Hatches automaticos: Fiat Palio dualogic, Renault Sandero, VW Fox i-motion, VW Gol power

24-09-2011 11:46

 

MUDANÇA DE HÁBITO: O CONSUMIDOR JÁ PODE ESCOLHER A TRANSMISSÃO DE SEU HATCHBACK

Hatches automáticos

 

Até pouco tempo atrás, carros populares (não necessariamente 1.0) eram sempre equipados com transmissões manuais. O preço dos sistemas automáticos era alto e havia a crença de que os brasileiros preferiam eles mesmos trocarem as marchas. Em 2009, surgiram os primeiros câmbios automatizados - sistemas mecânicos com embreagens robotizadas - que vieram facilitar a vida dos motoristas sem pesar no bolso e foram bem recebidos. Agora é a vez de o câmbio automático estrear no segmento. A novidade chega a bordo do Renault Sandero 2012, lançado no mês passado. O câmbio da Renault tem quatro marchas, com opção de trocas sequenciais, e é oferecido como opcional na versão Privilège, cujo preço passa dos básicos 40 400 reais para 43 900 reais. 

Para o consumidor, quanto mais opções, melhor. Mas antes de escolher é bom saber o que cada sistema tem a oferecer. Os automatizados e automáticos proporcionam maior conforto no trânsito pesado. Mas suas trocas nem sempre ocorrem com suavidade, como você verá nas avaliações de Fiat Palio, VW Fox e Gol, além do Sandero a seguir. 

Embora mais em conta, os câmbios automatizado e automático ainda custam mais que os manuais, e essa diferença se reflete também nos custos de manutenção. Sai mais barato consertar um câmbio manual porque suas peças custam menos e ele não requer um profissional tão especializado quanto os demais. O automatizado tem peças comuns aos manuais, mas possui componentes exclusivos, como atuadores para acionar a embreagem e uma central eletrônica. Na hora de vender o carro, a procura por modelos manuais ainda é maior entre os usados, portanto, a tendência é que os demais sejam menos valorizados - os automatizados mais que os automáticos. Já em relação à durabilidade, o desgaste depende do uso, mas o mecânico costuma ter maior desgaste que os outros dois que se equivalem nesse quesito.

 



4º Palio Dualogic 

A principal vantagem dos câmbios automatizados em relação aos manuais é o conforto, uma vez que eles dispensam o motorista de ter de acionar a embreagem a cada troca. Já em comparação com os automáticos, o benefício é o preço. Esse é um dos fatores que explicam o fato de o Sandero custar um pouco mais que os rivais alinhados aqui. Mas câmbios automáticos, na maioria das vezes, são equipamentos tecnicamente superiores, que apresentam respostas mais precisas e suaves. 

O câmbio do Palio é automatizado, mas o quarto lugar neste comparativo não se deve apenas a seu tipo de câmbio. Até porque o Sandero, que é automático, ficou com o terceiro posto, como você verá na página ao lado. O Palio entrou neste comparativo em desvantagem pelo fato de estar às vésperas de ganhar uma nova geração, que chega ainda este ano, razão bastante forte para desestimular uma indicação de compra. Mas não é só isso. Além do visual defasado, o Palio revelou alguns pontos fracos diante dos concorrentes, como problemas de qualidade no acabamento. 

No que diz respeito à transmissão, o Fiat foi prejudicado pelo funcionamento de seu sistema, que realiza trocas mais lentas que os equipamentos de VW Fox e Gol. O câmbio do Palio é feito pelo mesmo fabricante que fornece os sistemas dos Volkswagen, a empresa Magneti Marelli, mas há diferenças de aplicação e calibragem que alteram bastante os comportamentos de cada veículo. 

Na pista de testes, o Palio fez valer a força de seu motor E.torQ 1.6 16V, que rende 117 cv com etanol, enquanto os EA-111 1.6 8V de Fox e Gol geram 104 cv e o K4M 1.6 16V do Sandero tem 112 cv de potência - sempre com etanol. O Palio foi o mais rápido nas provas de desempenho e conseguiu um empate técnico com os VW, que foram os mais econômicos do comparativo. O Palio poderia ter se saído melhor no teste de frenagem, porque ficou com a pior marca da turma. Mas não chegou a ser considerado inseguro. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Sua suspensão deixa a carroceria rolar nas curvas. A direção é direta. Foi o pior nas frenagens. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O motor garantiu o bom desempenho. Mas o câmbio apresentou reações bruscas. 
★★★ 

