FIAT 600

08-05-2011 14:55

 

O COMPACTO COM MOTOR TRASEIRO NASCEU LEVE E ROBUSTO COMO O FUSCA 

Fiat 600

A Fiat vinha de duas experiências bem-sucedidas de popularização do automóvel na Itália. Uma foi o Balilla, de 1932, outra o 500 Topolino, de 1936, que voltou a ser fabricado após o fim da Segunda Guerra. Porém, os italianos esperaram dez anos após a guerra para ver um Fiat compacto 100% novo. O Salão de Genebra de 1955 foi o palco para a apresentação do 600, diminuto sedã de dois volumes e, seguindo o VW Sedan (o nosso Fusca), motor traseiro. Criado a partir de 1951 pelo projetista Dante Giacosa, ele precisava ser leve e robusto. Enquanto era desenvolvido o projeto, a fábrica de Mirafiori recebia investimentos de 300 bilhões de liras para atender à demanda crescente por carros, que quintuplicaria até 1960.
O 600 teve um dos mais bem executados projetos em seu segmento, que se expandiu nos anos 1950 e 1960, graças à popularidade dele, do Fiat 500 (lançado dois anos depois) e do Mini inglês, de 1959. A maior diferença em relação aos pequenos Fiat de antes era o motor longitudinal na traseira, um quatro cilindros de 633 cm³, carburação Weber e 21,5 cv. 
Com 3,2 metros de comprimento, o Fiat foi feito para levar quatro ocupantes. A suspensão independente nas quatro rodas de aro 12 foi projetada para agüentar a superfície irregular das estradas de terra, tão freqüentes na Itália. A carroceria contava com portas articuladas para trás e tinha uma grade falsa, já que ali ficava o porta-malas. Entre as soluções criativas estava o sistema de aquecimento que usava o ar do radiador para desembaçar o pára-brisa.

 

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Com a economia se recuperando, novas formas de pagamento incentivavam o consumo. O 600 custava 590 000 liras, menos que um Topolino, e podia ser pago em 24 prestações, mesmo que o comprador tivesse de esperar quase um ano para receber. Desse modo, em um ano, cerca de 300 000 foram vendidos. 
Foi em 1960, após quase 1 milhão de exemplares, que o 600 passaria por sua atualização mais relevante, sendo rebatizado de Fiat 600 D. O motor cresceu para 767 cm³ e a potência para 29 cv. As novidades vieram em boa hora, pois as vendas de carros na Itália tinham crescido 54,5% em relação a 1959. Para coroar o momento, as Olimpíadas daquele ano foram em Roma, e a Fiat disponibilizou para o comitê olímpico uma frota de 600 Multipla.

 

 

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Quatro anos depois, viria seu sucessor, o 850. Mas o 600 D duraria até 1969, após 2 604 000 unidades fabricadas. Porém, seu projeto foi um dos mais licenciados pela Fiat até então. Foi feito na Alemanha (pela NSU), Iugoslávia (Zastava) e Espanha (Seat). Foi também com ele que a Fiat inaugurou suas operações na Argentina, em 1960, onde ganhou o apelido de Fitito. É de lá que vem o modelo 1967 fotografado.
Nele, o motorista se posiciona sem apertos ao volante, apesar do tamanho do Fiat. Há poucos comandos, como seta e limpador de pára-brisa, e se tem acesso a eles sem dificuldade. Ainda que tenha engates curtos, o câmbio resiste um pouco às trocas de marchas. Para uso urbano, o motor se comporta de maneira progressiva, com torque suficiente de saída, ajudado pelo baixo peso. Segundo seu dono, ele “sobe ladeira que é uma beleza e vai a 110 km/h brincando”, com um som de motor que lembra o do 147 nacional. Os freios a tambor pedem acionamento gradual e o pequeno sedã se segura bem nas curvas por sua pouca altura. São características do Fitito que os argentinos puderam comprar novo por 22 anos.

 



MINIOVO

 

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Em 1956, surgiu uma curiosa versão do 600. Em forma de ovo, o 600 Multipla (foto) não tinha capô, o que
o tornava um minimonovolume de seis lugares. As fileiras de bancos do meio e traseira eram rebatíveis. Ainda que longe de ser espaçoso, vendeu mais de 243 000 entre 1956 e 1970.

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

 

 

 

 

Tópico: FIAT 600

Fiat 600 1969

Cleber M. L. Amorim 31-01-2017
tenho um , todo original, nunca restaurado,pintura,tapecaria,mecanica ainda original e em excelente estado. E um veiculo que quando saio as ruas ,e admirado por todos .....Nos encontros de antigos, sempre premiado .......Este veiculo destaca-se pelo pequeno tamanho externo e o grande espaco interno .......cleber.rodomaster@gmail.com

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