EUA: Subaru Tribeca e Mazda6 podem sair de linha

10-05-2011 14:07

 Modelos amargam baixas vendas no mercado norte-americano 

 

O Subaru Tribeca e o Mazda6 devem ser descontinuados nos Estados Unidos.

Segundo o jornal japonês Nikkan Kogyo, a Subaru interrompeu os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento da nova geração do Tribeca, que não terá sucessor. Já a Mazda pretende interromper a produção do mazda6 na planta de Flat Rock, em Michigan, caso realmente feche um acordo de joint-venture com a Ford.

No caso do Tribeca, o carro amarga baixas vendas – foram comercializadas apenas 910 unidades até abril deste ano nos EUA – e está se tornando um elefante branco na fábrica da Subaru, em Indiana. A marca pretende usar o espaço hoje destinado à produção do Tribeca para fabricar os modelos Outback e Legacy, que desfrutam de melhor aceitação no mercado norte-americano. Apesar de ter seu fim decretado, o Nikkan Kogyo não revelou quando o Tribeca vai deixar de ser produzido.

O Tribeca é importado para o Brasil pelo Grupo CAOA, representante oficial da Subaru no país. Por aqui, sua presença também é rara nas ruas: de acordo com o último relatório divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apenas 61 unidades foram emplacadas entre janeiro e abril de 2011.

 

A Mazda, por sua vez, enfrenta dificuldades para lucrar na América do Norte, um dos mercados mais importantes da marca no mundo. Antes da crise financeira que assolou o mundo em 2008, a empresa pretendia fabricar 100 mil unidades do Mazda6 por ano em Michigan. A realidade, no entanto, ficou bem abaixo das expectativas: em 2010, foram fabricados apenas 45.168 veículos.

Diante deste impasse, a Mazda ainda não decidiu o que vai fazer. Caso pare de fabricar o Mazda6, ela poderia substituí-lo por outro modelo – ou então tomar uma decisão mais drástica e fechar a fábrica. Enquanto isso, no Japão, boatos dão conta de que a montadora estaria estudando erguer uma nova fábrica no México, como forma de abastecer o mercado norte-americano a custos mais baixos.

 

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

 

 

 

 

Tópico: EUA: Subaru Tribeca e Mazda6 podem sair de linha

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Contatos