Ka Sport x Uno Sporting: espírito esportivo

13-10-2011 17:46

Compactos duas portas da Ford e da Fiat são opções esportivas em modelos de entrada

Guilber Hidaka

Fiat Uno Sporting é oferecido por R$ 32.370; Ford Ka 1.6 Sport custa R$ 35.900

Não tem nada demais em se inspirar no irmão mais velho, algo do tipo "quero ser igual a ele quando crescer". Esse parece ser o caso do Ford Ka, que, apesar de ser um pequeno urbano feito para ser prático e econômico, na versão Sport 1.6 parece um irmão caçula do Mustang, com direito até às clássicas faixas esportivas no capô. Mas ele é tudo isso? Claro que não. Guardadas as proporções, ele é um aspirante a esportivo. E por isso mesmo, concorre com outro urbano do tipo, o Uno Sporting. Mas qual deles leva o espírito esportivo mais a sério?

Guilber Hidaka

Faixas também dominam laterais do Ka Sport. Com carroceria na cor branca, detalhes são na cor preta

Ka chega com visual levemente renovado. Ênfase no levemente. Apenas para-choque e conjunto de luzes dianteiro e traseiro receberam retoques, o restante continuou exatamente igual. Por um lado, foi uma boa aposta da Ford, já que seu desenho é um acerto desde sua última reestilização, e seus ângulos valorizam a pegada mais esportiva. E a versão Sport se aproveitou bem dessas catracterísticas, ao adotar a tal faixa dupla que toma capô, teto e parte da tampa do porta-malas e as faixas e inscrições nas laterais. Os conjuntos de luzes recortados ganharam máscaras negras invocadas. Rodas de liga-leve, spoilers e aerofólio fecham o desenho.

Guilber Hidaka

Adesivos fazem referência ao Uno R, dos anos 80, e complementam a chamativa cor Laranja Nemo

Já o Uno Sporting conta com um visual pouco diferente do Novo Uno tradicional. As adições são as rodas aro 15”, spoilers laterais, dianteiro e traseiro e dupla saída de escape (só na aparência, claro...). Há ainda os adesivos específicos da linha e o aerofólio, que fazem boa referência ao clássico Uno R, da década de 80. É fácil perceber que o apelo esportivo no desenho cúbico do Uno é bem pequeno, por outro lado, basta colocar a cor Laranja Nemo em sua carroceria para ele chamar tanta atenção quanto qualquer esportivão.

Guilber Hidaka

Ka tem banco mais rígido e posição mais esportiva; Uno prioriza conforto, mas sistema de rebatimento é ruim

Por dentro, saltam aos olhos no Ka Sport os bancos com inscrição da série. E não apenas aos olhos, já que são muito confortáveis e realmente oferecem uma posição de dirigir diferente do Ka 1.0. Os novos grafismos do painel de instrumentos também ajudam no clima, assim como a manopla de câmbio. O projeto também dá mais vantagem ao Ka frente ao uno, já que a posição de dirigir do Ford é naturalmente mais esportiva (mais próxima do chão e com melhor visibilidade da “pista”).

Guilber Hidaka

Guilber Hidaka

Os bancos do Uno Sporting também são especiais, mas devem na esportividade. Em compensação, basta olhar para o painel para não ter dúvidas de que este não é um Fiat de frotista. Acabamento diferenciado nas cores e na textura que imita fibra de carbono são um esforço bem direcionado do carrinho, ainda mais com o volante com direito a costura grossa e na cor das costuras dos bancos. Uma pena que o sistema de rebatimento de bancos do Fiat seja tão ruim, exigindo o ajuste do encosto toda vez em que um passageiro entra ou sai do carro.

Guilber Hidaka

Ambos contam com aerofólio discreto; Traseira do Ka é mais agressiva

Mas não basta ter inspiração. Para ser tão musculoso quanto um competidor das pistas, é preciso malhar. Para oUno Sporting, isso significa uma suspensão 20 mm mais baixa, molas mais rígidas e eixo traseiro com maior rigidez torcional. Mas o motor é aquele 1.4 que prioriza o consumo sobre o desempenho, com 88 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm que não correspondem a todo o acabamento arrojado. De fato, o passeio é mais confortável que no rival da Ford (apesar dele absorver pouco as irregularidades do solo), mas há uma ponta de decepção...

Guilber Hidaka

 

Isso porque os 107 cv do motor 1.6 do Ka Sport conversam muito bem com aquelas faixas do capô. Sua agilidade é evidente não apenas nas saídas, mas também nas manobras mais rápidas e nas curvas, onde ele entra e sai sem nenhum sinal de descontrole. Afinal, o compacto tem menos de 1.000 kg e é bem tranquilo de dominar. Nos testes de Autoesporte, a vantagem na arrancada ficou clara: o Ford fez o 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, frente 13,4 segundos do Fiat.

Então, entre os compactos, o que está mais próximo de virar um esportivão de verdade quando crescer é o Ka Sport. Talvez ele não chege mesmo a se tornar um Mustang, mas certamente está no caminho certo. Talvez fosse o caso do Uno Sporting se espelhar mais no seu primo Ferrari 458 Italia...

Guilber Hidaka

 

 

 

 

FONTE: Auto Esporte

 

Tópico: Ka Sport x Uno Sporting: espírito esportivo

Preço

RAS 28-10-2011
O Ká além de ser melhor é mais atraente, porém é um pouco mais caro e, isso pode pesar na hora da compra.

Novo comentário