Land Rover Range Rover Evoque

30-12-2011 13:18

 

O CROSSOVER QUER ABRIR CAMINHO NOS CENTROS URBANOS EM BUSCA DO PÚBLICO JOVEm

Land Rover Range Rover Evoque

 

Quando se trata de preservar a tradição, os ingleses são quase imbatíveis. Não faltam instituições britânicas para nos lembrar disso. No entanto, na hora de quebrar as regras, os súditos de Sua Majestade também levam o negócio a sério. Um dos exemplos recentes e vistosos você pode ver nestas páginas: o Range Rover Evoque, um carro difícil de enquadrar nos segmentos conhecidos. Mesmo nascido numa casa que teve a primazia de juntar luxo e sofisticação a um gusto desmedido pela lama, o Evoque é surpreendente. 

O crossover é uma mistura de cupê, hatchback e utilitário esportivo - claro, com livre trânsito entre o luxo e o fora de estrada. O resultado é eclético o suficiente para abarcar bancos concha, apenas duas portas, teto rebaixado, vidros pequenos, motor turbinado a gasolina e pneus de perfil ultrafino. Tratase de um Land Rover que não tem nada a ver com o restante da linha, mas tem tudo a ver com a marca.

A empresa refere-se ao modelo duas-portas como Evoque Coupé, sem atribuir ao quatro-portas a mesma classificação de carroceria. O modelo maior tem, além das duas portas adicionais, uma janela lateral na área do bagageiro, 1 cm a mais no comprimento e 3 cm na altura. A diferença crucial é que o Evoque de quatro portas carrega cinco passageiros, enquanto o Coupé só pode levar quarto. A versão esportiva não traz cintos de segurança nomeio do banco traseiro nem encosto de cabeça, oque é incompatível com a homologação do veículo.No certificado de licenciamento do Evoque,observa-se que o utilitário pode transportar cincopessoas, mas o documento não leva em conta essadiferença entre as versões. 

O lançamento arrebata do Freelander 2 o título de menor SUV da marca (descontando o Defender), sem tirar do "baby" Rover a responsabilidade de ser o veículo de entrada da marca. A novidade irá preencher uma lacuna de preços que havia entre o Freelander e o Discovery 4. Caso espaço não seja decisivo, os possíveis compradores do Freelander HSE (172 900 reais) ou do Discovery 4 S (191 500 reais) poderão deparar com a dúvida de qual levar, já que o Evoque varia de 164 900 a 236 900 reais. 

Três versões estão disponíveis: Pure, Prestige e Dynamic. Mas, diferentemente do que em geral ocorre, uma não é necessariamente mais completa que a outra. A configuração Prestige, intermediária, é a opção mais luxuosa da linha, por 182 900 reais - apenas com cinco portas. Tem assistente de estacionamento, faróis de xenônio adaptativos (acompanham o movimento do volante), rodas de 19 polegadas e GPS embutido. Não há opcionais, apenas um pacote chamado Tech, que custa 49 000 reais e acrescenta o som Meridian de 825 W, tela sensível ao toque Dual View, sistema de entretenimento traseiro com duas telas, cinco câmeras ao redor do carro e suspensão magnética adaptativa. 

A lista de equipamentos é a mesma que você encontrará na Dynamic Tech, versão esportiva avaliada nesta reportagem, acrescida dos bancos concha com aquecimento, regulagem elétrica e memória. Só no volante há 17 botões que controlam o computador de bordo, ajustam as configurações do carro, comandam o sistema de áudio e servem para atender ao telefone. No centro do painel, a tela de 8 polegadas touch-screen ajuda a reduzir a quantidade de botões no painel. O mesmo visor é usado para exibir mapas, sinal de TV e a imagem das câmeras. Um recurso interessante é o Dual View, que permite ao passageiro assistir a programas ou DVDs enquanto o motorista acompanha uma rota no GPS, por exemplo.

A transmissão de seis marchas é controlada por um botão rotativo. No modo manual, as trocas são feitas por borboletas atrás do volante. Apesar de ser voltado para uso urbano, o Evoque é valente no offroad e também vem com o Terrain Response, sistema eletrônico que gerencia a tração 4x4.

O acabamento interno é impecável, com as superfícies cobertas de couro e alumínio. O cuidado com os detalhes estende-se à iluminação instalada embaixo do retrovisor externo, que projeta no chão a silhueta do carro ou o logotipo da marca. O nome Land Rover na soleira da porta também é iluminado, assim como as extremidades do interior.

John Peart, diretor comercial da Land Rover, afirma que o Evoque é um divisor de águas para a marca, pois a tarefa do carrão é ajudar a dobrar as vendas anuais da empresa e colocar a empresa na liderança do segmento de utilitários de luxo. A meta não é deixar a aristocracia, mas atingir um público mais jovem e igualmente endinheirado.

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA LAND ROVER RANGER ROVER EVOQUE



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Direção com assistência elétrica é leve e precisa. Freios são competentes e a suspensão ativa com ação magnética compensa parte do castigo dos pisos ruins.
★★★★★

MOTOR E CÂMBIO
Motor turbinado da Ford impressiona pelo desempenho, mas o delay do turbo poderia ser menor. Transmissão de 6 marchas tem bom escalonamento. 
★★★★

CARROCERIA
Bem construída, traz sensação de solidez. Quem tem menos de 1,60 metro não consegue ver a paisagem do banco traseiro por causa das janelas elevadas.
★★★★★

VIDA A BORDO
Acabamento de couro Oxford é impecável. Bancos do tipo concha não são essenciais, mas dão charme extra. Acesso aos bancos traseiros é péssimo.
★★★★★

SEGURANÇA
Tem airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com controle de estabilidade e tração. Os faróis de xenônio ativos movimentam-se nas curvas, de acordo com o esterço no volante.
★★★★★

SEU BOLSO
Com preço competitivo no segmento, briga com BMW X1, Audi Q5 e Volvo XC60. É melhor negócio que o Freelander HSE a diesel.
★★★★



OS RIVAIS

BMW X1

Concorrente alemão tem motor 3.0 V6 e tração integral por 199 000 reais. Desenvolve os mesmos 240 cv.

Volvo XC60

Com visual discreto, parte de 119 900 reais, também com motor 2.0 turbinado. É o rival com mais tempo de mercado.
 



VEREDICTO
O Evoque tem design inovador e original. Difícil passar sem ser notado. A versão Dynami exagera no preço, mas a Pure mostra-se adequada ao mercado. A ideia de um SUV metido a cupê de duas portas é ousada, mas o quatro-portas é mais prático.

 

 

>> Veja os dados técnicos

 

 

FONTE: Quatro Rodas

Tópico: Land Rover Range Rover Evoque

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário