Frankfurt: SsangYong detalha o XIV-1

21-09-2011 13:31

Protótipo da marca sul-coreana antecipa crossover global previsto para 2013

Faróis e lanternas do XIV-1 são iluminados por leds; retrovisores têm formato próprio e usam câmeras

 

Portas traseiras são do tipo "suicida"

Discreta diante do sucesso recente das conterrâneas Hyundai e Kia Motors, a SsangYong reservou para o Salão de Frankfurt (Alemanha) o protótipo XIV-1, que representa um grande passo para os negócios da marca no mundo. Agora sob comando da indiana Mahindra, a SsangYong diz que o crossover conceitual será oferecido mundialmente. A data para o lançamento ainda não foi definida, mas a versão de produção deve chegar até 2013.

A sigla XIV-1 vem da expressão “eXciting user Interface Vehicle”, que sintetiza a proposta da marca asiática. A tal “interface emocionante” do protótipo pode ser vista por fora, no visual moderno e irreverente. Mas é por dentro que o crossover realmente chama a atenção. As portas traseiras são do tipo suicida e se abrem simetricamente opostas às dianteiras. E os quatro assentos individuais giram 360º sobre o eixo de fixação no assoalho.

 

 

Lanternas formadas por três filetes verticais dão tom irreverente ao visual; protótipo não têm colunas centrais

 

Editora Globo
Janelas integradas foram inspiradas nos iates

Outro detalhe interessante no XIV-1 é a ausência da coluna central. A SsangYong diz que a inspiração veio dos iates – sem as colunas, as janelas laterais foram duas estreitas, porém amplas áreas envidraçadas, como na cabine dos barcos. A amplitude visual ainda ganha “corpo” com o teto solar panorâmico, que contempla os quatro bancos. Para completar, a tampa traseira se abre em duas partes e a base que vira plataforma, como nas picapes.

Mas de todas as propostas, a que mais propõe interatividade é o painel futurista, que traz duas telas no console. Uma delas é um tablet, como o Apple iPad, que pode ser acoplado e se integra ao sistema de som. A outra tela, posicionada à frente do câmbio, serve para gerenciar os recursos do veículo – como ar-condicionado, câmera de ré, dados de bordo, entre outros. Quando chegar ao mercado, o XIV-1 vai encarar modelos como o Kia Soul, o Nissan Juke (ainda não confirmado no Brasil) e a nova geração do Ford EcoSport, que também será global.

 

 

Editora Globo

Interior é a parte mais futuristas do XIV-1, com duas telas no console central; uma delas parece um tablet

 

 

FONTE: Auto Esporte

Tópico: Frankfurt: SsangYong detalha o XIV-1

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário