Land Rover Freelander 2 Diesel SD4

25-06-2011 13:06

Motor 2.2 16V de quatro cilindros entrega 190 cv e 42,6 mkgf de torque.
Utilitário esportivo parte de R$ 129,9 mil.

 

freelander 2 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)Land Rover Freelander 2 Diesel SD4
(Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

Na tentativa de acentuar o talento off-road do Freelander 2, sem retirar, no entanto, o conforto e requinte característicos do modelo, a Land Rover passa a equipar o utilitário esportivo com novo motor diesel 2.2 16V de quatro cilindros (injeção direta de combustível e turbo com geometria variável), que entrega 190 cavalos de potência, 42,6 mkgf de torque e proporciona interessante autonomia de 970 quilômetros.

G1 avaliou o novo ‘coração’ do Freelander 2 por cerca de 350 km de trilhas de terra castigadas pelas chuvas, dunas, estradas com asfalto mal conservado e até pequenos lagos entre as cidades de Natal e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Boa oportunidade para avaliar  as funções do sistema Terrain Response, que adapta o veículo – tração, motor e câmbio – para diversos tipos de piso (grama, areia, lama, asfalto, cascalho).

O primeiro contato com o ‘britânico’ é positivo. Ao pressionar o botão de ignição, o nível de ruído na cabine é mínimo. O bom trabalho de vedação acústica faz com que aquele barulho característico dos motores diesel (igual ao dos caminhões) não seja sentido pelos ocupantes

 

 

freelander 2 (Foto: Arte / G1)

No perímetro urbano, o utilitário esportivo apresenta a mesma desenvoltura que a versão equipada com motor gasolina 3.2 i6 (seis cilindros em linha) de 233 cv e 32,3 mkgf de torque. Uma das responsáveis por isso é a transmissão automática de seis velocidades de engates precisos e suaves. Este câmbio também permite trocas manuais por meio da alavanca.

 

 

O interior é muito bem acabado, desde o couro que reveste bancos, manopla do câmbio e volante, às peças plásticas e emborrachadas encaixadas de maneira adequada. Ponto positivo para o acabamento em ‘Black Piano’ na versão topo de linha HSE, que parte R$ 172,9 mil. No caso das versões S (R$ 129,9 mil) e SE (147,9 mil), os cromados são responsáveis pelos detalhes.

Com 4,5 m de comprimento (2,66 m de distância entre os eixos), 1,74 m de altura e 2,19 m de largura, cinco pessoas viajam confortavelmente. O porta-malas tem capacidade 755 litros – número satisfatório, quando comparado com a concorrência. Para melhorar o requinte, a lista de equipamentos de série é generosa, especialmente nos itens de segurança. São nove airbags (inclusive de joelhos para o motorista) e freios com ABS (antitravamento), além dos controles de estabilidade, tração, controle de descida e estabilidade de rolagem de carroceria.

Estrada

Rumo ao interior do estado, o Freelander 2 diesel volta a causar boa impressão. Trafegando a 120 km/h em 6ª marcha, o ponteiro do conta-giros marca apenas 1.600 rpm. E quando o acelerador é solicitado para uma ultrapassagem, a transmissão rapidamente faz a redução de uma marcha, o turbo entra em ação e o grandalhão de 1.805 kg ganha velocidade.

 freelander 2 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

 

De acordo com números da montadora de origem britânica, o Freelander 2 diesel vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. Em termos de consumo, ele faz 11,5 km/l na cidade e 14,3 km/l, na estrada.

Lama, areia e água
Na estrada de terra com muita lama em virtude das chuvas, o espírito off-road do Freelander 2 começou a ser testado. Mas apesar dos obstáculos, o modelo passou sem dificuldade pelo primeiro teste graças à tração integral. Ao atravessar uma lagoa, o utilitário esportivo novamente mostrou desenvoltura, mesmo com a água quase cobrindo o capô. Nenhum dos 16 veículos que participavam da expedição – com exceção dos dois Defender e do Discovery 4 utilizados para o apoio – parou no meio da água.

feelander 2 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

 

Chegamos então nas dunas. As dificuldades aumentaram, afinal, rodar na areia fofa é uma missão complicada até para alguns 4x4. Com o sistema Terrain Response no modo areia, o Freelander 2 não atolou. Com o motor trabalhando em rotações elevadas, o modelo, mesmo não utilizando pneus para uso misto, superou obstáculos traiçoeiros abusando dos 42,6 mkgf de torque. Importante mencionar o bom ângulo de ataque de 31º.

 

 freelander 2 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação)

 

O Freelander 2 Diesel SD4 é um bom companheiro de aventura, mas, convenhamos, por R$ 129,9 mil, ele continua sendo mais interessante na cidade.

 

 

 

 

 

FONTE: Auto Esporte G1 

 

 

 

 

Tópico: Land Rover Freelander 2 Diesel SD4

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Giovani 27-06-2011
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