Lancer Sportback

19-12-2011 12:08

Entre a diversão do motorista e o conforto para a família, ele fica com os dois

Fabio Aro

Com 250 cv e câmbio de dupla embreagem, o Sportback chegou aos 100 km/h em 6,5 segundos



Sim, o Mitsubishi Lancer Evolution é radical demais para o dia a dia, principalmente se você precisa dividi-lo com a família. Por outro lado, o Lancer GT é comportado demais para suas pretensões. Imagine então um meio-termo entre o GT e o Evo: eis o Sportback Ralliart. O motor 2.0 16V turbo é uma versão mais mansa do Evo, com 250 cv e 35 kgfm de torque (contra 295 cv e 37,3 kgfm), enquanto a transmissão SST de dupla embreagem (seis marchas) e a tração integral são as mesmas do esportivo topo de linha. Isso inclui o diferencial central ativo e as três opções de funcionamento: “tarmtarmac” para asfalto, “gravel” para terra e “snow” para neve ou outras superfícies escorregadias.

 
Estamos diante de um “Evinho”, então? Nem tanto. Aqui a suspensão é mais confortável, firme sem ser dura, e o comportamento do carro é diferente. O piloto da Mitsubishi Guilherme Spinelli explica que o Sportback tem perfil mais comportado. “No limite, ele tende a escorregar de frente ou nas quatro rodas, uma condição mais fácil de corrigir para o motorista comum. No Evo, a traseira é mais arisca.” Tiramos a prova no autódromo da marca em Mogi-Guaçu (SP), onde o Sportback mostrou-se neutro, apenas arrastando a dianteira quando entrávamos “quente” demais nos grampos do circuito. A tração 4x4 garante controle absoluto mesmo em pista molhada, como comprovamos numa prova de slalom. O senão ficou por conta da direção, que ficava pesada demais no meio dos desvios rápidos, como se perdesse a assistência hidráulica durante as manobras.
 
Fabio Aro
Motor 2.0 16V turbo e câmbio de dupla embreagem foram herdados do Evo 2
Por outro lado, o entendimento entre o motor turbo e o câmbio de dupla embreagem é perfeito, com a transmissão realizando trocas muito rápidas (no modo Sport) para manter os 250 cv sempre alertas. Melhor que isso, só se você fizer as mudanças manualmente pelas grandes hastes metálicas atrás do volante. Pena que não há o controle de largada como no Evo, mas ainda assim a aceleração de 0 a 100 km/h foi feita em 6,5 segundos! É um número pouco acima do próprio Evo, que registrou 6,1 s. Ah, e com um detalhe: a pista estava encharcada no dia do teste. O que tinha tudo para atrapalhar as medições serviu para evidenciar as qualidades do esportivo. O Ralliart mandou bem até nas frenagens, com 23,2 m de 80 km/h a 0.
 
Fabio Aro
Interior é simples pelo preço, mas mantém proposta esportiva e traz central multimínia, GPS e câmera de ré

Mesmo com esse desempenho, o Sportback não ignora seu lado familiar. Além da suspensão que não maltrata os ocupantes, o espaço interno é o mesmo do sedã, com vantagem no porta-malas, que alcança 450 litros (número de fábrica) e tem ampla abertura – até uma bicicleta entra fácil ali. Aliás, não caia na tentação de chamar o Sportback de hatch, pois o caimento suave da traseira engana. Não parece, mas ele é curiosamente 1,5 cm mais longo que o sedã.

Com previsão de vender 50 unidades/mês, o Sportback custará R$ 149.990, já com o novo IPI. Má notícia para o Subaru Impreza WRX...

Fabio Aro
Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart
Preço inicial R$ 149.900
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo variável, turbo, intercooler
Cilindrada 1.998 cm³
Potência 250 cv a 6.000 rpm
Torque 35,0 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão Automatizada de dupla embreagem, seis marchas, tração integral
Suspensão Independente. McPherson na dianteira e multilink na traseira
Dimensões 4,58 m (comprimento); 1,76 m (largura); 1,51 m (altura), 2,63 m (entre-eixos)
Números de testes
Aceleração 0 a 100 km/h 6,5 segundos
Aceleração 0-400 m 14,8 segundos

Retomada 40-80 km/h

3,0 segundos
Frenagem 100 km/h

 

44,8 metros

 
 
 
FONTE: Auto Esporte

Tópico: Lancer Sportback

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário