Lifan 620 x VW Voyage: choque de realidade

01-05-2011 14:24

 Os chineses chegaram com preço baixo, mas vão precisar de outras virtudes para entrar no mercado

 

 Fabio Aro
Voyage 1.6 Comfortline tem preço inicial de R$ 41.160; Lifan 620 começa em R$ 39.980

Um tem duplo airbag, freios ABS, som com comandos no volante, ar-condicionado, bancos de couro, sensores de estacionamento e trio elétrico, entre outros itens. Custa R$ 39.980 e a garantia é de três anos. O outro não oferece de série nenhum dos itens acima, tem garantia de um ano e custa R$ 41.160. O modelo equipado é oLifan 620, um sedã chinês com motor 1.6, baseado no Corolla antigo. O outro é o conhecido VolkswagenVoyage 1.6 Comfortline. Qual você escolhe? Chinês completo ou nacional (quase) pelado?

Como fizeram em outros setores, como o têxtil e o eletrônico, as marcas chinesas de automóveis estão chegando com o apelo do produto barato. Preço é um atrativo muito importante, mas há outros fatores em jogo. Vamos analisar item por item.

No quesito preço, não há o que discutir: o chinês é muito mais equipado e custa menos. Para oferecer o mesmo nível de equipamentos do Lifan, o Voyage Comfortline salta para quase R$ 52.000. Ponto para o asiático. Na garantia, 2 a 0 para a China, com seus três anos de cobertura, contra um do VW. 
  Fabio Aro
Qualquer semelhança com o Corolla antigo não é mera coincidência. O 620 usa a plataforma antiga do Toyota. Frente e traseira são diferentes
 

 

Tamanho? O Lifan é mais encorpado. Com seus 4,55 metros de comprimento e 2,6 m de entre-eixos, leva vantagem sobre o Voyage (4,23 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos). Isso significa mais espaço, principalmente no banco de trás e no porta-malas. O bagageiro do VW acomoda 470 litros, ante 523 l do chinês (ambos aferidos). A Lifan declara otimistas 650 litros. O porta-malas é grande, mas nem tanto.

Em termos de estilo, os dois são discretos. O Voyage é sóbrio. Juntamente com o Gol, deverá mudar no ano que vem, assumindo visual semelhante ao do Fox. O Lifan tem a parte central (não por acaso) muito parecida com oCorolla antigo, o que inclui portas e colunas. A frente e a traseira são próprias, mas ainda assim é possível detectar grade (cromada) que lembra um pouco a do Passat. Os faróis têm uma fileira de leds na parte inferior, à moda Audi.

Entrando, a gente percebe que pelo menos em um ponto os brasileiros têm o que aprender com os chineses: o painel do sedã da VW tem estilo simples demais e usa plástico rígido, com aparência pobre. Já o Lifan 620 tem revestimento macio na parte superior, com desenho que lembra um pouco os BMWs. A decoração interna do 620mescla imitação de madeira com acabamento prateado.

No chinês, há um display digital que mostra nível de gasolina e temperatura do motor, além dos hodômetros. No VW, todos os indicadores são analógicos, mas opcionalmente há computador de bordo (não oferecido no Lifan). A boa impressão do painel diminui quando a gente começa a reparar no acabamento interno. O Lifan tem parafusos aparentes no pé da coluna dianteira. E a alavanca de câmbio já estava descascando (num carro que chegou à redação com menos de 30 km rodados). Os dois têm volante com comandos de som, mas aí o Voyageleva a melhor, já que o volante de Passat CC é bem melhor que o do chinês. 
 
  Fabio Aro
O porta-malas do Lifan acomoda 523 litros, antre 470 l do Voyage (números aferidos por Autoesporte)
 
 
 Hora de ligar o motor. Ambos têm mecânica 1.6, mas a partir daí as coisas começam a se distanciar. No Lifan, são 16 válvulas e comando duplo. No VW, oito válvulas e comando único. Só por conta dessa característica, o forasteiro deveria ser bem mais potente, mas não é o que ocorre: o chinês tem 106 cavalos, apenas dois a mais que os 104 cv do Voyage.

Em movimento, o Voyage (que bebe etanol, ao contrário do Lifan) é muito superior. Além de ser melhor em aceleração, consegue ser muito superior em retomadas. Isso ocorre porque o 620 tem torque inferior ao do VW (14 kgfm, ante 15,6 kgfm). Além disso, enquanto no nacional o torque máximo ocorre a apenas 2.500 rpm (ou seja, com um leve toque no acelerador), no Lifan ele aparece só a 4.800 giros. Isso explica a falta de força e as retomadas demoradas em baixa rotação. No subidão que pego diariamente no caminho de casa, o 620 reclamou e só subiu em primeira. Nessas condições, ele se assemelha a carro 1.0. O Voyage encara o mesmo trecho em segunda, com sobra de motor. 

