AUDI A8 4.2 V8

03-12-2010 22:03

Audi A8 4.2 V8

Lançado em 1994, o A8 chega à terceira geração. Jogando num segmento no qual é imprescindível unir formas tradicionais e modernas, o renovado sedã do topo da cadeia da Audi faz sua parte, com um estilo atual, mas ainda assim sóbrio. Nada discreto é o pacote de equipamentos de segurança e conforto que carrega. Também há tecnologia em doses industriais a serviço da dirigibilidade – pena que somente os donos mais sensíveis do carro irão notar, sentados em uma das duas suntuosas poltronas traseiras. 

Desde que foi lançado por aqui, em 1994, ele sempre teve presença discreta, ainda mais comparado com os concorrentes BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S. A marca das quatro argolas precisava se mexer para reverter a situação. E, ao que parece, mexeu bem. Sem descaracterizar o carro com volumes chamativos na longa carroceria de 5,14 metros de comprimento, a Audi conseguiu rejuvenescer o seu topo de linha. Ele até carrega traços da família, como as lanternas semelhantes às do A4, mas tem, ainda assim, personalidade própria com suas linhas limpas. 

Sua maior ousadia estilística está na dianteira. Não pela grade descomunal com oito barras horizontais, mas pelos faróis intimidadores. O formato das peças é convencional, o que mete medo é a apresentação dos componentes internos. E olha que a unidade cedida para teste nem contava com o conjunto ótico que equipará os modelos de importação regular, cujas vendas se iniciam a partir de outubro. O A8 avaliado estava equipado com faróis que mesclam leds para a iluminação de circulação e setas e canhão de xenônio nos faróis baixo e alto – a versão a ser vendida terá somente leds. Trata-se de uma fileira extra de dez diodos de alto desempenho. Além da prometida capacidade de iluminar o caminho com uma luz similar à claridade do dia, menos cansativa para os olhos, segundo a Audi, os leds operam de maneira inteligente. Uma câmera de vídeo na dianteira capta e interpreta as imagens, reconhecendo o ambiente. Ao perceber, por exemplo, tráfego de veículos no sentido contrário, o sistema desabilita um ou mais leds, para não ofuscar a visão do outro motorista. Por outro lado, uma estrada livre à frente significa um facho de luz alongado em uma fração de segundo. 

Internamente, o A8 é muito mais jovem do que sugere sua carroceria. No centro do painel, uma tela escamoteável exibe todas as funções personalizáveis. E olha que o dono do novo A8 pode temperar quase tudo: ar-condicionado, massageadores, ventiladores e aquecedores de bancos, som e esquema de iluminação interna e externa – sem contar o nível de “agressividade” de câmbio, suspensão e direção. No quadro de instrumentos, destaque para o velocímetro (com marcação até 280 km/h, apesar de a máxima ser limitada a 250 km/h) e o conta-giros (com faixa vermelha a partir de 5000 rpm). Esses dois instrumentos analógicos são separados por uma tela digital multifuncional, capaz de exibir as informações do computador de bordo, bem como de dar as boas-vindas com a imagem das argolas estilizadas ou uma bússola 3D. “Há tantos recursos no A8 que a marca oferece uma espécie de curso intensivo para os novos proprietários”, diz Lothar Werninghaus, consultor técnico da marca. 

Sugiro prestar atenção na aula, pois há muito que aprender. Caso contrário, poderá não descobrir como operar o Audi Drive Select, por exemplo. E, se isso acontecer, você não terá a grata sensação de perceber de forma quase instantânea o quanto o A8 muda de comportamento entre os modos Comfort, Auto e Dynamic. Há ainda um quarto modo, no qual o piloto salva suas configurações pessoais de suspensão, motor, câmbio e direção – desde, é claro, que a personalização não gere conflito entre os sistemas. 

Por falar em sensações ao volante... O motor V8 4.2 de 372 cv e o câmbio Tiptronic de oito marchas com borboletas no volante dão boa dose de agilidade ao sedã. Em nossa pista de testes, em Limeira, o gigante alemão acelerou de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, um número pior que os 5,7 segundos divulgados pela marca, mas ainda assim muito bom para um sedã de luxo de 1 835 kg. Poderia ser mais pesado, não fosse a larga aplicação de alumínio tanto na estrutura quanto nas chapas da carroceria – foi difícil encontrar uma superfície para fixar o ímã da base da antena do nosso equipamento de medição.

