turismo no Brasil 


-------------------------------------------------------------------------------- 

JULHO

Hyundai Tucson nacional

A geração lançada em 2004 passou a ser montado, com peças sul-coreanas, na planta de Anápolis, em Goiás. Por ora, ele convive com seu sucessor lá fora, o ix35, que é vendido no Brasil desde 2010. 

Nissan Tiida Sedan 

Em 2010, a marca japonesa decidiu realizar leves mudanças visuais no hatchback. A maior surpresa, porém, ficou por conta da chegada do Tiida Sedan, importado do México em versão única de acabamento. Bem equipado, o carro aposta na relação custo/benefício, mas esbarra no desenho conservador. Aliás, não estranhe se você achar que o conhece de algum lugar: o Tiida Sedan já esteve no Salão de 2008, na época como Dodge Trazo C.

>> Nissan lança Tiida Sedan

Fiat Palio e.TorQ 
Enquanto a nova geração não chega (o que deve ocorrer em 2011), o modelo recebeu o novo motor 1.6 16V e.TorQ. A Fiat Powertrain Technologies comprou a fábrica de Campo Largo (PR), que já fabricou motores para Chrysler e BMW, e aprimorou o propulsor 1.8, elevando a potência dos antigos 115 cv para 132 cv com etanol. Existe ainda a opção 1.6 16V, com 117 cv e 115 cv. Os “irmãos” Siena, Strada e Palio Weekend também ganharam os novos corações. 

>> Família Palio ganha novos motores e.TorQ

-------------------------------------------------------------------------------- 

AGOSTO 

Citroën Aircross

A Citroën transformou a C3 Picasso europeia em um aventureiro urbano. Com suspensão elevada, pneus de uso misto e visual mais robusto, o Aircross veio para concorrer com a linha Adventure, da Fiat, e os outros modelos com visual parrudo. 

>> Novo aventureiro urbano: conheça o Citroën Aircross

Ford New Fiesta 
Se por um lado o Fiesta não passou por mudanças significativas, por outro a Ford trouxe o New Fiesta diretamente do México. O carro não herdou nada de seu antecessor além do nome. O design Kinetic, presente nas novidades mais recentes da marca, se destaca pelas linhas esportivas e ousadas, pouco usuais num sedã. O hatchback chega ao país em 2012. 

>> Duelo de sedãs premium: New Fiesta encara Honda City 

-------------------------------------------------------------------------------- 

SETEMBRO 

Hyundai Sonata 
O Sonata voltou ao mercado brasileiro em setembro e chegou às concessionárias antes de sua apresentação oficial, realizada no Salão do Automóvel, em outubro. Seus maiores trunfos são o design moderno e o preço inferior ao do sedã Azera. 

>> Veja como anda o novo Hyundai Sonata 


VW Gol Rallye 
O Gol duas portas acabou não sendo lançado em 2010, mas a versão Rallye chegou às concessionárias em setembro. As decorações interna e externa diferenciam a novidade das outras versões. 

>> Saiba mais sobre o VW Gol Rallye 

-------------------------------------------------------------------------------- 

OUTUBRO 

Chevrolet Montana 
A picape derivada do Agile adotou o nome consagrado pelo modelo derivado do Corsa, que saiu de cena em 2010. Oferecida em duas versões (LS e Sport) e com uma opção de motorização (a conhecida 1.4 Econo.Flex), a nova Montana é maior, mais larga e mais alta que sua antecessora. 

>> O teste da Chevrolet Montana Sport 


Kia Sportage

Assim como o Sorento, ele ficou maior e com design totalmente renovado, com destaque para a nova identidade da marca - a grade dianteira inspirada na boca de um tigre. “Primo” do ix35 (compartilham plataforma e alguns componentes), é vendido apenas com o motor 2.0 16V. Pode ganhar a opção flex em 2011. 

>> Briga sul-coreana: Hyundai ix35 encara Kia Sportage 

-------------------------------------------------------------------------------- 

NOVEMBRO

Fiat Bravo 
Depois de muitas idas e vindas, o Bravo finalmente está entre nós. Bem mais moderno e um pouco maior do que o Stilo, o novo hatch herda itens do irmão, como direção elétrica e os sistemas My Car e Follow Me Home. O carro tem motores 1.8 16V e.TorQ e o conhecido 1.4 Turbo, usado no Punto T-Jet. O Stilo deixou de ser fabricado com esse lançamento. 

