MITSUBISHI LANCER

23-04-2011 16:35

 

AO COLOCAR A MARCA NO OLIMPO DOS RALIS, O LANCER INICIOU UMA TRADIÇÃO QUE SUA VERSÃO EVOLUTION CONTINUA HONRANDO

 

MITSUBISHI LANCER

Depois de uma fase inicial de exportações nos anos 50 e 60, a indústria automotiva japonesa experimentou grande expansão na década de 70. Foi quando nasceram alguns modelos célebres, como os Honda Civic, o Datsun 240Z, o Mazda RX-7 e o Toyota Celica. E foi em 1973 que a Mitsubishi resolveu mudar a imagem de seu pequeno sedã Colt Galant, renovando- o e trocando seu nome para Lancer. No entanto, foi muito mais que um novo batismo.

 

O Colt foi o carro que abriu o caminho das corridas, para subsidiar as evoluções tecnológicas e promover a Mitsubishi. Com estrutura monobloco rígida, o Lancer levou essa iniciativa ao auge. Seu desenho tinha ondulações sutis e a frente era mais pronunciada que a traseira. Seus motores de quatro cilindros podiam ser 1.2 de 73 cv, 1.4 de 85 cv e 1.6 de 92 cv ou, na versão esportiva 1 600 GSR, de 100 cv. Volante com regulagem de posição e coluna de direção deformável eram novidades do projeto.

Sua carreira esportiva foi meteórica. A versão de rali, Lancer A73 (baseada no 1 600 GSR), chegou nos quatro primeiros lugares do 8° Southern Cross Rally, na Austrália, ainda em outubro de 1973. Isso animou a Mitsubishi a usá-lo no Mundial de 1974. A estréia foi na prova mais difícil, o famoso Safari Rally, no Quênia, com seus 6 000 quilômetros. O carrinho deixou para trás o Porsche 911 e venceu logo na estréia. Em 1976, ficaria nas três primeiras colocações. Batendo o campeão Lancia Stratos, ele foi até chamado de "o rei dos carros".

Em 1979 foi lançada a segunda geração. O espaço interno e o porta-malas aumentaram. Em 1982, o Colt, nome que desde 1978 identificava um hatch compacto, ganharia uma versão sedã, com diferenças mínimas do Lancer. A partir dali ambos dividiriam o mesmo projeto básico.

A geração de 1983 ganhava pára-choques envolventes e corte reto dos pára-lamas. Um destaque era o motor 1 500 MD a diesel com cilindrada eletronicamente modulada, por meio de sistema que desativava cilindros, para reduzir consumo.

O desenho mais arredondado da linha 1987 era marcado por piscas que se alongavam até as laterais. De estilo mais ovalado, a quarta geração, de 1991, ganhava disposição, até com motor 1.8 turbo de 195 cv. Porém um ano mais tarde é que nasceria o mítico Lancer Evolution, preparado para defender a Mitsubishi mais uma vez nos ralis.

Merecedor de revisões quase anuais, o Evo seria o ápice da linha Lancer, com seu motor de 2.0 16V de 247 cv. Daí em diante o Evolution foi ganhando novas versões, até chegar à décima. Enquanto isso, seja no mercado, seja no esporte, o Lancer continua mostrando ser tão resistente quanto os diamantes que simbolizam a Mitsubishi.


 

PICAPE


O Lancer já teve várias versões. Nos anos 80, nos Estados Unidos, foi Dodge Colt e Eagle Summit. Na Malásia, foi Proton Saga, de 1985. Mas uma das adaptações mais curiosas foi a picape Proton Arena, de 2002 (foto).

 

 FONTE: Quatro Rodas

Tópico: MITSUBISHI LANCER

legal

Lucas 03-03-2012
cara eu comprei um 96 e é super baga é o primeiro 96 da minha cidade pois só tem o 2005 e 0 2012

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