A suspensão com molas pneumáticas (bolsas de ar) e amortecedores reguláveis eletronicamente é o grande destaque. Versátil e eficiente, consegue ser confortável e suave ou mais “travada” e segura nas curvas. Com o Audi Drive Select na posição Auto, bastam alguns desvios bruscos de direção e uma acelerada mais forte para deixar todos os sentidos do A8 mais aguçados. Tudo rápido o suficiente para manter o carro sob controle. Mas, se o excesso for incorrigível e o acidente, inevitável, o A8 também tem truques para proteger os ocupantes. 

Câmeras e sensores espalhados por toda a carroceria percebem a iminência de uma colisão ou capotamento e ordenam o fechamento dos vidros das portas e do teto solar. Nessa situação, há também a pressurização máxima da linha de freio para garantir total eficiência do conjunto, além do pré-tensionamento dos cintos de segurança. Passada a situação de risco, tudo volta ao normal automaticamente. Uma câmera de imagens térmicas apresenta na tela o que a noite oculta. E o que é melhor: essas imagens são analisadas diversas vezes por segundo e, caso o computador detecte que o carro se encontra em rota de colisão com um pedestre, um alarme visual e sonoro é disparado para alertar o motorista. 

Atrás, há duas poltronas individuais dignas da primeira classe de um avião. Regulagens elétricas, ventilação e aquecimento, massageadores, ar-condicionado, LCD no encosto dos bancos dianteiros, cortinas nas portas e vidro traseiro... O exagero de conforto remete a uma expectativa não correspondida de espaço, principalmente para as pernas. Recomendação: não contrate motorista e segurança muito altos, sob pena de perder preciosos centímetros para as pernas enquanto você trabalha no banco traseiro. Custando 500 000 reais, o A8 é um carro que tem muito a oferecer, esteja seu amo ao volante, esteja ele nas poltronas traseiras. Incrível é saber que há quem queira ainda mais A8, literalmente. Uma versão com entre-eixos alongado em 13 cm chegará em maio de 2011 (veja quadro ao lado). Se você se contenta com o A8 “pequeno” e a conta bancária anda recheada, boa compra.

 



A8 L

 



Apresentado no Salão de Pequim, em abril, o A8 alongado é mais exagerado que a versão regular. No visual, o ganho de 13 cm no entre-eixos é todo aplicado nas portas traseiras. Por dentro, o A8 L paparica ainda mais quem viaja atrás, com LCDs maiores e descansos de pé escamoteáveis. Sai o V8 de 372 cv e entra um W12 6.3 de 500 cv.

 



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Para quem valoriza a dirigibilidade, a suspensão regulável é um grande atrativo. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Eficiente, o motor faz seu trabalho com competência. É silencioso, forte e potente e bebe pouco. 
★★★★ 

CARROCERIA 
O visual do A8 é comportado, mas tem elementos marcantes. Não duvide do poder de atração dos olhos do A8. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
O porte do carro pode decepcionar quem busca uma revolução de espaço. Atrás, há lugar para apenas duas pessoas. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
Além dos clássicos ABS, airbags e controles de tração e estabilidade, há câmeras e faróis inteligentes, capazes de interagir com os sistemas de freio e suspensão. 
★★★★★ 

SEU BOLSO 
O preço ainda é estimado. Mas, se confirmado, não é tão atraente diante de concorrentes mais afamados, como o Mercedes Classe S e o BMW Série 7. 
★★★

 

 



OS RIVAIS 

BMW Série 7

 


É o rival que puxou para cima o nível de tecnologia embarcada do segmento. No Brasil, o 750i Unique custa 568 000 reais. 

Mercedes Classe S


O S 500 é o rival direto do A8, com seu motor V8 de 388 cv. A versão 65 AMG tem um V12 de 612 cv e enfrentará o A8 L W12.

 



VEREDICTO 

 

Não é exagero dizer que o A8 é mais para quem vai atrás que para quem assume o volante. Porém não duvide da sua capacidade de emocionar. Seu preço é salgado, mas o dono terá na garagem um carro com doses de tecnologia e exclusividade à altura do preço. 

FOTOS:

Filetes de luz nas portas e no teto podem ter a cor alterada pelo motorista

A carroceria do novo A8 tem perfil limpo, com linhas elegantes

O painel tem visual clássico, mas com um amplo visor colorido no meio

Portas amplas e com bom ângulo de abertura facilitam acesso à cabine

Sistema de imagens térmicas: visão além do alcance

A tela fica embutida no centro do painel, acima do leitor multimídia

Alavanca do câmbio parece manete de avião

Na traseira, destaque para as lanternas com 72 microleds

Quem vai atrás tem acesso aos comandos do ar e do som

Porta-malas acomoda até 510 litros de bagagem

No V8, injeção direta e 372 cv

Contatos