CARROCERIA 
O visual dá sinais de cansaço. 
★★★ 

VIDA A BORDO 
É bem equipado e acomoda quatro adultos. 
★★★ 

SEGURANÇA 
ABS e duplo airbag são opcionais. 
★★★ 

SEU BOLSO 
Não é um bom negócio, por estar prestes a ganhar uma nova geração. 
★★★

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO PALIO DUALOGIC



3º Sandero 

O câmbio do Sandero é automático de quatro marchas, com a opção das trocas no modo manual e recursos típicos dos sistemas automáticos atuais. Um deles é a função kickdown, ativada quando o motorista pisa no acelerador até o fim do curso. Nessa hora, a caixa reduz uma ou duas marchas para buscar o melhor desempenho, em manobras como ultrapassagens. Além disso, o sistema é adaptativo. Ele dispõe de nove mapas eletrônicos que se adaptam aos diferentes estilos de motorista, desde um modo de dirigir tranquilo até uma condução esportiva. No tempo em que esteve na redação, o Sandero passou pelas mãos de diversos motoristas, e as opiniões ficaram divididas: houve elogios e críticas a seu comportamento. A maioria, porém, sentiu falta de uma quinta marcha, para explorar melhor a força do motor. 

Para quem se preocupa com a manutenção, a fábrica avisa que essa transmissão é capaz de trabalhar "mais de 300000 km sem manutenção, nem mesmo troca de óleo". 

Na pista de testes, o Sandero automático foi mais lento que os rivais mostrados aqui e também ficou atrás de sua versão manual. Ele fez de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos, enquanto o Sandero mecânico, de cinco marchas, precisou de 12,4 segundos. Nas retomadas, como contava com a redução das marchas (nos câmbios mecânicos o teste é feito sem mudanças), foi mais rápido que o Sandero manual, mas ficou atrás dos concorrentes automatizados. E, no consumo, perdeu para todos. 

O Sandero oferece espaço interno generoso e foi reestilizado no mês passado. Ele ficou mais bonito e requintado, embora a Renault tenha substituído materiais para reduzir custos (como o plástico do seletor dos faróis). E, na versão Privilège, é mais bem equipado que os concorrentes nas versões consideradas nesta avaliação. 

O hatch da Renault acabou em terceiro lugar no comparativo, por custar mais caro e por ter ficado atrás dos rivais na pista de testes. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A suspensão é competente e a direção, precisa. Os freios são apenas regulares. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O motor tem bom volume de torque, mas o câmbio não brilhou. 
★★★ 

CARROCERIA 
As mudanças no design deixaram seu visual mais bonito e atual. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
O acabamento ficou mais sofisticado. O espaço interno é generoso. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
ABS e airbags são opcionais. 
★★★ 

SEU BOLSO 
Ele é o mais caro, mas tem três anos de garantia. 
★★★

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO RENAULT SANDERO



2º Fox I-Motion 

Dos carros mostrados aqui, o que tem maior número de unidades vendidas com câmbio automatizado é o VW Fox. As versões I-Motion respondem por 6% das vendas de Fox, enquanto no VW Gol a participação é de 3% e, no Fiat Palio, o sistema Dualogic sai em 2,5% dos carros. A Renault estima que o câmbio automático recém-lançado fique com 3% do mix. 

O Fox mostrado aqui é uma versão topo de linha Prime, mas para ficar na mesma faixa de preço dos rivais a avaliação considerou a versão básica, menos equipada. E o preço dessa configuração foi um dos trunfos do Fox para ficar com o segundo lugar. Ele custa 39770 reais. Com ar-condicionado, oferecido como opcional, vai a 42580 reais, portanto mais em conta que o Sandero Privilège, que é mais completo. 

Em relação ao Gol, o primeiro colocado, o Fox não foi tão competitivo. Apesar de contar com o mesmo conjunto mecânico e ter apresentado o mesmo rendimento nos testes de pista, ele é mais caro que o Gol, modelo que - por custar menos - entrou no comparativo na versão topo de linha Power, a mesma que aparece nas fotos. O Fox poderia ter ficado em primeiro. Conceitualmente mais moderno, apesar de ser um projeto mais antigo que o do Gol G5, o Fox apresenta soluções mais modernas, como a carroceria monovolume, com o aproveitamento inteligente do espaço interno e a posição de dirigir elevada, entre outros recursos. Além disso, o Fox foi reestilizado no ano passado, ganhando o estilo atual dos VW e um novo painel, que era um dos pontos mais fracos da versão antiga. Mas o Gol Power tem equipamentos de série de que o Fox básico não dispõe nem mesmo como opcional, como o computador de bordo e os faróis de neblina. Vidros e travas são itens de série no Gol Power e opcionais no Fox I-Motion. 

