JAC J3 Turin x Renault Logan: sedãs genéricos

02-05-2011 14:35

 Dois casos em que a relação custo-benefício é o que mais chama a atenção

Oswaldo Palermo

Renault Logan e JAC J3 Turin: dois sedãs feitos para agradar aqueles que buscam por um modelo bem equipado que custa pouco

 

 A ideia da Renault quando decidiu lançar Logan era de vender um sedã com baixo custo de fabricação, mas que fosse resistente, espaçoso e acessível. Porém, a fórmula esbarrou na questão do estilo. Como para ter linhas arrojadas é preciso gastar mais na moldagem das chapas de aço, o carro acabou ficando com linhas bem conservadoras, o que prejudicou suas vendas em alguns mercados. De qualquer forma, o sedã da marca francesa chegou oferecendo porte de carro médio por preço de compacto. Passados quase seis anos, eis que chega a marca chinesa JAC , depois de providenciar 242 mudanças no sedã J3 Turin, resolve vendê-lo no Brasil seguindo quase a mesma estratégia: oferecer mais por menos.

Neste comparativo, reunimos os dois sedãs genéricos, aqueles que tentam causar o mesmo efeito de um modelo médio bem equipado por um preço bem mais em conta. Como o assunto é custo, vamos ao primeiro round desta briga entre o estreante chinês e já conhecido rival, que, entre prós e contras, acabou levando uma vitória apertada. O Logan 1.6 Expression custa a partir de R$ 34 mil, mas para ficar com nível de equipamentos compatível ao oferecido no J3 Turin, chega a exatos R$ 42.650, ante 39.900 do novo concorrente. Mas é bom lembrar que, apesar da diferença a favor do JAC, o Renault é flex e vem com acabamento um pouco mais caprichado e ainda oferece controles do som próximos do volante (revestido de couro). 

 

Oswaldo Luiz Palermo

Mesmo com a reforma visual do Renault no ano passado, o visual do chinês J3 Turin consegue ser mais atraente

 

 

 

 

  Tudo bem que as melhorias no acabamento do J3 Turin foram positivas. De fato, os novos bancos são confortáveis , o isolamento acústico deixou o nível de ruído interno do modelo chinês em níveis aceitáveis e as novas palhetas do limpador de para-brisa enfrentam um dia de chuva sem dar sustos, apenas para citar alguns itens. Mas ainda ficaram faltando alguns detalhes a serem revistos. Dois deles são a má empunhadura do volante (com vãos diferentes no encaixe da capa da buzina) e a entrada USB de celular do som. Quer outro? A posição dos comandos dos vidros nas portas, mais recuados do que deveriam estar. Para azar do modelo chinês, o rival da marca francesa já foi muito alvo de críticas no quesito ergonomia. Por isso, recebeu alterações da Renault no ano passado, quando recebeu uma reforma visual e resolveu boa parte dos problemas que tinha. Entretanto, oJAC consegue agradar por ter alavancas que abrem o porta-malas e o bocal do tanque de combustível sem precisar de chave.

 

 

Oswaldo Luiz Palermo
Alavancas no JAC abrem o tanque e a tampa do porta-malas, enquanto que no Logan a facilidade fica por conta dos...

Mas o Logan contra-ataca com o maior espaço interno. Com 2,6 metros de entreixos ante 2,4 m do rival chinês, oRenault acomoda com mais conforto a família, bem como suas respectivas bagagens no porta-malas de 479 litros conforme as nossas aferições, ante 380 litros do J3 Turin. Na hora de fechar a tampa, porém, é bom tomar cuidado com as alças metálicas de ambos os sedãs, que podem danificar algum objeto mais frágil. Por dentro, o principal defeito do sedã da marca francesa fica por conta do marcador digital do nível de combustível no tanque com nove barras, dificultando saber quando carro está com ½ tanque ou ¼., mas o do J3 se mostrou bastante impreciso durante a avaliação. O nível de ruído do Renault também incomoda, um pouco mais do que no JAC.

