HONDA CR-V X HYUNDAI IX35 X TOYOTA RAV4 X KIA SPORTAGE

13-04-2011 17:44

 

UTILITÁRIOS NA FORMA, CARRÕES NO CONTEÚDO. QUEM VAI QUERER JOGAR OS BONITÕES NA LAMA?

 

Honda CR-V x Hyundai ix35 x Toyota RAV4 x Kia Sportage

 

No mercado brasileiro, ao contrário do que pregou o imperador romano Júlio Cesar em relação à honestidade de sua mulher, ao utilitário esportivo não é necessário ser 4x4, basta parecer um. Pneus grandes, posição de dirigir alta, estilo arrojado - e bom preço, diga-se - são os elementos de sedução. As adições mais recentes a esse nicho foram Toyota RAV4 com tração dianteira e Mitsubishi ASX, ausente no teste por falta de interesse do fabricante. Por outro lado, a marca foi diligente ao impedir que concessionárias nos emprestassem o carro. Também a Hyundai, ao alegar não ter unidades do ix35 para ceder, colocou em risco sua participação. Quem garantiu a presença do ix35 neste grupo foram a arquiteta Patrícia Bagatini e sua mãe, Meire.

 

 



4º Honda CR-V 

O CR-V é o utilitário 4x2 que mais vendeu em nosso mercado em 2011, segundo dados da Fenabrave. O estilo ainda atual, o consumo baixo, a mecânica confiável e a ampla oferta de espaço são alguns dos fatores que ajudam a explicar o sucesso. E o preço do seguro, o mais alto deste comparativo: 4 444 reais. Ainda que o preço de 88 410 reais torne essa conta menos salgada (somando o carro e o seguro, ainda sai mais barato do que a mera compra do Toyota RAV4 ou do Hyundai ix35), o pacote de peças do Honda é o segundo mais alto. Se na compra ele é atraente, o convívio com ele não é barato. 

Ainda que desempenho não seja o foco dos compradores deste tipo de veículo, o Honda não precisava ter ficado tão atrás de seus concorrentes nos números de aceleração, retomada e frenagens. Uma vez em movimento, o motor 2.0 até dá conta do recado, auxiliado pelo bom câmbio automático de cinco marchas, mas é nítida a falta de força em subidas e ultrapassagens, mesmo reduzindo as marchas. Confortável, a suspensão também cumpre seu papel, mas deixa a desejar: a carroceria se inclina mais do que a dos concorrentes. Os bancos oferecem excelente apoio, mas se inclinam junto com o motorista. A contrapartida, como seria de esperar, é o consumo, o mais baixo de todos na cidade e o mesmo obtido pelos melhores na estrada. 

O desempenho pior que o dos concorrentes começa a desencorajar a compra, mas o que coloca o CR-V em terreno desfavorável é o fato de ele ter uma renovação completa agendada para o ano que vem. Se isso já afeta veículos nacionais, com custos de manutenção mais baixos, ganha peso maior nos importados, em que o fator imagem conta pontos. Ainda mais no caso da Honda, que deve mudar o CR-V de modo radical em sua próxima geração, pelo que apuramos. É uma tradição da marca (o próximo Civic será a exceção à regra). Quem comprar um CR-V, a não ser que fique com ele por pelo menos três anos, terá de enfrentar desvalorização alta. 

Diante disso, o porta-malas de alegados 1 011 litros (na França, a Honda aponta que ele tem 556 litros, pelo método VDA, e ele não parece tão maior que os concorrentes) e o amplo espaço para as pernas no banco de trás, com a vantagem do assoalho plano, só terão apelo para quem precisa de muito espaço mas não liga para desempenho, preço de seguro, de manutenção e desvalorização. Em suma, para muita pouca gente. É dele o quarto lugar. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
O utilitário da Honda, feito no México, tem rodar firme e confortável, mas sem brilho. Suspensão inclina muito em curvas. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O motor 2.0 é apenas suficiente para o carro de 1 544 kg. O que ajuda é o bom câmbio automático de cinco marchas, mas ele não livra o carro de falta de força em subidas e ultrapassagens. 
★★★ 

CARROCERIA 
Ainda que continue agradando, a versão atual deve envelhecer com a chegada em breve da nova geração. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Espaçoso e confortável, o CR-V também oferece a melhor visibilidade diante dos competidores. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
Desempenho mais fraco entre os concorrentes torna o Honda mais dependente dos itens de segurança passiva. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
A manutenção e o seguro do CR-V acabam com a vantagem do segundo menor preço entre os concorrentes.
★★★

 

 



3º Hyundai ix35 

Antes de mais nada, não testamos o ix35 que ilustra esta reportagem. Usamos como referência o teste anterior, feito com o modelo 4x4 em nossa edição de agosto. O peso a mais do sistema de tração traseira não ajudou o Hyundai, mas o fato é que não tínhamos um 4x2 para teste. Todos os demais dados se referem ao ix35 automático de entrada, que vem com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, ABS, CD Player com comando no volante, computador de bordo e câmbio automático de seis marchas. E só. A 93 000 reais, o valor mais alto dentre os concorrentes. 

