Frankfurt: Volvo quer 800 mil carros até 2020
Tags:
Marca sueca completa um ano sob comando chinês e comemora avanço de 21% em 2011
O protótipo de sedã de luxo Concept You foi a principal atração da Volvo no Salão de Frankfurt
Para alguns fãs e críticos, ter sido salva por uma montadora chinesa tornava ainda mais incerto o futuro da Volvo. Mas a fábrica sobreviveu e, melhor, vive um momento de recuperação. Nesta 64ª edição do Salão de Frankfurt, a marca sueca comemorou um ano sob a gerência da Geely e mostrou o Concept You, protótipo que revela muito do que a Volvo pretende para o futuro. A começar pela própria plataforma.
Segundo o chefão (CEO) da Volvo, Stefan Jacoby, o conceito You usa a estrutura que dará origem ao próximo sedã grande de luxo da marca – o provável sucessor do atual S80. E além da plataforma que privilegia a aerodinâmica, a Volvo reforçou que o modelo também é ecologicamente correto e (claro) altamente seguro. O modelo usará um motor de quatro cilindros em linha com a potência dos V6 atuais.
A tecnologia híbrida também será empregada (associando o motor quatro cilindros a um bloco elétrico. Visualmente, o Concept You tem como um dos principais destaques as portas do tipo suicida, que se abrem simetricamente opostas. E elas não são como as tradicionais: basta passar uma das mãos na maçaneta e, em poucos segundos, a porta se abre sozinha. O carro também é altamente intuitivo.
O sistema multimídia, por exemplo, “lê” as ações do motorista para, quando não utilizado, desativar funções– entre elas, o visor de cristal líquido sensível ao toque, no console central. Os faróis e lanternas de leds também chamam a atenção pelo desenho futurista, que transmite elevada sofisticação. Junto com o Concept You, a Volvo ainda anunciou uma meta ousada: vender 800 mil carros pelo mundo até 2020.
Atualização feita no utilitário grande XC90 foi a principal novidade entre os carros de produção
Para tanto, a marca sueca também anunciou outras novidades. Um novo câmbio de oito marchas está em desenvolvimento junto com o sistema de regeneração da energia de franagem, que servirá para abastecer as baterias da versão híbrida do luxuoso sedã - é como o Kers da Fórmula 1. "Esse recurso dará uma sobrepotência de cerca de 80 cv, deixando o motor de quatro cilindros com potência de V6", afirmou Peter Mertens, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.
FONTE: Auto Esporte
Tópico: Frankfurt: Volvo quer 800 mil carros até 2020
Não foram encontrados comentários.