Honda Civic SI X VW Jetta TSI

16-06-2011 13:13

 O SI SE PREPARA PARA SAIR DE CAMPO, ENQUANTO O JETTA ACABA DE ENTRAR NO JOGO: PREPARE-SE PARA UM CLÁSSICO HISTÓRICO

Honda Civic Si x VW Jetta TSI

Honda Civic Si e VW Jetta TSI representam o lado B de cordatos sedãs familiares. Ambos com motores 2.0 e cerca de 200 cv, eles usam pneus Michelin de medidas muito próximas, mas há grandes diferenças entre eles. A começar pela forma com que se apresentam. Enquanto o Honda Civic Si, lançado em 2007, não esconde suas intenções esportivas, o recémchegado VW Jetta TSI é discreto em relação a seus dotes. Ambos têm câmbio de seis marchas, mas o Honda usa uma caixa manual, enquanto o VW tira partido do sistema automatizado com dupla embreagem. As diferenças continuam no tempero forte que cada um adota: turbocompressor, no Jetta, e comando variável de válvulas, no Civic. 

Vamos ao ponto que toca os corações de espírito esportivo: quem anda mais numa pista? Para descobrir, chamamos o piloto Giuliano Losacco, bicampeão da Stock Car em 2004 e 2005, e pedimos ao ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) que nos cedesse seu autódromo. O Civic Si vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem máxima de 207,1 km/h. O Jetta TSI sai da imobilidade aos 100 km/h em 7,1 segundos. Segundo a fábrica, atinge 238 km/h. Diante desses números, em qual deles você apostaria?

O Jetta TSI é maior (4,64 metros, contra 4,49 do Honda) e aparentemente bem mais pesado que o Civic. Mas, na balança, são só 24 kg a mais (1 346 kg, ante 1 322). Seu entre-eixos é menor (2,65 metros, contra os 2,70 do Civic), mas em medidas internas o carro não deixa muito a desejar em relação ao concorrente. Acomoda bem cinco adultos, mesmo os de trás. Com bancos de couro, o Jetta também transmite mais requinte, ainda que seus bancos dianteiros não acomodem tão bem quanto os do Civic. No porta-malas, a diferença a favor do VW é enorme: 510 contra 340 litros do Civic. Mas vamos voltar ao ponto nervoso da reportagem, que é o que Losacco nos ajudou a avaliar. 

Tanques abastecidos, pneus calibrados e equipamento de medição instalado. Vale lembrar que o Vbox, que nos permite aferir a velocidade real do carro e que registra os números dos diversos ensaios, foi mais exigido neste teste: ele nos forneceu também o trajeto, a aceleração lateral, o tempo e as distâncias percorridas em cada trecho da pista. Também instalamos câmeras nos carros, para registrar os movimentos e comentários de Losacco no trajeto - isso você pode conferir em nossa versão para o iPad, que estreia com esta edição. 

O Jetta foi o primeiro a entrar na pista. Antes mesmo de colocar o capacete, já ao volante, o piloto disparou: "Onde eu desligo o controle de tração?" Isso não é possível, ao contrário do que acontecia no modelo antigo. "Sem poder desligar esse controle, terei uma tocada mais tranquila para andar rápido com ele. Isso evita que os controles eletrônicos interfiram. Na pista ele atrapalha, mas nas ruas é bem legal", disse Losacco. 

No circuito, ficava evidente que o piloto adiantava a freada, de leve e várias vezes, antes de entrar na primeira curva do traçado. Tudo para chegar ali na velocidade certa. Se freasse forte, o ABS entraria em ação. Se entrasse rápido, faria o ESP travar uma ou duas rodas ou cortar a potência. Para o dispositivo, vale tudo para manter o Jetta na linha. Foram seis voltas: duas para sentir o carro e duas para tirar um bom tempo. Em sua melhor passagem, os 2,1 km de pista foram percorridos pelo Jetta TSI em 1 minuto, 20 segundos e 79 centésimos. 

Quando saiu do carro, cujos discos de freio fumegavam (a temperatura chegou a 500 ºC, em uma medição que fizemos), Losacco trazia um sorriso no rosto. "O motor é fantástico! Responde superbem. O câmbio também. Se fosse destinado às pistas, eu só colocaria borboletas de troca de marcha maiores. Essas são pequenas, é difícil encontrá-las em uma tocada mais forte", disse o piloto, referindo-se ao sistema de trocas manuais de marchas. Apesar de no DSG as trocas serem automáticas e mais rápidas do que qualquer piloto, por melhor que seja, poderia executar, Losacco preferiu manter o controle. "Também me surpreendi com os freios", disse ele, apontando para a roda dianteira direita, quase toda preenchida pelo disco de freio ventilado de 312 mm de diâmetro. Fumegante, mas funcional. Enquanto preparávamos o Civic Si, Losacco também elogiou a posição de dirigir do carro. "Para andar na cidade, no dia a dia, ele é uma opção bem interessante." 

Na hora de assumir o Honda, Losacco pôde desligar o VSA (Vehicle Stability Assist), controle de tração e estabilidade da Honda. Na pista, todas as quatro voltas foram para tirar o melhor tempo. E o piloto foi exatamente 1 segundo mais rápido do que foi com o Jetta, ou seja, fechou o trajeto em 1 minuto, 19 segundos e 79 centésimos. 

A chegada lembrou a do Jetta, com os discos também fumegantes, mas trouxe um piloto ainda mais entusiasmado. "Para a pista, este é o carro. Você freia lá no ‘deus-me-livre’ e aponta a frente para onde quiser. Ele obedece. Tem marchas curtas, para explorar bem o motor, que não é tão forte em baixa como o do Jetta. O ABS dele não entra, ou melhor, entra, mas permite um limite muito mais alto, que não interfere na condução. Por ser dócil, aceita mais desaforo", disse Losacco. 