>> Com atraso, Fiat traz Bravo para o Brasil

Peugeot 3008 
Lançada no início de 2009 na Europa, a minivan – que a Peugeot insiste em chamar de crossover – chegou ao Brasil em outubro, à tempo de ser mostrada no Salão do Automóvel. Seu motor 1.6 turbo, de 150 cv, foi tropicalizado. Feito sobre a plafaforma do 308, traz sistema hidráulico de estabilização da carroceria e programa eletrônico de aderência. 

>> Crossover com estilo: Peugeot lança 3008 no país 

Chevrolet Camaro 

O esportivo que já foi até estrela de cinema – no filme “Transformers”, ele rouba a cena como o Bumblebee, o carro que se transforma em robô – começou a ser importado oficialmente pela Chevrolet. No Brasil, o Camaro pode ser comprado em uma única versão, a SS V8, com 406 cv. Os 185 mil reais pedidos pela GM não encontram rivais à altura na relação custo/diversão. 

>> Camaro: o mito norte-americano está entre nós

Kia Soul Flex 

O crossover “moderninho” foi o primeiro carro da Kia a ganhar motorização flex. O propulsor 1.6 de 16 válvulas entrega 130 cv com etanol e 126 cv com gasolina. De resto, poucas mudanças, como as novas maçanetas externas. 

>> Teste: como anda o Kia Soul com motor flex 

-------------------------------------------------------------------------------- 

DEZEMBRO

Chevrolet Omega Fittipaldi 
Um dos nomes mais consagrados da história da General Motors está de volta ao Brasil. Após um ano afastado das concessionárias, o Omega volta a ocupar o posto de veículo mais luxuoso da Chevrolet no país. O sobrenome Fittipaldi impõe ainda mais respeito ao sedã fabricado na Austrália, que é equipado com um motor 3.6 V6. A potência saltou dos antigos 254 cv para 292 cv. 

>> Com o sobrenome Fittipaldi, Chevrolet Omega volta ao Brasil 

MINI John Cooper Works e MINI Countryman 

Embalada pelo sucesso da MINI no Brasil, a BMW ampliou a gama de modelos da marca no país. Além da esportiva John Cooper Works, de 211 cv, trouxe, em lançamento quase simultâneo com a Europa, o crossover Countryman. 

>> MINI lança Countryman no país 

Kia Cadenza 
Com design moderno, o Cadenza em nada lembra o conservador Opirus, modelo que substitui. As semelhanças ficam apenas nas dimensões e no motor 3.8 V6 de 266 cv. O design assinado por Peter Schreyer é um dos destaques.

 

-------------------------------------------------------------------------------- 

NOVIDADES PARA 2011

Alguns modelos exibidos durante o Salão do Automóvel estão com o visto de entrada confirmado para 2011, mas ainda não tem data de lançamento oficial. Saiba quais novidades as montadoras reservam para os próximos meses. 

Audi RS5 
O belo cupê A5 conseguiu ficar ainda mais sedutor com a preparação RS. Além da incrementada no visual, que conta com um kit aerodinâmico composto por spoiler dianteiro, saias laterais, rodas de liga leve de 19 polegadas (que podem ser trocadas por um conjunto aro 20) e duas vistosas saídas de escape ovais, o RS5 encanta pelo motor 4.2 V8 de 450 cv. 

>> Saiba mais sobre o esportivo RS5 


Volvo S60 
O novo S60 chega com um belo visual, trazendo linhas parecidas com as do crossover XC60, e um sistema que usa sensores e radar para proteger os pedestres. Deve ser um dos carros-chefes da Volvo no Brasil. 

>> S60: estilo esportivo e muita tecnologia 


Kia Koup

A versão cupê do Cerato veio para impressionar tanto quanto o Soul. Para isso, aposta no design esportivo e no motor 2.0 de 156 cv. Foi bastante procurado no Salão do Automóvel. 

>> Cerato Koup: o cupê esportivo da Kia 


Kia Cerato Hatch

Eis a arma da Kia Motors para combater o sucesso do conterrâneo Hyundai i30. O hatchback deve vir para o Brasil com preços competitivos – na faixa entre 50 e 60 mil reais – e provavelmente já com motor flex. 

>> Saiba mais sobre o Kia Cerato Hatch 

BMW X3 
A nova geração do X3 foi uma das atrações da BMW no Salão do Automóvel. O utilitário esportivo chega ao Brasil no início de 2011 nas versões xDrive28i e xDrive35i, com motores 3.0 V6 e 3.0 de seis cilindros biturbo, respectivamente. Os preços variam entre 210 mil reais e 272 mil reais. 

>> Renovado, BMW mostra X3 no Salão 


Nissan March

O primeiro popular da marca japonesa será importado do México, mas terá preços competitivos. Segundo a montadora, a versão mais recheada, com motor 1.6 flex, será vendida por aproximadamente 35 mil reais. Haverá também uma opção 1.0, preparada para enfrentar a dura concorrência de Gol, Palio e companhia. 

>> March: o primeiro popular japonês do Brasil 

 

Renault Fluence

O sedã foi a estrela da marca francesa no Salão do Automóvel, mas só chega às ruas em fevereiro de 2011. Terá duas versões de acabamento (Dynamique e Privilège), ambas bem equipadas. O motor será o 2.0 16V Flex, que gera 143 cv com álcool e 140 cv com gasolina. A versão de entrada, equipada com câmbio manual, custará R$ 59.990.

>> Fluence: sedã aposta em fórmula consagrada para conquistar seu lugar

 

Volkswagen Jetta

A nova geração do sedã foi apresentada nos Estados Unidos e fez sucesso no Salão do Automóvel. O carro de acabamento refinado e pegada esportiva foi substituído por um modelo mais conservador e maior, bem ao gosto dos norte-americanos (e dos clientes de Toyota Corolla e Honda Civic). O Jetta deve chegar ao Brasil em março, com duas opções de motorização – a conhecida 2.0 flex, que equipava o Bora, e o moderno 2.0 TSI, que entrega 200 cv. 

>> Impressões ao Dirigir: VW Jetta 2.0 TSI 

Volkswagen Passat 

O novo Passat foi uma das gratas surpresas do Salão, já que havia sido apresentado em Genebra poucas semanas antes do evento em São Paulo. A Volkswagen não divulgou muitas informações sobre o novo carro, mas sua chegada está agendada para 2011. 

>> Saiba mais sobre o novo VW Passat

 

--------------------------------------------------------------------------------

SUPERESPORTIVOS
O ano ficou marcado pela chegada de vários superesportivos. A lista é extensa e inclui Aston Martin Vantage, Bentley Continental (Flying Spur, GT e GTC), Bugatti (Veyron e Grand Sport), Ferrari 458 Italia, Maserati Gran Cabrio, Mercedes-Benz SLS AMG, Porsche 911 Turbo e GT2 e Spyker C8 Aileron. Uma das surpresas do ano foi o Rossin-Bertin Vorax, bólido projetado e fabricado no Brasil. Com motor BMW e design que não faz feio frente aos europeus, as primeiras unidades do Vorax começam a ser entregues em 2011. 

>> Rossin-Berin Vorax: o superesportivo Made in Brazil 

 

-------------------------------------------------------------------------------- 

INVASÃO CHINESA

Os chineses chegaram com tudo na indústria automobilística do Brasil. Na edição 2010 do Salão do Automóvel, foram nove representantes do país mais populoso do mundo no Anhembi. 

As pioneiras Effa Motors, Chana e Hafei ganharam a companhia de outras montadoras, como a Brilliance – conhecida como a BMW chinesa – e a Lifan, que causou polêmica com o 320, um compacto bastante parecido com o Mini Cooper. 

Outras montadoras anunciaram pretensões de crescer no Brasil. A Chery, que já estava no país desde 2009, revelou que vai erguer uma fábrica no interior de São Paulo e confirmou a chegada de seu primeiro modelo flex. A JAC Motors, representada pelo empresário Sergio Habib, chega apenas em 2011, mas promete sacudir o mercado. Além da política agressiva de preços, a empresa vai iniciar suas atividades em março com a inauguração simultânea de 47 concessionárias espalhadas por todo o Brasil no mesmo dia.

 

 

 

Contatos