Oswaldo Luiz Palermo
.... comandos do sistema de som próximos do volante, opcional que não é oferecido no concorrente chinês

Chega a hora de saber qual dos dois se sai melhor no dia a dia do trânsito, ou numa viagem de fim de semana. OLogan vem com motor 1.6 de oito válvulas, com bom torque em baixa rotação, o que ajuda no consumo e nas ultrapassagens. São 13,7 kgfm a meros 2.800 rpm doRenault ante 14,1 kgfm a altos 4.500 rpm do 1.4 de 16 válvulas do JAC. É nítido como o modelo chinês ganha fôlego de verdade apenas depois que o ponteiro do contagiros passa das 4.000 rpm (quando faz efeito do variador de fase do comando de válvulas), o que obriga a sempre pisar fundo no acelerador para ter respostas ágeis. Na pista, a melhor disposição do Logan para ultrapassagens ficou provada pelos números: de 40 a 80 km/h, em terceira marcha, o Renault precisou de 7,7 segundos ante 8,2 s do JAC. De 60 a 100 km/h, em quarta, o Logan também fica na frente, com 11,8 segundos contra 12,4 s do rival. Na estrada, porém, de 80 a 120 km/h, em quinta marcha, o J3 Turin fica com uma pequena vantagem (19,5 s ante 20s do Logan). E pisando forte no acelerador, numa arrancada de 0 a 100 km/h, temos um empate técnico: 12,3 segundos do Logan ante 12,6 s do J3 Turin.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oswaldo Luiz Palermo

Nas curvas, o JAC não faz cerimônia em se inclinar, causando certo desconforto e prejudicando a estabiidade

 

 

 

 

 Na prática, porém, dirigir o Logan transmite mais segurança, principalmente pelas respostas mais precisas dos principais comandos, como freios, direção e câmbio. Além disso, apesar da boa distância livre do solo dos dois sedãs (ambos valentes em enfrentar piso irregular e obstáculos pelo caminho), o Renault mostra melhor estabilidade nas curvas e menos inclinação da carroceria que o rival chinês, que não faz cerimônia em se inclinar. Apenas na hora de estacionar o J3 Turin oferece mais facilidade que o Logan por vir com sensores no para-choque que ajudam a não esbarrar em algum obstáculo nas manobras. Afora esse detalhe, os dois sedãs têm boa área envidraçada e amplo ângulo de visão dos retrovisores, o que confere boa visibilidade para ambos, prejudicada apenas pela altura da tampa do porta-malas.

Entre prós e contras, há que ser considerado que o custo das revisões do JAC J3 Turin é mais em conta que o do rival da Renault. As diferenças de preços fechados superam 50% em alguns casos. Pela cesta das principais peças de reposição, o valor total do JAC ficou em R$ 2.011 ante R$ 2.647 do Renault. Pelas nossas medições, o chinês faz 14,2 km/l de gasolina na estrada, mas não temos os números do Logan com o mesmo combustível, apenas com etanol (10,6 km/l). De qualquer forma, considerando que o consumo com o combustível vegetal é, em média, 30% maior, o modelo da marca francesa deve ficar bem próximo do concorrente.

 

Oswaldo Luiz Palermo

Em ambos, o painel é bem simples, mas a ergonomia do Logan é um pouco melhor depois das mudanças feitas no ano passado

Mesmo assim, não apenas pelo menor espaço interno, mas também por causa do desempenho um pouco pior que o do Logan no dia a dia e por ter apresentado mais falhas de acabamento e alguns defeitos corriqueiros em testes de longa duração (o J3 Turin ficou mais de 20 dias sendo avaliado no blog Quarentena, mesmo tempo em que foi testada a versão hatch), o modelo chinês fica com o segundo lugar. Vale lembrar que a garantia de seis anos oferecida pela JAC obriga ir às concessionárias a cada seis meses, o que não acontece com a de três anos oferecida pela Renault. Não resta dúvida que o pareo entre os dois sedãs é bastante difícil. A marca chinesa está apenas começando suas atividades no Brasil. Com alguns ajustes, poderá ganhar um grau de confiabilidade maior e, de fato, vir a ser um grande sucesso. As fabricantes tradicionais que se cuidem. 

 

Oswaldo Luiz Palermo

À esquerda, o interior do Logan, mais espaçoso que o J3 Turin, com bancos caprichados, mas que deixam cinco ocupantes apertados

 

 

 

 FONTE : Auto Esporte

 

Tópico: JAC J3 Turin x Renault Logan: sedãs genéricos

diario de bordo

yuri 13-10-2011
Diário de Bordo Inédito do J3 Turin:
www.ygs.com.br/j3turin

grande abraço e sucesso!!

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