CHEVROLET KADETT

15-04-2011 14:26

 

COM O HATCH, A CHEVROLET COMEÇOU A MODERNIZAR SUA LINHA NUM RITMO MAIS INTENSO NOS ANOS 90

 

Chevrolet Kadett

Desde a chegada do Monza, fazia sete anos que a Chevrolet não lançava um modelo novo de passeio no Brasil. Pela lógica da evolução europeia, onde existia desde 1984, o Kadett 1989 teria de substituir o longevo Chevette, mas não foi o caso. Aqui ele chegou como um hatch médio compacto com um nível de equipamento comparável ao do Monza, mas de aspecto mais jovem e esportivo. Se a esportividade de fato cabia à versão GS, a SL e a SL/E ainda dispunham de um visual moderno num mercado sedento por novidades. 

As inovações trazidas pelo Kadett incluíam vidros do para-brisa e da tampa traseira rentes à lataria. Nas colunas traseiras ficavam características tomadas de ar. Disponível com motores a gasolina e a álcool, a versão mais luxuosa do Kadett demonstrava sofisticação mais pelos opcionais que pelo volante regulável, display com luzes de advertência e vidros verdes degradê de série. A lista de opções incluía câmbio automático (só com motor a álcool), ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem da altura do banco e da suspensão, rodas de liga e rádio com toca-fitas. 

Após o teste com o 2.0 GS, na edição de maio de 1989, era a vez do 1.8 SL/E. O teste comparava a versão a gasolina (com todos os opcionais menos o ar) e a álcool (básico). “O Kadett a álcool foi mais rápido sobretudo nas retomadas: basta dizer que, para ir de 40 a 100 km/h, levou 27,42 segundos, enquanto o carro a gasolina precisou de 32,73 segundos”, dizia a revista. “Ambos são bastante confortáveis: impressionou o bom nível de acabamento, sugerindo ser o Kadett um carro resistente ao uso prolongado.” 

De 1991, o Kadett SL/E das fotos, com interior combinando com a pintura, é carro de família. Pertence ao casal Lucio Silva e Christina Mello, de São Paulo. O carro foi comprado novo pelo compadre do pai de Christina, depois pelo próprio, até ser adquirido em 2004 por Lucio. “Ele é bem mais confortável que muitos carros, não faz um barulho, é difícil de quebrar”, diz o proprietário. 

O modelo 1992 já incorporava injeção monoponto. “O motor tem um desempenho mais regular com seus 3 cv extras”, dizia a QUATRO RODAS de fevereiro de 1992. A versão a álcool era a primeira no mundo com esse recurso. O GS ganhou injeção multiponto e virou GSi. Em 1994, o 1.8 Lite trouxe um pacote mais acessível de equipamentos, enquanto o GL e o GLS aposentavam o SL e o SL/E, ganhando uma repaginada no quadro de instrumentos. No fim daquele ano, a Chevrolet passou a trazer da Bélgica o primeiro Astra, opção mais sofisticada ao Kadett. Depois da Série Sport 2.0 de 1995, viria a última reestilização no ano seguinte. Em 1997, GL e GLS ganharam o motor 2.0. 

Produzido até setembro de 1998, o Kadett rendeu 394 068 unidades. Deu lugar à segunda geração do Astra, ainda em produção. “Hoje é difícil manter um Kadett 100% original”, diz Leonardo Bazzan, do KadettClube. “O mercado ainda não o vê como colecionável. Não conseguimos itens de reposição, ainda mais de acabamento interno, e muitas vezes recorremos a peças usadas.” A julgar pela dificuldade de se garimpar um exemplar original e conservado dos primeiros anos, o Kadett já é digno de coleção.

 



TESTE 

QUATRO RODAS 
MAIO DE 1989

 

>> Clique aqui e veja os testes do carro na edição

0 a 100 km/h 
12,22 s 

Velocidade máxima 
162,5 km/h 

Frenagem 80km/h a 0 
33,0 m 

Consumo 
6,69 km/l (cidade) e 10,59 km/l (estrada, a 100 km/h, vazio)

 



PREÇO 

MAIO DE 1989 
Cr$ 18714 

ATUALIZADO 
R$ 60835 (IPC-SP/FIPE)

 

FOTOS:

O Kadett teve apenas versão de duas portas

 

O espaço era folgado para quem ia na frente,...

... mas o passageiro de trás reclamava do teto baixo

O 1.8 a álcool rendia 95 cv

A configuração do painel lembrava a do Monza, assim...

... como o nível de acabamento e o quadro de instrumentos

 


FONTE: Quatro Rodas

 

 

Tópico: CHEVROLET KADETT

Manual

Ricardo 15-09-2015
Boa noite gostaria de saber se alguém teria o manual do kadett 89/90 sl/e.

kadett

Rafaela 07-07-2013
sou louca por kadett amo muito. Não vejo a hora de ter um.

kadette

francisco 30-04-2013
tenho um 91 transformei de álcool p/ gasolina e minha paixão não vendo

meu kadett

Bruno eduardo 17-02-2013
Eu tenho um Kadett 94,1.8,original a gasolina e o que tenho a dizer e que amo esse carro eo melhor carro que ja vi em toda a minha vida e digo o mesmo que o sidnei,vo comprar outro carro sem desfazer do meu kadett. (PAIXÃO ETERNA)

PORRA COLOCA UMAPUTA DO PUTERO

MARCOS 27-11-2012
PORRA COLOCA UMAPUTA DO PUTERO OU DO PUTERO ENFI NO C U

Re:PORRA COLOCA UMAPUTA DO PUTERO

naldo 31-12-2012
voce é simplismente um lixo
seu merda....

SOM

WILLIAM 13-11-2012
LEGAL

kadett

marcelo 16-10-2012
tenho um kadett 91 é o melhor carro que ja tive é o xodó da familia só quem tem sabe

kadett lindo

Sidney 28-07-2012
tenho um kadett 91 carro mt confortavel muito lindo por dentro e por fora e um carro esperto anda bem. Pra mim u melhor du mundo, pretendo compra um celta mais nunca desfazer du meu kadett

kadett

wagner 30-04-2012
para mim o kadett foi melhor carro que saiu,meu pai tem um kadett 89-90 com o mesmo motor da foto e o carro e prata

1 | 2 >>

Novo comentário

Contatos