Porche 918 Spyder

17-08-2010 23:30

  Alguns meses atrás, o presidente da Porsche, Michael Macht, negou a possibilidade de fabricar esportivos híbridos. Mas o lançamento do 911 GT3 R Hybrid, primeiro bólido de competição com a tecnologia, e do Cayenne S Hybrid, acabaram desmentindo Macht. 


Agora, a montadora mostra o 918 Spyder Concept, estudo que pode antecipar o futuro da marca. O roadster (conversível de dois lugares) tem linhas esportivas, que em nada lembra os híbridos convencionais. O desenho lembra outros bólidos da marca, como o Boxster e o Carrera GT. O uso de plástico, fibra de carbono e alumínio contribuem para um baixo peso total: são menos de 1.490 quilos. 

O coração do 918 bate forte. O propulsor 3.4 V8 é derivado do carro de corrida RS Spyder e fica em uma posição central. O conjunto gera uma potência de 500 cv e trabalha a até 9.200 rpm. Dois motores elétricos instalados nos eixos dianteiro e traseiro podem ser convocados para dar mais potência ao carro: a potência total dos propulsores é de 218 cv. 

O câmbio PDK de sete marchas e embreagem dupla também atua no sistema elétrico para o eixo traseiro. Uma bateria de íon-lítio posicionada atrás do banco do passageiro atua como reservatório de energia, armazenando a energia elétrica capturada pelo sistema de freios regenerativos, que transformam a energia cinética despendida nas frenagens em eletricidade. 

O condutor ainda pode escolher entre quatro modos de condução. O E-Drive utiliza somente o propulsor elétrico para impulsionar o carro e tem autonomia de até 25 quilômetros. No modo híbrido, o 918 conta com o auxílio dos motores elétrico e a combustão, priorizando a economia ou a potência, sempre de acordo com a necessidade do condutor. 

Já o modo Sport Hybrid também aproveita os dois tipos de motor, mas prioriza o desempenho (distribuindo a maior parte da tração para as rodas traseiras), enquanto que o modo Race Hybrid ajusta o sistema para atuar no limite da potência disponível. De acordo com a Porsche, quando a bateria está parcialmente carregada, um botão pode ser acionado para aumentar ainda mais a força do motor, recurso muito útil em ultrapassagens, por exemplo. Diante de tantas credenciais, o desempenho do 918 Spyder não decepciona: a montadora informa que o carro acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h. 


A Porsche ainda diz que o 918 completou uma volta no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 7 minutos e 30 segundos, tempo inferior ao do Carrera GT. Tudo isso com 70 gramas de CO2 emitidas por quilômetro e um consumo de combustível de até 33,3 km/l. Pelo visto, os esportivos do futuro tem tudo para continuar satisfazendo seus fãs, mas sem agredir o meio-ambiente.

 

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