Palio X Sandero: compactos duelam nas versões “mil”

27-12-2011 13:50

Novo Fiat esbanja estilo, enquanto o Renault aposta no espaço interno

Editora Globo

Fiat Palio mudou por completo após 15 anos e Renault Sandero vive seu melhor momento desde a estreia

Se no fim de 2007 alguém me perguntasse se o recém-lançado Renault Sandero faria frente ao Fiat Palio, sobretudo nas vendas, eu provavelmente afirmaria categoricamente que não. Mas veja como o tempo muda os cenários... Após a reestilização de meia vida, em junho passado, o hatch da marca francesa viu suas vendas decolarem. Em novembro agora, foram 8.067 emplacamentos contra 10.262 do rival da Fiat – marca surpreendente. Mas, afinal, o que fez o Sandero embalar? Alguns dirão que foi o design. Para mim, foi a evolução do interior. O painel ganhou charme e soluções mais funcionais. 


Nos últimos cinco meses, o Sandero foi a sensação, o carro que mais avançou nas vendas entre os compactos da faixa dos R$ 30 mil. E o Palio? Ah, a velha geração (de 1996) já não esboçava reação há tempos. Vinha literalmente fazendo o “feijão com arroz”, brigando ali na relação custo/benefício. Dessa forma, a montadora italiana não podia mais esperar: promoveu a maior mudança da história do seu hatch compacto (tão querido e rentável). O Palio simplesmente mudou por completo, deixando plataforma, desenho e todo o resto no passado. E a pergunta é: será o Sandero capaz de rivalizar com o novo Palio

 

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Reestilização em junho passado deixou o Sandero mais atraente, mas a nova geração do Palio é mais arrojada

Impressões sensoriais 


O design dos carros é sempre algo muito subjetivo. Terão os que amam e os que odeiam. Palio e Sanderocertamente não fogem à regra. Confesso que nunca fui admirador do visual do Renault. E as últimas reestilizações do Fiat me decepcionaram em estilo. A nova geração do modelo, no entanto, é divisora de águas: o Palio ficou belo. Suas linhas ganharam elegância. A única parte da carroceria que ainda não me seduziu foram as lanternas. Mas as peças têm estilo! No Sandero, a mudança estética recente foi fundamental. O Renault também embelezou. 

Contudo, a mim o Palio parece mais atraente por fora, e por dentro também. Essa nova geração guarda poucas semelhanças com a anterior. O painel tem formas próprias e divertidas. Confesso que o acabamento me desapontou um pouco, as rebarbas aparentes continuam, mas estão menos evidentes. Os encaixes também melhoraram bastante, exceção da tampa do porta-luvas, que segue pobre. E os comandos em geral estão bem posicionados. O espaço interno é outro aspecto que melhorou bastante, especialmente no banco traseiro – mas nada revolucionário, diga-se. 

 

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Painel do Palio é mais envolvente, com traços modernos e várias texturas peça inteiriça do Sandero é "careta"

Comparando o Palio com o Sandero no quesito espaço, a briga fica desonesta. O hatch compacto da Renault tem proporções de carro médio. Só o entre-eixos, por exemplo, já indica a diferença: são 2,59 metros do Sandero contra 2,42 m do Palio (17 centímetros a menos). O porta-malas também é privilegiado, com 318 litros versus 292 litros do Fiat, ambos aferidos por Autoesporte. O principal problema do Sandero é a simplicidade. Mesmo com os retoques estéticos, seu painel e o revestimento interno são bem mais modestos. Além disso, a lista de equipamentos é consideravelmente menor. É um carro mais basicão.

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Espaço interno no novo Palio cresceu bastante, mas segue mais "apertado" que no Sandero; em compensação bancos do Fiat são mais ergonômicos que os do Renault, que, em contrapartida, leva melhor três adultos

 

Sem opcionais, Palio Attractive e Sandero Expression vêm quase "pelados" de fábrica; direção hidráulica é de série nos hatchs e o Fiat traz computador de bordo e sistema Follow me home, que mantém as luzes acesas por alguns segundos

Impressões ao volante 

Briga de carros “mil” é sempre angustiante. Primeiro porque as diferenças de potência e torque são quase sempre mínimas. Segundo, porque os desempenhos não empolgam. Com Palio e Sandero, vale a tese. Em performance, ambos deixam a desejar. O Renault, por exemplo, tem um pouquinho mais de força sob o capô. Seu bloco 1.0 16V flex produz 76/77 cv (gasolina/etanol) a 5.850 rpm e 9,9/10,1 kgfm de torque aos 4.350 giros. No Fiat, o motor 1.0 8V flex gera 73/75 cv aos 6.250 rpm e 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rotações, na mesma ordem. Só que o Palio pesa 999 kg e o Sandero, 1.025 kg. 

