Nissan Versa

29-12-2011 15:38

 

O NOVO SEDÃ DA MARCA CONSEGUE A PROEZA DE DESBANCAR O LOGAN NAS MEDIDAS INTERNAS

Nissan Versa

 

A Nissan tem metas ousadas para o Mercado brasileiro. Quer expandir sua participação local e deixar de ser vista como uma marca de nicho. Essa movimentação exige a aposta em segmentos de alto volume e um plano de ataque às maiores montadoras instaladas por aqui - leia-se: Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford. Para a missão de conquistar as massas, o sedã Versa foi convocado para se juntar ao March e invadir o território nacional. 

Olhando para o preço, o sedã da Nissan brigará de igual para igual com Siena, Voyage, Prisma e Fiesta. No comprimento, é maior que os rivais, com 445 cm. Bem mais armado que a concorrência já conhecida, traz novidades à categoria, como a direção com assistência elétrica e garantia de três anos sem limite de quilometragem. Mas é no espaço traseiro que está seu maior diferencial. 

Mesmo com entre-eixos praticamente idêntico ao do Renault Logan (263 cm), até então o sedã compacto mais espaçoso do mercado, o Versa (260 cm) chega com interior inédito, rivalizando com carros de segmentos superiores. O espaço para os joelhos no banco traseiro é de 67 cm. A título de comparação, o Volkswagen Voyage oferece 56 cm ali. Na prática, uma pessoa de 1,85 metro poderia ajustar o assento dianteiro e sentar-se atrás de si mesma sem se apertar. No entanto, isso vale apenas na área para as pernas. O teto rebaixado encontra-se com a cabeça dos mais altos, consequência das linhas laterais da carroceria, que visam aproximar o sedã de um cupê.

Fórmula econômica 
O Versa será oferecido em três versões: S, SV e SL. O preço sugerido parte de 35 490 reais, mas o valor não inclui ar-condicionado. Com o equipamento, sobe para 37 990 reais. A intermediária (SV) custa 39 990 reais e, de acordo com o fabricante, deve ser a configuração mais vendida. Testamos o Versa 1.6 SL, topo de linha, por 42 990 reais. Vem com rodas de liga leve, quadro de instrumentos exclusivo, maçanetas cromadas, faróis de neblina e ABS.

Todas as opções têm airbags duplos de série e motor 1.6 16V acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Essa limitação compõe a formula adotada para reduzir o custo final do carro: peças compartilhadas com o March, nenhum opcional, tambores nos freios traseiros e suspensão traseira com eixo de torção.

Por dentro, apesar de simples, os plásticos são de qualidade, sem rebarbas ou texturas ásperas. A percepção de acabamento esmerado salta aos olhos, sobretudo se comparado com Logan, Prisma, Fiesta ou Siena. Ainda assim, fica faltando a pitada de tempero que está presente no Ford New Fiesta e até mesmo no Honda City. A suspensão é confortável e de rodar suave, mas jamais poderá ser acusada de ser instigante. A direção elétrica é lenta, mas torna as manobras mais fáceis, comodidade que a concorrência não oferece. 

Pensando nos atributos da novidade, é fácil perceber que o Versa é uma compra racional. Provavelmente você não se encantará pelo seu design nem pelo desempenho do motor. O interior também não é capaz de cativar à primeira vista, mas, depois de dirigir o Nissan e fazer as contas, você vai perceber que não há em toda esquina outro sedã que ofereça o mesmo. Claro, falta um embate com o Chevrolet Cobalt para acertar os ponteiros.

A Nissan apostará em espaço interno e custobenefício para divulgar o Versa, mesma receita adotada pela Renault ao lançar o Logan. Até os riscos são semelhantes: uma possível resistência dos consumidores de carros de base frente às montadoras desconhecidas e a fama de marca de nicho. Por essa razão, a montadora japonesa tem lançado mão de campanhas de marketing tão agressivas. Quem não se lembra (ou não consegue se esquecer) dos malditos pôneis malditos?

Trazido do México, o Versa entra no Brasil sem pagar IPI de carro importado, assim como acontece com March, Sentra e Tiida. A meta é comercializar mais de 2 000 unidades por mês, números aos quais nem a rede de concessionários está acostumada. "Estamos reposicionando a marca, então adotamos uma nova postura de vendas", afirma Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan. Isso inclui preços fixos de revisão até os 60 000 km e uma lista de peças de reposição com a promessa de ser a mais em conta do mercado brasileiro.

A Nissan desconversa quando questionada sobre a transmissão automática, mas não descarta a possibilidade de incorporar o equipamento ao Versa. A marca tem duas opções para o futuro. Uma caixa automática convencional de quarto velocidades ou o câmbio CVT, oferecido nos Estados Unidos. Até naquele país o modelo é estratégico para a empresa, onde sucede o antigo Versa - conhecido no Brasil como Tiida Sedan. Para tornarse um veículo de entrada, a Nissan mudou a linha da qual o Versa deriva, como ocorreu por aqui com a Chevrolet Montana - que trocou a base do Corsa pela plataforma do Agile.