Ao volante, Fox e Gol têm comportamento semelhante, o que se explica pelo fato de os dois possuírem a mesma plataforma. O câmbio automatizado também é o mesmo, com características próprias em cada aplicação, detalhadas a seguir. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Fácil de manobrar, tem suspensão firme. Freou junto com o Sandero. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
No desempenho, superou o Renault. O câmbio fez trocas mais suaves que as do Palio. 
★★★★ 

CARROCERIA 
Com visual renovado no ano passado, tem acabamento de boa qualidade. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
Tem boa ergonomia e visibilidade, mas o porta-malas é pequeno. 
★★★ 

SEGURANÇA 
Duplo airbag e ABS são opcionais. 
★★★ 

SEU BOLSO 
Na mesma faixa dos rivais, ele vem menos equipado. 
★★★

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO VW FOX I-MOTION



1º Gol Power 

O Gol venceu o comparativo por ter o melhor conjunto e superou o Fox por ser mais equipado. Sua versão Power básica custa 41 690 reais e vem com direção hidráulica, vidros e travas elétricos, computador de bordo, volante com ajuste de altura e profundidade e faróis de neblina. O ar-condicionado é opcional - custa 2 720 reais -, assim como o pacote com duplo airbag e freios ABS, que sai por 2 310 reais. Na comparação com o Sandero, ele se destacou pelo preço e também pelo desempenho na pista. Foi mais rápido, mais econômico e, nas frenagens, superou não só o Renault mas também os demais, com menores espaços de parada. Em relação ao Palio, sua superioridade apareceu no comportamento da transmissão. 

O câmbio do Gol, assim como o do Fox, revelou ser mais rápido que o do Palio e capaz de executar as mudanças com mais suavidade. Para quem quer reações mais rápidas, ele conta com o modo Sport (recurso presente também no Palio) e, opcionalmente, o motorista pode adquirir o volante multifuncional com os comandos de trocas no volante, equipamento que não existe no Palio. 

Ainda em relação à transmissão, o sistema que equipa o Gol é o mesmo do Fox, mas não se pode dizer que os sistemas sejam idênticos. Isso porque, apesar de as relações de marchas serem iguais, cada carro tem relação do diferencial própria, o que acaba resultando em comportamentos diferentes. As marchas do Fox são ligeiramente mais curtas que as do Gol. A fábrica adotou diferentes formas de comunicação com os motoristas. O visor do Fox sempre indica o número da marcha que está em uso, mesmo quando o sistema está no modo automático, e sua iluminação é branca. No Gol, os números das marchas só aparecem quando o motorista seleciona o modo manual - com destaque para o número da marcha que está engatada. Quando deixa a alavanca em Drive, no lugar dos números aparecem as letras do modo automático: PDNR. A iluminação é vermelha. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A suspensão é firme. A direção, precisa. Foi o melhor nas frenagens. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Motor e câmbio formam uma boa dupla de área. 
★★★★ 

CARROCERIA 
Ainda não tem o novo visual da marca. Mas o acabamento é bom. 
★★★ 

VIDA A BORDO 
A cabine tem bom espaço e equipamentos. No porta-malas, só perde para o Sandero. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
ABS e duplo airbag são opcionais. 
★★★ 

SEU BOLSO 
A versão Power garante boa relação custo-benefício. 
★★★★

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO VW GOL POWER



VEREDICTO 

O Sandero perdeu pontos por ter apenas quatro marchas. E o Palio, por apresentar uma transmissão nervosa, que dá trancos entre um engate e outro. O destaque ficou com os VW, equipados com câmbios equilibrados e donos de trocas suaves. O Gol levou a melhor por custar menos e conseguir colocar uma versão topo de linha na mesma faixa de preço dos concorrentes.

 

 

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

Tópico: Hatches automaticos: Fiat Palio dualogic, Renault Sandero, VW Fox i-motion, VW Gol power

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