Confira dez carros com design futurista no Salão de Frankfurt

15-09-2011 14:08

Audi Urban Concept encabeça a lista, que tem também a Ferrari 458 Spider.
Furgões da Renault e da Citroën também se destacaram.

A Evolução das matrizes energéticas que dão 'vida' aos carros, como híbridos, elétricos e turbos, tem afetado diretamente os desenhos dos modelos. Essa influência é bastante notada, diretamente e indiretamente, em muitos veículos vistos no Salão de Frankfurt. Assim, o g1 listou os carros que mais chamaram a atenção.

 

Confira os 10 carros com design mais chamativo

urban concept (Foto: Boris Ressler / AFP)

Urban Concept
Antes mesmo do Salão de Frankfurt abrir as portas, a Audi apresentou o Urban Concept. O modelo elétrico tem um visual inusitado. A ampla grade dianteira com as quatro argolas, as portas que abrem para trás e os braços da suspensão à mostra, no melhor estilo Fórmula 1, garantem o carro-conceito alemão entre os dez designs mais interessantes de Frankfurt.

ford evos (Foto: Michael Probst / AP)

Ford Evos
Mais próximo de um veículo convencional, o Ford Evos chamou atenção em Frankfurt com um design que exala esportividade. O capô com vincos marcantes, a grade frontal e a linha de cintura alta (pouca área envidraçada) garantem personalidade ao cupê para quatro passageiros. Destaque para a abertura das quatro portas, que fazem do Evo um legítimo ‘Transformers’, e para os finos faróis.

Land Rover Defender (Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters)

Land Rover DC100
O conceito do Land Rover Defender, chamado de DC100 no Salão de Frankfurt, agrega ao ‘bruto’ da marca de origem britânica traços apresentados no elogiado Evoque. A surpresa no evento alemão foi a presença de uma versão conversível do Defender, que deu um ar dócil ao jipe acostumado com caminhos nem sempre asfaltados.

Citroën Tubik (Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters)

Citroën Tubik
Tradicionalmente, a Citroën utiliza os maiores salões do mundo para mostrar seus conceitos de design ousado. Em Frankfurt o Tubik foi a atração. O furgão com capacidade para até nove passageiros tem duas portas que abrem metade para cima (asa de gaivota) e metade para baixo, funcionando como uma espécie de escada para os passageiros. Internamente, os bancos podem ser configurados de diversas maneiras.

ferrari 458 spider (Foto: Ralph Orlowski / Reuters)

458 Spider
Ferrari chama a atenção em qualquer salão pelo simples fato de ser uma Ferrari. No entanto, em Frankfurt a marca italiana atraiu olhares com a 458 Spider, versão conversível do 458 de design já consagrado. Destaque para a capota retrátil rígida em alumínio, que demora 14 segundos para ser recolhida. Na traseira, as três saídas de escapamento, todas na parte central, agregam personalidade ao conversível.

smart forvision (Foto: Ralph Orlowski / Reuters)

Smart Forvision
Nos salões, a Smart sempre tenta reinventar o Fortwo. Em Frankfurt, o nome desta reinvenção é Forvision. Logo de cara, a dianteira chama atenção pelo novo estilo da grade e o conjunto óptico mais arredondado e moderno. A lateral, por sua vez, perdeu as características lisas para ganhar inúmeros vincos marcantes. O resultado é um Smart mais ousado e arrojado, algo que falta para o pequeno automóvel.

opel rak (Foto: Frank Rumpenhost / AFP)

Opel RAK
O RAK foi a pitada de ousadia da Opel no Salão de Frankfurt este ano. Com uma filosofia que se aproxima do Audi Urban Concept, o modelo elétrico para dois ocupantes tem ampla área envidraçada, visivelmente inspirada nos aviões. No entanto, o que salta aos olhos – além da porta que se confunde com o teto e abre para frente – é o eixo traseiro mais curto e com pneus menores e mais finos.

ds5 (Foto: Thomas Kienzle / AFP)

Citroën DS5
A linha DS, da Citroën, chamou a atenção pelo visual que conseguia misturar o futuro e o presente de maneira harmônica. O DS5, apresentado no Salão de Frankfurt, manteve a tradição. A dianteira traz dois frisos cromados que formam o símbolo da marca francesa. O conjunto óptico foi deslocado para as extremidades. A traseira, por sua vez, teve os faróis elevados para próximos do vidro.

chevrolet miray (Foto: Divulgação)

Chevrolet Miray
O conceito da Chevrolet Miray marcou presença em Frankfurt. E seus diversos vincos não passaram despercebidos. O conversível para dois ocupantes tem dianteira limpa, com duas pequenas grades frontais. Chama a atenção os inúmeros vincos. As portas, seguindo uma tendência dos conceitos mundiais, abrem para cima.

renault frendzy (Foto: Daniel Roland / AFP)

 

Renault Frendzy
Assim como a Citroën, a Renault gosta de inovar nos salões. Desta vez, o Frendzy chamou atenção, e não foi por conta da cor amarela. Com visual futurista, a dianteira traz grade do radiador que se funde com o conjunto óptico. De acordo com a montadora, um dos pontos altos deste conceito é a possibilidade de ele funcionar como um furgão para o trabalho durante a semana e se adaptar para as necessidades familiares aos finais de semana.

 

"Sem dúvida os modelos verdes têm feito grande mudança nos traços dos carros em todo o mundo", afirma o diretor mundial de design do grupo PSA Peugeot Citroën, Jean Pierre Ploué. Segundo ele, a proposta do grupo nos desenhos futuros e atuais, a exemplo do DS5, visam cada vez mais reforçar a cultura francesa nos veículos, justamente para se distinguir em meio a um mundo globalizado. "Nós franceses gostamos de contrastes, seja na cor dos carros, nas linhas da carroceria ou no tipo de tecido escolhido", explica Ploué. "Queremos o oposto do que os chineses fazem, com linhas mais fluídas."

Outra tendência apontada pelo executivo francês é o conforto. Segundo ele, o quesito tem se tornado cada vez mais o centro das preocupações dos designers. Dessa ideia surgiu o protótipo Tubik.

Já marcas mais clássicas como a Mercedes-Benz têm passado por uma transformação muito mais profunda de seus modelos. "Nosso objetivo é deixar os carros da marca mais jovens, afinal, todo mundo quer se sentir mais jovem hoje em dia", define o vice-presidente da Mercedes-Benz Car Design, Gordon Wagner, ressaltando os novos traços dos modelos Classe A e Classe B, além do protótipo F 125!, apresentado em Frankfurt.

 

 

FONTE: Auto Esporte G1

Tópico: Confira dez carros com design futurista no Salão de Frankfurt

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário