Nissan Livina ganha versão aventureira

15-08-2010 19:07

 Depois da versão para sete ocupantes (Grand), o Nissan Livina ganha mais uma opção, batizada de X-Gear. Trata-se de um “aventureiro urbano”, dotado de visual mais robusto. Com a novidade, a empresa conclui o plano anunciado em 2006 (denominado Shift Mercosul), que previa investimentos de US$ 150 milhões (cerca de R$ 280 milhões) até o final deste ano.

 
Visualmente, o novo integrante da linha se destaca pelo estilo “parrudo” conferido pelos novos para-choques, grade frontal, molduras dos para-lamas e frisos laterais. Mas o X-Gear não tem a pretensão de se aventurar longe do asfalto. Tanto que a altura de sua carroceria em relação ao solo é a mesma das demais versões e, da mesma forma, o modelo não traz pneus de uso misto. 
 
“Este Livina não foi criado para mostrar aonde pode ir ou o que pode fazer. Ele ajuda a demonstrar a personali dade de seu proprietário”, explicou Marcus Trugilho, gerente de marketing e publicidade da Nissan.
 
Apesar do discurso, a fabricante reconhece que o novo Livina terá como principais rivais Fiat Idea Adventure, Peugeot 207 Escapade, Citroën C3 XTR, Honda Fit e Kia Soul. Estranhou a presença dos dois últimos? Mário Furtado, gerente de marketing de produto da empresa, explica: "Assim como o X-Gear, ambos são veículos para pessoas que exibem um estilo diferenciado por meio de seus carros”..
 
Versão exclusiva
 
Antes de seguir com a descrição, vale lembrar que não é possível adaptar as modificações do X-Gear em um Livina “conven cional”, uma vez que os para-choques e a grade foram criados especificamente para a versão. As rodas, embora possuam a mesma medida que as dos demais monovolumes, têm desenho exclusivo.
 
Na parte interna, por outro lado, o Livina X-Gear não apresenta grandes inovações. O padrão é o mesmo dos outros Livina, com boa ergonomia e visibilidade. O espaço inter no, aliás, é um de seus destaques, já que é maior que o de seus rivais. O porta-malas, com 449 litros de capacidade, é capaz de acomodar até 769 litros com o banco traseiro rebatido.
 
A nova versão pode ser adquirida com motor 1.6 ou 1.8 (ambos flex), sendo que o primeiro só conta com transmissão manual, enquanto o outro possui somente caixa auto mática e uma versão de acabamento (SL). A configuração mais sofisticada também é a única a contar com a chave eletrônica I-Key, com a qual é possível abrir as portas e acionar o motor sem tirá-la do bolso.
 
A Nissan, contudo, não projetou uma grande expectativa de vendas para a novidade: apenas 700 unidades até o fim deste ano. Questionado se não seria um volume muito baixo, Thomas Besson, presidente da empresa, concordou, mas explicou que a fábrica da marca, no Paraná, está preparada para um eventual (e desejado) aumento na procura. “A partir de setembro, a unidade passará a tra balhar em dois turnos”, revelou o executivo.
 
Com preços variando entre R$ 51 700 (1.6 básico) a R$ 63 700 (1.8 SL), o Livina X-Gear tem, de fato, condições de alcançar números maiores de unidades comercializadas. Afinal, o consumidor brasileiro já mostrou que aprecia veículos com estilo aventureiro. Mesmo que seja apenas no visual.
 

mais fotos

Contatos