CHERY QQ

27-04-2011 18:23

 

EQUIPAMENTO E PREÇO MATADOR SÃO SUAS ARMAS PARA LUTAR NO SEGMENTO DE ENTRADA

Chery QQ

]É inevitável não associar a carinha de brinquedo japonês do QQ a um personagem Pokémon. Pequenino e com faróis que lembram olhos e grade que parece uma boca, o chinês é carismático. Mas não é pela simpatia que a Chery aposta no modelo. Completo (com ar-condicionado, direção hidráulica, travas, vidros e retrovisores elétricos, CD player, airbag e ABS), o carro chega por 22 900 reais, previsto para estrear no início de 2011. 


Ainda que com um preço atraente pelo que oferece, o QQ logo desperta algumas dúvidas, principalmente no que diz respeito a segurança e pós-venda. Luis Curi, presidente da marca no Brasil, assegura: “Temos total confiança no QQ. Apesar de não ter sido submetido ao crash-test do C-NCap [equivalente chinês do renomado Euro-NCap], o carro passou pelos testes de impacto do inglês VCA”. 

Nossa preocupação se justifica pelo resultado obtido num crash-test encomendado pela revista russa Autoreview, no padrão do Euro-NCap. O teste indicou que, numa situação real, o motorista de um QQ sofreria sérias lesões no tórax, pescoço e cabeça, além de ferimentos leves de média gravidade nas pernas e pés. Foram constatadas ainda falhas gravíssimas. No início do impacto, a porta do motorista se abriu, pois a deformação estrutural deslocou o trinco. As chapas do arco estrutural da porta se rasgaram em cima e embaixo. Com o impacto, os plásticos de acabamento formavam bordas cortantes e a capa da coluna de direção atingiu a perna direita do dummy. Curi garante que desde 2006, quando foi realizado o teste, melhorias estruturais e de materiais foram introduzidas no QQ, mas não soube precisar quais foram. 

Quanto à qualidade de acabamento, os mesmos problemas dos outros Chery avaliados por QUATRO RODAS: bancos com costuras irregulares e tecido empapado e parafusos aparentes. Mas há também os mesmos pontos positivos, como os vários equipamentos e facilidades (abertura interna do bocal de abastecimento e do porta-malas e sensor de ré). As guarnições (sobretudo a do para-brisa) são um pouco onduladas e destoam dos sinais de cuidado, como o emborrachado tipo bate-pedra dentro dos para-lamas. 

Cedido com exclusividade para nossa avaliação, o QQ rumou para a pista de teste de Limeira (SP). Com apenas 3,55 metros de comprimento, o Chery é 14 cm menor que um Mille e pesa só 890 kg. Ou seja, já esperava um comportamento “solto” em alta velocidade – mas nem tanto. As provas de aceleração exigem força plena de 0 a 1 000 metros, marca na qual o QQ passou a 137 km/h. Nessa velocidade, o piloto precisa ficar atento para pequenas correções de trajetória, pois a suspensão não é suficiente para neutralizar os efeitos do vento na carroceria. Sobre asfalto irregular e em velocidades mais, digamos, urbanas, o amortecimento consegue proporcionar bom nível de conforto. O motor 1.1 a gasolina é eficiente: fez um 0 a 100 km/h na média dos concorrentes 1.0 flex (sempre testados com álcool), 14,3 segundos. Mesmo assim, manteve a vantagem esperada de um carro a gasolina: 11,4 km/l na cidade e 15 na estrada. 

A Chery garante que está preocupada com o pós-venda. “Sabemos que os chineses são vistos com certa reserva pelo brasileiro. Então, vamos fazer de tudo para conquistar sua confiança. O QQ terá garantia de três anos, revisões com preço fixo, planos especiais de seguro e peças de manutenção básica nacionalizadas”, afirma Curi. Se tudo isso for cumprido, ótimo: é segurança para o bolso. Agora só fica faltando uma prova cabal da segurança do carro num teste do atual QQ em um crash-test padrão NCap.

 



VEREDICTO 

Com bom espaço para seu tamanho, motor honesto e cheio de itens de série, o QQ tem uma relação custobenefício invejável. Mas as dúvidas sobre seu nível de segurança devem fazer você pensar duas vezes antes da compra.

 



 

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1 083 cm3
Diâmetro x curso: 72 x 66,5 mm
Taxa de compressão: 9,5:1
Potência: 68 cv
Torque: 9,2 mkgf
Câmbio: manual, 5 marchas 
Dimensões: comprimento, 355 cm; altura, 149 cm; largura, 150 cm; entre-eixos, 234 cm
Peso: 890 kg
Peso/potência: 13,1 kg/cv
Peso/torque: 96,7 kg/mkgf
Porta-malas/caçamba: 190 litros
Tanque: 38 litros
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: eixo rígido e Panhard
Freios: discos sólidos (diant.), tambores (tras.)
Direção: hidráulica
Pneus: 155/65 R13

 

 

 

 

 

 

 

FOTOS:
 

Interior de tons claros destoa do gosto do consumidor médio brasileiro

 

Painel digital com conta-giros

 

Ajustes da altura do farol e da iluminação do painel

 

Os vãos da tampa e em volta da lanterna chamam atenção

 

Apesar de ser 14 cm menor que Uno Mille,...

porta-malas pequeno, com apenas 190 litros

 

 

 

 

 

 

 

 


 

FONTE: Quatro Rodas  

 

 

 

 

 

 
 

 

Tópico: CHERY QQ

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