Se o ix35 é caro, seu seguro é o mais baixo, pela cotação da corretora Nova Feabri para nosso perfil padrão: 2 893 reais. O valor de suas peças de reposição, o mais baixo deste comparativo, certamente ajuda nisso. Pelo nosso pacote, que inclui amortecedores dianteiros, jogo de pastilhas das rodas dianteiras, para-choque dianteiro, farol e retrovisor esquerdos, o dono do ix35 pagaria 5 836 reais, segundo nossa cotação, que teve a ajuda da Audatex. Vale ressaltar que os preços das peças não variam de uma revenda para outra, o que facilita a vida do consumidor. 

Seja como for, o preço maior do ix35 deveria representar algum tipo de vantagem em conteúdo, espaço interno ou desempenho. Não é isso que acontece. Com a mesma base do Kia Sportage, o modelo é mais apertado no banco de trás. Com um motorista alto, de cerca de 1,80 metro, alguém do mesmo tamanho vai ter de apertar os joelhos contra o encosto da frente. O porta-malas também é menor, com apenas 465 litros. A Hyundai informa 591 litros, pelo método VDA, padrão brasileiro, mas conta o espaço disponível até o teto. No site francês da empresa, o valor informado, citado acima, é até o nível dos vidros. 

Ao volante, o ix35 mostra que o motor 2.0 é adequado a sua proposta. Responde bem às solicitações do acelerador. A suspensão, mais voltada ao conforto, absorve as imperfeições do piso sem fazer alarde. Todos os comandos do carro são suaves, o que mostra seu ajuste ao público feminino, parcela significativa dos compradores desse segmento. Nas curvas, ele mostra firmeza, a exemplo do Sportage. 

Caro, mas camarada na manutenção e no seguro, o ix35 fica com o terceiro lugar porque oferece pouco pelo que custa, seja em equipamentos, em termos de espaço (outro dos apelos dos utilitários 4x2) e desempenho. O que o coloca à frente do CR-V é o fato de ser mais atual e, portanto, menos sujeito à ameaça de desvalorização que uma nova geração traz. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A dirigibilidade do ix35 surpreende pelo porte do utilitário. Ele se comporta bem em curvas e nas frenagens, mas o Sportage, com quem divide plataforma, é melhor. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Mais pesado que o concorrente da Kia, o Hyundai acelera mais rápido e tem tempos melhores de retomada. 
★★★★ 

CARROCERIA 
A Hyundai conseguiu criar um estilo próprio, que vai além da identidade de marca. O ix35 representa isso muito bem.
★★★★ 

VIDA A BORDO 
O ix35 tem medidas internas maiores que as do Sportage, mas a sensação (real, diga-se) é de maior aperto. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
ABS é opcional. Mas tem airbags e faróis direcionais de série. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
Caro para comprar, o ix35 é o mais barato de manter, algo que pesa diante de sua garantia de cinco anos. E de uma convivência potencialmente longa. 
★★★

 

 



2º Toyota RAV4 

Assim como o Honda CR-V, o RAV4 deve mudar por inteiro em 2012. Como é importado, com preços de peças altos, a tendência seria ele sofrer uma grande desvalorização, mas a Toyota, conhecida por ser conservadora em seus desenhos, não lançará um RAV4 muito diferente do atual, pelas informações que temos. Será justo. Ele é, de longe, o SUV com o melhor desempenho neste comparativo. E não se trata apenas do motor maior, um 2.4, mas de seu bom conjunto mecânico. 

O RAV4 é o único entre os utilitários reunidos a apresentar câmbio automático de quatro marchas. Seria esperado um comportamento pacato, com falta de força em ultrapassagens e subidas, mas a Toyota também é mestra em ajustar corretamente seus câmbios automáticos. A transmissão se comporta de modo exemplar. E mostra o brilho do motor 2.4. 

Com comando variável de válvulas, ele produz 170 cv e 22,8 mkgf de torque. Se não são de encher os olhos, essas prestações pelo menos ajudaram o RAV4 a vencer todos os seus concorrentes. Apesar de ser o maior modelo deste comparativo em comprimento (4,63 metros) e em entre-eixos (excelentes 2,66 metros), ele não é o mais pesado, título que cabe ao Hyundai ix35. Isso faz com que ele, além de acelerar bem, também freie em espaços curtos, algo que conta para a segurança tanto quanto ABS e airbags de série. A exemplo do CR-V, o RAV4 tem regulagem de altura e de distância do volante. 

Ao contrário dos concorrentes, o RAV4 não é suave. O freio é duro, a direção é mais pesada e direta e ele não se preocupa em ser gentil. As portas não se travam sozinhas quando ele começa a andar: é preciso travá-las. Mal de japoneses (o CR-V também não tem trava automática). Se você gostou da posição de dirigir, parabéns. Se não gostou, problema seu. Até porque o carro é bom de guiar e fica fácil perdoá-lo. 

O RAV4 é grande por dentro e por fora. O espaço no banco traseiro serve a pessoas altas mesmo com outra alta dirigindo. O porta-malas é o segundo mais generoso, segundo as fichas técnicas divulgadas pelas marcas, mas parece ser o maior de todos. 

Segundo modelo mais caro do comparativo, a 92 500 reais, o RAV4 peca no seguro (o segundo mais alto, 4 083 reais) e no valor das peças de reposição (9 564 reais). Ele é o modelo mais caro de manter. Suas versões anteriores também não respondem bem no mercado, com desvalorização acima de 20%, segundo a Agência AutoInforme. Ele muda ano que vem, lembra? Pois é. O segundo lugar está explicado. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A direção do RAV4 é a mais direta. Os freios são os melhores do comparativo, parando o Toyota nos menores espaços. A suspensão também merece elogios. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O câmbio de quatro marchas pode até ser limitado, mas não parece. O casamento com o motor 2.4 é perfeito. 
★★★★ 

CARROCERIA 
Estilo próprio do RAV4, permite identificar todas as suas gerações. Inclusive a próxima, que chega em 2012. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Entre-eixos de 2,66 metros garante bom espaço interno. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
O melhor desempenho do comparativo se alia a ABS e airbags dianteiros. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
Se acelera e freia bem, os custos do Toyota só aceleraram. Ele é caro para comprar, assegurar e para manter. 
★★★

 

 



1º Kia Sportage 

No comparativo dos 50 anos da QUATRO RODAS, deixamos a vitória do Kia Sportage sobre o Hyundai ix35 "sub judice" porque era preciso definir seu preço. E ele é 5 100 reais mais baixo que o do concorrente: 87 900 reais. Pelo mesmo nível de equipamentos, mas com espaço interno mais convincente. E um desempenho parelho; melhor em algumas coisas, pior em outras. Seu seguro não é o mais baixo, mas é o segundo mais em conta: custa 3 214 reais, segundo a Nova Feabri. 

Em termos de estilo, o Sportage é quase alemão, algo que se deve a Peter Schreyer, ex-chefe de design da Audi. O desenho também valorizou o interior do carro, mais amplo que o do ix35. Não por conta das medidas internas, mas pelo aproveitamento do espaço, com bancos dianteiros mais finos, por exemplo. No porta-malas, a história é a mesma: cabem 564 litros de bagagem. Não são os 740 litros que a Kia divulga no Brasil pelo mesmo motivo que o ix35 não tem 590 litros e mais um: a inclusão do espaço que vai até o teto e também o método SAE de medição, mais generoso que o VDA. Ainda assim, é o melhor do comparativo, segundo as fichas técnicas. 

O parentesco com o ix35 faz o Sportage repetir alguns erros do primo, como a falta de regulagem de distância da direção, ajustável apenas em altura. Outro erro é seu custo de manutenção, alto. E sem padrão: é possível achar os amortecedores dianteiros por 1 582 reais o par ou por 840 reais. A Kia informa preço de 797,60 reais. O desafio da marca será garantir que ele seja praticado por todas as suas revendas. O total de nosso pacote de peças ficou em 6 065 reais. Se as concessionárias seguissem a tabela da Kia, ele custaria 4 696 reais. Ainda que mais caro do que deveria, o pacote de peças do Sportage é o segundo mais barato. O Kia é o custa menos para comprar e, somando seguro e manutenção, o mais em conta para manter. 

Apesar de ter nos ajudado neste comparativo, a Kia só tinha o modelo mais caro para ceder. O que queríamos avaliar tem bancos de tecido, com ajuste manual, mas não estava disponível. O nível de equipamentos é o mesmo do ix35, mas as rodas são de aro 16. O motor 2.0 pode parecer pequeno, mas dá conta. O carro não joga o motorista nas curvas. Quase dá para chamar o Sportage de perua, considerando o quanto elas são melhores de dirigir que os utilitários. 

Ainda há o que melhorar, mas isso não diminui os méritos do coreano. Só falta a fábrica ampliar a cota que a Kia tem para vender o carro no Brasil: a fila de espera por um Sportage está em torno de 90 dias. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Apesar de alto, o Sportage se comporta bem em curvas. Suspensão multilink torna comportamento mais previsível e freios são eficientes. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Eficiência é o nome do trem de força: motor 2.0 casa bem com o câmbio automático de seis marchas. 
★★★★ 

CARROCERIA 
Lançado há pouco tempo, o Sportage tem estilo agradável e atual. Bom sinal na hora de revender. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Com espaço bem aproveitado, o utilitário da Kia oferece conforto a famílias com filhos crescidos (e grandes). 
★★★★ 

SEGURANÇA 
ABS e airbags são de série e o comportamento dinâmico e os bons números de frenagem garantem a segurança ativa. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
O Sportage não é barato, mas custa menos que os concorrentes. Também não tem preços de peças e seguro baixos, mas, comparado aos concorrentes, é a escolha menos onerosa. 
★★★★

 

 



VEREDICTO 

Com tantas coisas em comum com seus concorrentes (tração, potência e transmissão automática, por exemplo), o Sportage ganhou por seu melhor compromisso entre custos de compra e manutenção, espaço interno, desempenho e atualidade. Mesmo prestes a ser modificado, o RAV4 ocupou o espaço que seria de outro modelo atual, o ix35, por seu destaque nas medições de desempenho.

 

 

FOTOS:

Sucesso em vendas, deve mudar logo

 

Painel do Honda lenbra o das minivans


Estilo moderno e próprio explica a procura pelo SUV

Esqueça o couro nos bancos: o ix35 de entrada com câmbio automático usa tecido

O maior SUV do comparativo é o melhor de guiar

 

Interior segue a receita do simples, mas funcional

Porta-malas do Toyota aparenta ser o maior de todos, com espaço sob o assoalho, mas números não confirmam

Estilo germânico vem do designer Peter Schreyer

Volante poderia ter regulagem de distância

Bancos da frente finos maximizam espaço interno

 

Porta-malas também não permite queixas

Tópico: HONDA CR-V X HYUNDAI IX35 X TOYOTA RAV4 X KIA SPORTAGE

Tabela de Revisões

Luciano 07-05-2013
R$ 1450,00 a revisão de 40Mil da CR-V 2011... está entre as mais baratas? Para o mundo que eu quero descer...

revisoes

Amadeu 13-08-2012
seria facil falar a respeito custo de revisoes dos modelos das marcas citado a cima, se fossem apresentado tabelas de preços das concessionaria das 5 primeiras revisoes. dessa forma teriamos uma idéia comparativa com mais propriedade.

É a 1ª vez que ouço algo do tipo quanto aos custos de revisões!

Rogério Barcelonista 26-06-2012
É extremamente questinável tal afirmação do site, pra mim soa até absurda! Honda e Toyota terem revisões mais caras que Kia e Hyundai? É algum tipo de brincadeira ou pegadinha? Qualquer pessoa que procure ao menos se informar sabe que são AS MANUTENÇÕES E REVISÕES mais baratas do mercado brasileiro as das duas japonesas. De onde tiraram tais informações das coreanas? No mínimo foi da revendedora das coreanas aqui no Brasil a CAOzeira! Que isso, piada de vocês, perguntem para os donos dos carros coreanos o valor de suas revisões onde até uma troca do fluído do câmbio automático chega a 700 reais! (já que o câmbio leva em torno de 6 litros). Sabe quanto custou as primeiras revisões da CR-V da Honda do meu pai? 150 reais e depois aumentou mais para 250 reais. O seguro custou R$ 3.500,00 (claro que é variável já que moramos no Distrito Federal).

Potência X Consumo

Luiz Morais 16-10-2011
O consumo é um fator importante, ter uma idéia da relação potência X consumo médio, o usúario pode prever o que ele irá desembolsa mensalmente com cada modelo.

Grt

Luiz Morais.

tabela de revisões

vânia 15-08-2011
Seria interessante saber sobre as tabelas de revisões, antes de efetuar a compra.

Analise

Antonio 08-06-2011
Gostei muito das comparações, mas acho q enriqueceria mais esse artigo se vocês acrescentassem outros modelos como o capitiva da Gm por exemplo. Abraços !-

Novo comentário

Contatos