O cerco da Nissan aos sedãs compactos poderá fazer com que a concorrência fortaleça sua brigada. O problema é que, no meio do tiroteio, o Logan poderá ser atingido pelo fogo amigo, uma vez que Nissan e Renault são parte do mesmo grupo.

 

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO NISSAN VERSA


 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Único da categoria com assistência elétrica, é o melhor para manobrar. A suspensão macia não empolga nem desagrada.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
Desempenho é compatível com a proposta do sedã. Engates são precisos e macios, característica comum aos carros da marca.
★★★★

CARROCERIA
Plataforma moderna e conjunto mecânico compacto: essa é a receita para o espaço interno incomum no banco de trás. Design não é seu forte.
★★★★

VIDA A BORDO
Materiais utilizados no interior revelam acabamento esmerado, apesar de simples. Nível de conforto é igual ao de carros mais caros.
★★★★

SEGURANÇA
Airbags de série desde a versão básica contam pontos. Freios ABS, só na configuração SL.
★★★★

SEU BOLSO
Chega com o melhor preço da categoria, lista generosa de equipamentos de série e garantia de três anos sem limite de quilometragem.
★★★★



OS RIVAIS

Fiat Siena


Está prestes a mudar, acompanhando as mudanças do novo Palio (veja nesta edição). tem a maior oferta de versões.

VW Voyage


Seguro é mais caro e terá uma leve atualização visual em 2012. Oferece opção do câmbio automatizado i-Motion.



VEREDICTO

O sucesso do Versa depende da habilidade da Nissan em dizer ao consumidor que seu produto existe e está à venda, erro que a Renault cometeu com o Symbol. Quem quiser fugir das marcas tradicionais, e fizer as contas, sem dúvida fará um bom negócio.

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

Tópico: Nissan Versa

acabou o encanto

heleomar 31-01-2013
Quando vi o versa me apaixonei pelo carro, pois eh lindo. mas logo q comprei o meu, começaram os problemas: o pára- brisas fraturou sozinho, levei o carro na concessionária e já faz 2 meses q espero o pára-brisas chegar do méxico e até agora nada. apresentou tb um ruido forte no caput, o mecânico falou q eh o pino da dobradiça q tah com folga. quando me deparei com a primeira chuva agora no mes de janeiro, aí descobri q o limpador de pára-brisas só veio com uma velocidade: a lenta( pro meu azar!). o pior não são soh os problemas, o descaso com o cliente eh o q mais me chateia. jah entrei em contato com a nissan várias vezes e os meus problemas não são resolvidos. a nissan soh se preoculpa em vender, dar assoistênncia pós-venda...

Reclamação

Rafael 28-08-2012
O carro pode até ser bom, mas o pós venda da NISSAN é um desastre, uma porcaria, uma falta de respeito com os consumidores. Já mandei uns 30 e-mails para o SAC da NISSAN e até agora não obtive nenhuma resposta.

Pra mim, NISSAN nunca mais

reclamação VERSA

Rosana S.Souza 18-06-2012
Também comprei um carro da Nissan, VERSA, e deu problema no alternador (assim dizem os mecânicos the concessionária), acontece que já estou há mais de 15 dias sem resposta. Parece-me que não tem no Brasil. Estou andando com o carro fazendo um barulhão que mais parece uma ambulância ambulante. Aconselho a todos não comprarem carro da NISSAN. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

PEÇAS

LUIS DE SOUZA 14-02-2012
gostaria de saber se d.kenia conseguiu as peças que necessitava.

Reposição / para choque traseiro

CARLOS SHIGUEYUKE SATO 08-01-2012
O carro é realmente ótimo. Ocorre que meu veículo foi abalroado na traseira, sendo certo que tenho que trocar o parachoque traseiro.Irei no dia 09.01.2012 procurar esta peça.Resido em sorocaba/sp. Nem sei o valor que irei pagar. CAso alguma pessoa saiba se há essa peça em alguma concessionária, favor me informar no telefone 15 9707 8921; e mail advogadocarlossato@r7.com
Espero que meu carro não fique parado por falta do parachoque ou algum objeto inerente a esta aludida peça de reposição.
Agradeço antecipadamente.

Nissan não faz jus ao Versa

Kênia Campos Carreiro 06-01-2012
O carro é realmente ótimo, desde que você não precise de peças. Meu carro foi abalroado na traseira e na lateral enquanto estava estacionado e agora está parado na oficina da Nissan pois não tem todas as peças necessárias no Brasil. Por exemplo, tem o parachoque, mas não tem as presilhas para encaixá-lo. Pode isso? Nem previsão de quando as peças chegam, eles têm. Você compra um carro, paga imposto, para ele ficar parado em uma oficina por que não tem peças. Já fiz várias reclamações e nem resposta a Nissan dá.
Compensa adquirir um carro bom se a fábrica não te atende no básico?

Novo comentário