Mazda inova em sistema de freios regenerativos

29-11-2011 16:43

Tecnologia i-ELOOP armazena eletricidade em capacitor

 

A Mazda promete fazer barulho com um novo sistema usado nos freios regenerativos que promete reduzir o consumo de combustível em até 10%. Trata-se do i-ELOOP (acrônimo para Intelligent Energy Loop), tecnologia que será apresentada no Salão de Tóquio.
 
Como nos sistemas de freios regenerativos convencionais, o i-ELOOP converte a energia cinética gerada nas desacelerações em energia elétrica, que é usada para alimentar sistemas como ar-condicionado, comandos de som e outros componentes.
 
A tecnologia se destaca por usar um capacitor (componente elétrico que armazena grande quantidade de energia) para guardar a eletricidade. Em relação às baterias, os capacitores se destacam por serem carregados e descarregados rapidamente e por sua resistência à deterioração por uso prolongado. O sistema também pode recarregar a bateria do veículo se necessário.
 
Segundo a Mazda, o i-ELOOP não precisa de um motor elétrico para funcionar (como ocorre com os veículos híbridos), já que se trata de uma tecnologia desenvolvida para carros movidos a combustão. O primeiro carro a usar o sistema deve ser o Takeri, carro-conceito que tem tudo para ser o sucessor do sedã Mazda6.
 
 
 
FONTE: Quatro Rodas

Tópico: Mazda inova em sistema de freios regenerativos

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário