Expedição do clássico 2CV chega ao Brasil

27-10-2011 13:36

Grupo de 33 equipes percorrerá 2.200 km a bordo do popular Citroën

Editora Globo

Pela primeira vez no Brasil, o Raid 2CV foi criado em 1990 e reúne admiradores do clássico popular da Citroën

Há 21 anos (1990), um grupo francês de apaixonados pelo clássico popular Citroën 2CV resolveu se juntar em uma expedição que atravessaria a Tunísia. A idéia era fazer uma viagem em grupo e pôr o velho modelo na ativa. Assim nasceu o Raid 2CV, uma espécie de rali de “Deux Chevaux” (dois cavalos), mas sem vencedores e perdedores. Agora, essa turma está no Brasil pela primeira vez, para um passeio pelo extremo nordeste. 

A largada aconteceu na última segunda-feira (24) e a chegada dos carrinhos está prevista apenas para o dia 5 de novembro (um sábado). “Para nós, mais importante que concorrer é o prazer de conduzir nossos ‘deuches’ em locais inusitados. Por isso mesmo não há classificação quanto à velocidade. O grande desafio é atravessar locais onde somente veículos 4X4 se aventuram”, explica Jean-Pierre Lenfant, diretor da Peter Pan Production. 

 

Editora Globo

O Deux Chevaux ("Dois Cavalos") é o carro mais emblemático da história da Citroën; lançamento foi em 1948

A empresa surgiu de uma associação de amigos franceses. A cada dois anos, a Peter Pan realiza uma nova etapa do Raid 2CV – além de encontros de carros antigos na Europa. Esta edição, chamada de “Raid 2CV Brésil”, partiu de Fortaleza, no Ceará, rumo a São Luís, no Maranhão. Ao todo, serão percorridos 2.200 km no trajeto que retorna à capital cearense. E para o percurso, os carros foram devidamente preparados. 

Por mais robusto que o 2CV seja, o objetivo é transpor obstáculos. “Alguns participantes preparam seus carros em oficinas especializadas. Outros preferem fazer as modificações pessoalmente. Desenvolvemos até um manual prático, que demonstra os principais procedimentos e dá dicas úteis”, explica Lenfant. No geral, suspensão e freios são revistos, são instaladas tomadas de força e o motor de 652 cm³ ganha ignição eletrônica. 

 

Editora Globo

As 33 equipes de entusiastas do Raid 2CV Brasil vão percorrer 2.200 km pelo extremo nordeste brasileiro

 

   Divulgação
AirCross lidera expedição dos clássicos 2CV

Citroën do Brasil não perdeu a chance de exaltar a história do seu clássico e é uma das apoiadoras do Raid 2CV Brasil. O carro-madrinha (que lidera a expedição) é um AirCross – que apesar de não possuir recursos off-road, tem porte e visual aventureiro sugestivos. A “fan page” da marca francesa no Facebook (rede social mais famosa da atualidade) vai publicar atualizações diárias do rali. E um grupo de clientes poderá acompanhar o Raid. 

Citroën 2CV é nada menos que o carro mais emblemático da montadora francesa. Em 1939, cerca de duzentas unidades do 2CV foram produzidas e quase todas foram destruídas em seguida, após o início da 2ª Guerra Mundial. Apenas quatro foram preservadas (por estarem em locais secretos). O popular só foi lançado em 1948, no Salão de Paris, permanecendo em linha até 1990. Mais de 5 milhões de unidades foram produzidas. 

 

Editora Globo

Modelos vão encarar situações de 4X4 até o dia 5 de novembro, quando está previsto o fim da expedição

 

 

 

 

FONTE: Auto esporte

 

Tópico: Expedição do clássico 2CV chega ao Brasil

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário