FIAT LINEA LX 1.8 16V

10-12-2010 20:49

 Fiat Linea LX 1.8 16V

A principal novidade do Fiat Linea 2011 é a aquisição do motor 1.8 16V E.torQ, em substituição ao 1.9 16V, apresentado no lançamento do sedã, em outubro de 2008. Esse motor é o mesmo que já equipa os modelos da família Palio, Punto e Idea, produzido pela FPT, em Campo Largo (PR). No que diz respeito ao rendimento, o novo motor oferece um pouco mais de torque que o anterior. Com álcool, o novo motor entrega 18,9 mkgf a 4 500 rpm, enquanto o 1.9 16V gerava 18,6 mkgf a 4 500 rpm. A potência se manteve em 132 cv, nas versões HLX e Absolute, e 127 cv, na versão de entrada LX. Só que chega mais cedo: a potência máxima antes era obtida nas 5 750 rpm e agora vem a 5 250 rpm. 

Na prática, no dia a dia, o motorista não percebe essas diferenças. O motor E.torQ é cumpridor, mas exige que o condutor faça sua parte pisando com vontade no acelerador, principalmente nas arrancadas. Na pista de testes, o Linea LX avaliado se saiu bem, com o tempo de 10,8 segundos, nas provas de aceleração. No consumo, o E.torQ demonstrou não sentir muito os 1 300 kg de peso do sedã, uma vez que as médias do Linea ficaram próximas às do Punto Sporting, que pesa 1 189 kg. O sedã conseguiu as médias de 7,2 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, enquanto o hatch obteve 7,4 e 10,5 km/l, respectivamente. Sempre com álcool. 

Como as mudanças no rendimento foram pouco expressivas, o consumidor deve se entusiasmar mais com o reposicionamento do carro no mercado. Enquanto os modelos 2010 tinham preços sugeridos entre 57 450 (versão LX) e 73 290 reais (T-Jet), os 2011 chegam com valores entre 55 450 e 71 290 reais. 

No mais, o Linea é o mesmo sedã de sempre. Tem três anos de garantia. E, na versão LX, traz como itens de série duplo airbag, direção hidráulica, ar-condicionado, CD player, vidros e travas elétricos, computador de bordo e mais aquele pacote de recursos próprios dos Fiat, como Follow Me Home, Fiat Code e My Car. Por mais 664 reais, o comprador pode incluir ABS, que é opcional.

 



VEREDICTO 

Com o motor E.torQ mais moderno e a redução nos preços, o Linea virou uma boa relação custobenefício entre os sedãs médios.

Console central tem acabamento de cor preta

 

O visor no painel mostra a sintonia do rádio

Na versão LX, o motor gera 127 cv de potência

Contatos