Se pudesse ter seu controle de tração desligado, o Jetta teria se saído melhor? É possível, mas não provável. "A suspensão do Jetta é mais voltada para conforto. A do Civic é firme, o que torna seu comportamento mais previsível", disse o piloto. Era nítido que o VW sentia mais os solavancos. O Civic, nos mesmos trechos, balançava bem menos. 

Na prática, o Civic Si se dá melhor na pista. Se você tem intenções além do circuito trabalho-casa-escola, esse é o carro, como diria Losacco. Por pouco tempo: ele sai de linha com a nova geração do carro, prevista para este ano. Além de rápido, ele é sério candidato a colecionável. Mas é preciso mais que arrojo para investir 101 000 reais, preço de mercado (103 650 reais, na tabela), em um modelo de vida curta. Com três anos de garantia. 

O Jetta TSI é mais rápido, mais veloz, mais espaçoso e mais barato: sai por 89 520 reais. Pode não ganhar na pista ou na garantia, de um ano, mas leva a melhor em tantos outros aspectos que ele talvez ajude os fãs do Honda a não sentir tanto a falta dele quando o Si se despedir.

 

 



ASPIRADO x TURBO 

Com 2 litros de capacidade cúbica, o motor do Civic Si e o do Jetta TSI têm potências também muito próximas, algo que pode causar estranheza a quem sabe que o motor do Jetta usa turbo. Isso se explica porque, apesar de não ser turbinado, o motor do Civic Si tem comando variável de válvulas que permite a ele girar mais alto que motores comuns (sua faixa vermelha começa em 9 000 rpm). Motor que gira mais gera mais potência, como se vê nos V8 2.4 de Fórmula 1, que chegam a 18 000 rpm e geram aproximadamente 720 cv.

 

 



JETTA TSI 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Voltado a conforto, o Jetta TSI tem direção mais lenta e suspensão mais suave que a do Civic. Foi o que o prejudicou na pista. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Se dependesse só de seu trem de força, o Volks teria levado a melhor, especialmente por causa de seu câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem. 
★★★★ 

CARROCERIA 
Recente, a nova geração do Jetta é atual e é a primeira a se dissociar da imagem do Golf. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Não há do que reclamar no interior do Jetta, a não ser, talvez, de ele ser menos sofisticado que seu antecessor. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
Com seis airbags, ABS e ESP, o Jetta cuida bem de seus ocupantes. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
Pouco mais de 10 000 reais mais barato que o Civic Si, o Jetta é maior e mais completo. Mas bem que poderia ter uma garantia mais extensa. 
★★★

 

 



CIVIC Si 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Eles é que fizeram a diferença na pista a favor do Honda, além da possibilidade de desligar o VSA - sem torná-lo incontrolável. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Que dizer de um motor aspirado quase tão forte quanto um turbo do mesmo tamanho? E de um câmbio de engates tão convidativos? Quem conhece adora. 
★★★★ 

CARROCERIA 
O estilo continua atraente, mas está datado. E morre este ano. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Tem excelente espaço interno, mas peca pelo tamanho de seu porta-malas, menor que o de muitos hatchbacks. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
Com todos os sistemas de prevenção e proteção em caso de acidentes, o Si só fica devendo airbags de cortina. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
Se custasse menos, em seus tempos áureos, o Si seria mais visto nas ruas. A raridade o torna mais propenso a se tornar item de coleção. 
★★★

 

 



VEREDICTO 

O Jetta é mais veloz e mais rápido do que o Civic. Só não consegue levar isso para a pista por conta do controle de tração (que não desliga) e pela suspensão mais macia. Em quase todo o resto o Volkswagen leva vantagem, o que mostra que o Civic Si vai deixar saudade, sim, mas que ela pode ser compensada. Pagando menos.

 

 

FOTOS:

 

Interior mais simples que o do Jetta trouxe pequenas sofisticações, como o rádio com tela sensível ao toque da Amarok

 

Iluminação branca disfarça jeito bravo

Entre-eixos de 2,65 metros é menor que o do Civic Si, mas o espaço interno é bom

O porta-malas acolhe 510 litros

A nova identidade visual da Volks se mostra nos conjuntos ópticos do Jetta

O motor 2.0 turbo garante a diversão

 

Rodas de aro 17

Mesmo no modelo mais tranquilo, a posição de dirigir do Civic é convidativa

 

Painel de dois andares, típico do Civic

No Si, a iluminação vermelha provoca o pé

Com mais entre-eixos e assoalho plano, o Honda poderia levar a melhor em espaço,...

  

... mas seu porta-malas não ajuda

 

Apesar de antigo, o desenho (e a cor) do Civic Si ainda atraem olhares...

... que o motor 2.0 i-VTEC...

 

... e os pneus Michelin fazem sumir. Rapidamente

Equilibrado, o Civic Si ataca as curvas...

... com apetite de carro de competição

 

O Jetta TSI precisa ser conduzido...

... de modo mais cuidadoso pra ir bem

Suspensão e direção deixam o Civic Si à frente do Jetta

 

 

 

 

 

 

 

 

 FONTE: Quatro Rodas 

 

 

 

 

 

 

Tópico: Honda Civic SI X VW Jetta TSI

civic si

wagner rodrigues 17-11-2014
Pelo amor de Deus, faz o teste direito.....onde ja se viu o Si ir apenas a 207 km/h...........ele vai muito alem disso em teste de revista....

PRESSÃO DOS PNEUS

ROBSON EWALD 22-07-2011
Amigo!
Qual foi a pressão dos pneus neste teste.?
Para o Jetta, é mais rápido o câmbio estar no S , ou na troca manual(borboleta)?
Grato

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