Para fazer o tira-teima, só observando os números de teste. As diferenças, claro, são mínimas. Para arrancar de 0 a 100 km/h, o Palio levou longos 18,5 segundos, mais que os 17,4 segundos feitos pelo Sandero. Já nas retomadas de 60 km/h a 100 km/h em 4ª marcha, a vantagem muda de lado: o Fiat levou 14,4 segundos contra 17,5 segundos do Renault. Os consumos de ambos (com etanol) empolgam mais. Na cidade, deu empate com ótima média de 9,1 km/l. Na estrada, o Palio fez 10,2 km/l contra 12,6 km/l do Sandero. E os consumos mistos foram razoáveis, 9,6 km/l e 10,7 km/l, na ordem. 

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Palio avançou muito no quesito "equilíbrio dinâmico", mas o ponto alto é a calibração acertada da direção

Ao volante, as dimensões maiores do Sandero sempre deixaram o modelo em vantagem sobre os compactos do segmento, em geral. O hatch da Renault tem as bitolas (distância entre as rodas do mesmo eixo) mais largas, o que favorece a estabilidade – faz com que a carroceria incline menos. Desde a primeira vez que dirigi o Sanderome surpreendi com o equilíbrio dinâmico do modelo. Outro aspecto positivo é que a Renault encontrou um ajuste acertado da suspensão, deixando o conjunto mais macio sem comprometer o equilíbrio. Diante do Palio antigo, oSandero era indiscutivelmente superior no aspecto. 


Por essa razão, minha curiosidade estava totalmente sobre o Palio. E a conclusão é de que a engenharia da Fiat acertou a mão desta vez. O hatch da marca italiana está consideravelmente mais firme sobre o asfalto e faz curvas sem inclinar tanto como antes. O rodar em retas também está mais equilibrado, com respostas mais diretas aos movimentos do volante. O endurecimento das molas só compromete um pouco o conforto quando se trafega por pistas muito castigadas. Nesse quesito, o Sandero é melhor, mais suave e estável. Mas o Palio tem um ajuste melhor da direção e diverte mais o condutor. 

 

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Moral da história 

Toda vez que testo carros mais acessíveis me pergunto qual deles eu compraria. Neste caso, escolheria o novoPalio, por gostar mais do design externo e interno – o Fiat é visualmente mais moderno e refinado. Mas apesar do ambiente simplório, não há como negar que o Sandero é superior em conforto, especialmente em relação ao espaço interno e à suspensão. O hatch da Renault também possui maior robustez física. O Palio é mais elegante e atlético. Mas o ponto determinante no comparativo foi a direção mais divertida e precisa do Palio. A Fiat conseguiu refinar a estética do hatch e também a engenharia. 

 

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Novo Palio saiu-se vitorioso nos detalhes; reestilização embelezou o Sandero, mas simplicidade do projeto pesou

 

Fiat Palio Attractive 1.0 flex Renault Sandero Expression 1.0 flex
Preço inicial R$ 30.990 R$ 31.590
Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples, injeção eletrônica, flex Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando simples, injeção eletrônica, flex
Cilindrada 999 cm³ 999 cm³
Potência 73/75 cv a 6.250 rpm 76/77 cv a 5.850 rpm
Torque 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm 9,9/10,1 kgfm a 4.350 rpm
Transmissão Manual de cinco velocidades Manual de cinco velocidades
Dimensões 3,87 m (comprimento); 1,67 m (largura); 1,50 m (altura); 2,42 m (entre-eixos) 4,02 m (comprimento); 1,74 m (largura); 1,53 m (altura); 2,59 m (entre-eixos)
Freios Discos na frente e tambores atrás Discos na frente e tambores atrás
Suspensão Na dianteira, independente, McPherson/na traseira, eixo de torção Na dianteira, independente, McPherson/na traseira, eixo de torção
Tanque 48 litros 50 litros
Porta-malas 292 litros (Aferido por AE) 318 litros (Aferido por AE)
Preço da versão avaliada R$ 41.793 R$ 38.700
Números de testes
Aceleração 0 a 100 km/h 18,5 segundos 17,4 segundos
Retomada 60 a 100 km/h 14,4 segundos 17,5 segundos
Consumo urbano 9,1 km/l 9,1 km/l
Consumo rodoviário 10,2 km/l 12,6 km/l
Consumo médio 9,6 km/l 10,7 km/l

 

 

 

 

FONTE: Auto Esporte

Tópico: Palio X Sandero: compactos duelam nas versões “mil”

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