Audi revela Q5 híbrido a hidrogênio

23-05-2011 13:46

 Modelo tem emissão zero de poluentes

A Audi apresentou o Q5 Hybrid Fuel Cell (HFC) durante o Michelin Challenge Bibendum, um evento que exibe as novidades sustentáveis sobre rodas realizado no último final de semana em Berlim.

O Q5 HFC usa a tecnologia de células de combustível movidas a hidrogênio em um carro com propulsão híbrida. Assim, segundo a montadora, o veículo oferece maior autonomia em relação a um carro movido a hidrogênio – que gera eletricidade para movimentar o carro.

O modelo da Audi conta com dois cilindros de alta pressão, que armazenam o hidrogênio a uma taxa de compressão de 700 bar. A célula de combustível é feita de um tipo de membrana reforçada e entrega a potência de 98 kW, o que equivale a cerca de 133 cv.

O conjunto é composto ainda por uma bateria de íon-lítio, cuja função é armazenar energia, e dois motores elétricos montados próximos às rodas, que desenvolvem a potência combinada de 121 cv e movimentam o Q5.

A montadora não divulgou números de consumo, já que o carro ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Os veículos movidos a hidrogênio não poluem o meio-ambiente e emitem apenas vapor d’água. Por usar a tecnologia híbrida, que, neste caso, combina hidrogênio com eletricidade, o Q5 HFC tornaria mais viável a produção de um veículo deste gênero.

 

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

 

Tópico: Audi revela Q5 híbrido a hidrogênio

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Contatos