Ford confirma que terá motor global de três cilindros
Novo propulsor 1.0 turbo estará na versão definitiva do protótipo Start
A Ford vai começar a usar o motor 1.0 EcoBoost de três cilindros (o menor motor que a marca já produziu) noFiesta vendido no mercado norte-americano, mas que estreou na Europa no modelo B-Max, em março deste ano e estará no novo modelo compacto global da marca, derivado do protótipo Start. Entre outras características, o novo motor conta com injeção direta de combustível, comandos de válvulas com variador de fase e turbocompressor. Deverá ter potência compatível com a de um motor 1.6 aspirado, na faixa dos 120 cavalos.
O projeto do novo motor inclui uma série de detalhes para economizar combustível e atingir baixos níveis e emissões de poluentes, como um sistema avançado de arrefecimento dividido para que o bloco aqueça antes da cabeça dos cilindros, economizando combustível, principalmente em tempo frio e tubo de exaustão fundido na cabeça do cilindro. A montagem em peça única reduz a temperatura dos gases de exaustão e permite que o motor gire em uma faixa de rotação mais ampla com taxa ótima de mistura ar/combustível. O novo design também reduz o peso e permite uma operação mais suave.
FONTE: Auto Esporte