 Fabio Aro

Como no gol, os botões dos vidros de trás ficam no painel. Os bancos têm abas laterais, para melhor apoio

 

 

 A disputa do câmbio também é desigual. Enquanto a transmissão do Voyage (MQ200) oferece engates precisos e macios, a do Lifan tem engates duros, principalmente na primeira. Para complicar, no carro testado a embreagem estava com curso muito reduzido.

 

Em termos de suspensão, o sedã da VW volta a mostrar superioridade. Contrastando com o acerto firme doVoyage, o Lifan apresentou frente muito leve e solta. O diretor de engenharia da Effa Motors (representante daLifan no Brasil), Ronaldo Mazará Júnior, diz que, por enquanto, os modelos continuam com as especificações feitas para rodar na China (embora a montagem seja feita no Uruguai). O engenheiro diz que foram realizadas somente alterações para adequar o carro à legislação de emissões, além de adaptar a injeção de combustível para trabalhar com gasolina nacional (misturada com etanol). Além disso, ele diz que está preparado para promover as adaptações necessárias. 

 

 Fabio Aro

A impressão visual agrada, mas a unidade testada apresentou folga na direção e o câmbio tem engates um pouco duros

 

 Então, aqui vão alguns pontos para a engenharia melhorar:

 

 

 

*Na unidade testada, a direção estava com muita folga.

*Durante os dias em que o veículo esteve com a gente, o calor em São Paulo foi de rachar, e o ar-condicionado não deu conta. Além disso, cada vez que se desliga o motor, o comando do ar também desliga. Por isso, passamos muito calor até perceber que era preciso religar o botão do ar toda vez que a ignição era acionada.

*Mais: tanto o 620 como o Voyage vêm com sensores de estacionamento (de série apenas no chinês), mas quando se engrena a ré no Lifan aparece uma mensagem de “TEL CALL” (chamada telefônica) no display do rádio.

*Nos dois, os para-sóis possuem espelhos com tampa, mas no Lifan a cobertura emperrou e não abriu mais.

Apesar das deficiências, o chinês arrancou um empate técnico no duelo (o VW ficou apenas 0,5 ponto na frente). Se corrigir as falhas e mostrar durabilidade (o que é uma incógnita), pode vir a ser uma opção. Melhor esperar para ver.

 

 

 

FONTE: Auto Esporte

 
 
 
 
 
 
 
 

 

Tópico: Lifan 620 x VW Voyage: choque de realidade

Muito bom

alexandre 04-03-2012
Tente comprar um carro fabricado no Brasil, de montadoras como, fiat, ford etc e veja se você consegue um carro completo com
ITENS DE SÉRIE

• Abertura automática das portas em caso de colisão;
• Abertura da tampa de combustível interna;
• Abertura do porta-malas interna e externa;
• ABS + EBD;
• Acendedor de cigarros;
• Acendimento automático dos faróis;
• Air bag duplo;
• Antena embutida no vidro traseiro;
• Ar-condicionado;
• Alto-falantes (6);
• Aviso de fechamento incorreto das portas;
• Aviso de utilização do cinto de segurança;
• Banco do motorista com regulagem de altura;
• Banco traseiro com cintos de segurança de 3 pontos;
• Banco traseiro rebatível;
• Bancos com couro ecológico;
• Bancos dianteiros com cintos de segurança de 3 pontos com ajuste de altura;
• Barras de proteção laterais;
• CD com entrada USB;
• Chave com telecomando;
• Coluna de direção com absorção de impacto;
• Desembaçador do vidro traseiro;
• Direção com regulagem de altura;
• Direção hidráulica;
• Encostos de cabeça dianteiros ajustáveis;
• Encostos de cabeça traseiros;
• Faróis de neblina dianteiros;
• Faróis de neblina traseiros;
• Faróis halógenos;
• Freio a disco nas 4 rodas;
• Imobilizador eletrônico;
• Lanternas dianteiras com Led;
• Led breaklight;
• Luz nas portas;
• Maçanetas externas cromadas;
• Maçanetas internas cromadas;
• Porta-copos dianteiro/traseiro;
• Quebra-sóis, com espelho no lado do passageiro;
• Repetidores de seta nos espelhos retrovisores;
• Retrovisor interno antiofuscante;
• Retrovisores externos elétricos;
• Rodas de liga leve;
• Sensor de estacionamento;
• Sistema de fechamento automático das janelas;
• Travamento central das portas;
• Travamento remoto das portas;
• Travas de segurança para crianças nas portas;
• Vidros elétricos;
• Volante de direção com controle de áudio

O carro vem pelado.
O LIFAN vem com todos os itens citados àcima, completinho. Carro chines, equipado, completo, por um preço de carro "pelado" fabricado no Brasil. Por isso que o lifan é otimo em todos os sentidos! Sem falar nos faróis com Led´s azuis que dá um charme à noite

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