Porsche Cayenne Turbo

07-06-2011 15:44

 EM SUA TERCEIRA GERAÇÃO, O SUV COMPROVA QUE UTILITÁRIO PODE SE COMPORTAR COMO UM PORSCHE

Porsche Cayenne Turbo

 

O Cayenne recebe atenção especial da Porsche. E não é para menos. De acordo com a marca, o modelo responde, sozinho, por cerca de 60% das vendas em nosso mercado - e mundo afora o desempenho não é muito diferente. Apresentado no início do ano passado, o modelo 2011 chegou às ruas europeias poucos meses depois e, em junho, desembarcou no Brasil. Apesar de manter o mesmo jeitão e linhas básicas, esta é uma nova geração, a terceira. 

Na edição de fevereiro andamos num representante da nova safra, uma versão híbrida de 380 cv. Agora é a vez da topo de linha, a Turbo, de 500 cv. Por fora, a principal diferença estética do Cayenne mais poderoso da família está na dianteira, onde a abertura central do para-choque é propositalmente exagerada, conferindo um ar mais esportivo e agressivo. De perfil, destacam-se as rodas aro 21. Elas servem ainda como uma moldura para as enormes pinças de freio vermelhas com a assinatura da marca em branco. Com seis pistões nas rodas dianteiras e quatro nas traseiras, elas abocanham os discos com apetite, parando os 2 170 kg em espaços curtos: na pista, estancou de 60/80/120 km/h a 0 em 14,3/23,5 e 52,9 metros, respectivamente. Aliás, peso, diz a Porsche, foi alvo de atenção especial. Com aplicação de novos materiais, a marca promoveu uma dieta radical no SUV - a versão S, por exemplo, emagreceu 180 kg em relação à geração anterior. 

Evoluído na forma, o Cayenne precisava apresentar novidades também no conteúdo. E assim foi feito. Os faróis, por exemplo, ganharam inteligência artificial. Sensores detectam a velocidade de deslocamento do carro e o grau de esterçamento do volante de direção e fazem com que os canhões de xenônio apontem exatamente para onde o carro vai passar. O alerta de mudança de faixa também é novidade no Cayenne. Sensores varrem as faixas de rolamento laterais ao carro e avisam o motorista, por meio de leds na carcaça dos retrovisores, sobre a presença de um carro no ponto cego. E se houver um veículo a menos de 55 metros se aproximando e o piloto do Cayenne der a seta, indicando a intenção de uma mudança de faixa, os leds piscam rapidamente. O sistema de piloto automático tem ajuste de distância do carro que vai à frente: se o Cayenne estiver em velocidade e rota de colisão, os freios são acionados sem que o piloto toque o pedal. Instantes antes, a linha hidráulica dos freios é pressurizada a plena carga e as pinças aproximam as pastilhas dos discos. Tudo para aumentar a performance de frenagem - e a segurança, claro. 

Mas o encanto maior do Cayenne Turbo está mais nas acelerações e retomadas que na capacidade de parar. O câmbio Tiptronic de oito marchas toca bem os 500 cv do V8, mas não há controle de largada, que é exclusivo dos modelos equipados com o câmbio PDK, como o 911 Turbo. No pulo de 0 a 100 km/h, o SUV esquece que é um utilitário e se transforma num esportivo legítimo: média de 5,3 segundos. Não é bruto nem desconfortável, mas passa a impressão de que o apetite por asfalto aumenta continuamente, a cada metro engolido. E vai assim até passar da marca dos 1 000 metros, a 223,4 km/h, 24,2 segundos após a "largada". 

O sistema de transmissão transfere a força do motor para as quatro rodas de maneira otimizada, distribuindo o torque entre elas de acordo com o nível de aderência ao asfalto. De maneira complementar, o PTV Plus atua nos freios traseiros, auxiliando o piloto a manter o controle do SUV. A suspensão ativa (pneumática) mantém a carroceria nivelada, minimizando a tendência de inclinação nas curvas longas. No console central, o piloto encontra as teclas de regulagem de altura das suspensões, bem como as que determinam o "estilo" de funcionamento: confortável, normal ou esportivo. Por questão de segurança, o sistema impede seleções incompatíveis, como altura máxima em conjunto com o modo esportivo. Ao atingir uma velocidade em que essa mescla se tornaria perigosa, o dispositivo automaticamente assume a tarefa de selecionar a melhor configuração. 

Na cabine, molduras metalizadas e couro nobre criam uma atmosfera requintada e esportiva. Por todos os cantos é possível notar uma preocupação extrema com o acabamento: costuras perfeitas, frisos e apliques bem encaixados e vãos mínimos e alinhados. Tudo à altura de um Porsche - um Porsche topo de linha de 555 000 reais.

 



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Rápido aos estímulos do volante, o Cayenne se comporta como um esportivo. Nem de longe lembra um SUV com mais de 2 toneladas. 
★★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O motor é empolgante até no som que produz. O câmbio Tiptronic com oito marchas explora melhor os 500 cv do V8 que o antigo, de seis, mas não tem trocas tão rápidas quanto o PDK, automatizado e com dupla embreagem. 
★★★★ 

CARROCERIA 
A nova geração tem desenho menos bruto que o da anterior. Ainda assim, o Cayenne 2011 impõe respeito e não trai o estilo que o consagrou. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Completo e espaçoso, o Cayenne tem muito luxo e esportividade. Borboletas atrás do volante seriam bemvindas no lugar das atuais teclas na sua superfície. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
Melhorou ainda mais neste quesito com o piloto automático inteligente e o sistema que alerta sobre a presença de carros nos pontos cegos. 
★★★★★ 

SEU BOLSO 
Poucos utilitários de perfil esportivo conseguem proporcionar tanta exclusividade e emoções ao volante, mas o Cayenne Turbo é caro. 
★★★

 

 



OS RIVAIS 

Mercedes-Benz ML 63 AMG

 


Preparado pela AMG, divisão esportiva da Mercedes, o ML tem motor V8 de 510 cv e custa 247 000 dólares. 

BMW X5 M 4.4 V8


A letra M também indica uma preparação oficial. O X5 é o mais potente dos SUV alemães: seu V8 4.4 biturbo gera até 555 cv.

 



VEREDICTO 

O Cayenne Turbo é o carro ideal para mudar o conceito de quem acha que SUV não combina com alto desempenho. Apesar do porte avantajado, ele une como poucos desenho elegante, esportividade, conforto e segurança.

 

 

FOTOS:

Superlativo: pneus 295/35 R21 e pinças de seis pistões

Lanternas e carroceria estão mais esbeltas na linha 2011

Console central elevado entrega para quem está ao volante o ambiente de cockpit

 

Quadro de instrumentos é completo

 

O SUV tem até bússola digital com altímetro

 

Entretenimento variado: sistema multimídia

 

Teclas para mudar o humor do SUV

 

Volumosos, os bancos recebem com conforto e segurança

 

Porta-malas: 670 litros

 

Motor V8 4.8 respira com auxílio de aparelhos: dois turbos

 

 

 

 

 FONTE: Quatro Rodas 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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