Peugeot 3008 resgata qualidades da marca

06-12-2010 20:27

 Crossover chega a partir de R$ 79.900 de olho nos utilitários de luxo

Peugeot

Com o visual falando por si, a Peugeot deverá propagandear mais outras características do 3008. Uma delas será o motor 1.6 turbo, que conta com injeção direta de gasolina. A combinação é facilmente reconhecida como positiva, principalmente nos modelos da BMW. Então é bom saber, este propulsor de 156 cv de potência foi desenvolvido com auxílio da marca alemã. As respostas são rápidas, valorizadas pelo torque de 24 kgfm disponibilizado a apenas 1.400 rpm. O câmbio automático sequencial também ajuda na equação, com seis marchas que podem ser ativadas também manualmente, quase sem interferir no desempenho do 3008. 

Peugeot também falará bastante das tecnologias disponíveis no crossover. A começar pela tela auxiliar, que fica acima do painel de instrumentos e facilita a leitura de informações importantes sem tirar demais os olhos da pista. Ali é possível saber qual é a velocidade atual e qual é a definida no piloto automático. O ar-condicionado é de dupla zona, com ajustes individuais para motorista e passageiro em dois práticos seletores. Acima do retrovisor central há um monitor que exibe quais cintos de segurança estão travados. Há ainda um porta objetos generoso escondido no console central.
Menos visíveis, mas não menos propagandeáveis, são os sistemas de freio ABS com auxílio do controle de estabilidade (ESP) e de anti-derrapagem (ASR). O 3008 não traz o freio de estacionamento tradicional, e sim uma tecnologia que o aciona automaticamente. Basta colocar o câmbio em “Parking” e desligar a ignição. Para os mais inseguros, há um botão que também aciona a frenagem. Para desativar, basta pisar no acelerador. 


O espaçoso interior agrada todos os sentidos. Os bancos e painéis são revestidos de tecido agradável ao toque, assim como os plásticos dos consoles, com detalhes cromados e em cinza. A luminosidade é valorizada pelo teto inteiriço de vidro que praticamente dá continuidade ao amplo para-brisa. O isolamento acústico é bom, e a barra estabilizadora hidráulica dá conta das curvas e solavancos, deixando os ocupantes sem qualquer sensação de irregularidade. Só salta aos olhos (negativamente) o aparelho de som que, seguindo o mesmo desenho de modelos anteriores da Peugeot, parece até deslocado em meio a tanta tecnologia e apuro visual.

Com a chegada do 3008, a Peugeot encerra o ano em nota positiva. Serão duas versões, a Allure, a partir de R$ 79.900, e a Griffe, por R$ 86.900. As diferenças estarão apenas nos itens de série de cada pacote. Pena que a aposta da marca seja pequena, com 200 unidades importadas por mês. Segundo os representantes da Peugeot, não se trata de descrédito no modelo, mas o contrário, efeito de seu sucesso. Com vendas em alta em tantos países, fica difícil garantir um número maior de unidades para o mercado brasileiro. Mas algumas apostas, mesmo arriscadas, valem mais que outras.

Fotos:

 

Peugeot

PeugeotPeugeot

Peugeot

Tópico: Peugeot 3008 resgata qualidades da marca

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Contatos