DACON 828

28-04-2011 13:58

 

ELE ERA PEQUENO NO TAMANHO, MAS GRANDE NA IMAGEM E NO ACABAMENTO

Dacon 828

Apesar de estar em pleno vigor a temporada de caça aos beberrões, não foi a crise do petróleo de 1973 que levou o empresário Paulo Goulart, dono da lendária Dacon, a vislumbrar, dois anos depois, o 828. Sua ideia era um pequeno veículo para transitar nas localidades para onde viajava com motor home, que rebocaria o carrinho pelas estradas. A falta de um motor compacto no mercado adiou o projeto conhecido como Mini Dacon até que, em 1981, o designer e ex-piloto da Dacon Anísio Campos ajudou a retomar a ideia desenhando um minicarro com vários componentes VW. 

A Dacon de Goulart vendia em São Paulo importados da Porsche e BMW e modelos VW transformados ou não, além de ter na bagagem a escuderia dos Karmann-Ghia com motor Porsche. O pequeno carro manteria o padrão de acabamento Dacon. “Era para ser um carro de imagem, não uma opção econômica”, diz Campos. Ainda feito de aço, o primeiro protótipo usava um chassi de Fusca, encurtado em 80 cm. 

No protótipo, o motor 1600 de Fusca tinha dois cilindros desativados, e as rodas eram de Mini Cooper. As portas já apresentavam desnível na base para não raspar nas guias de rua. Previam-se versões de 650, 800, 1 300, 1 600 e 2 100 cm3. Nelson Piquet usou um exemplar pré-série com motor 2100. “É um foguete, especialmente porque é muito leve”, afirmou o piloto na edição de maio de 1982 de QUATRO RODAS. “Ele tem as vantagens da moto, mais a vantagem de nos proteger do mau tempo.” 

O Porsche 928 serviu de inspiração para as portas, as lanternas (de Kombi, na horizontal e com moldura) e até a traseira arredondada. O nome quase igual ao do Porsche resumia o ano e o número do projeto. Do Passat TS vinham os faróis e o volante, do Gol vinham os instrumentos e o sistema de limpadores de parabrisa. A estrutura tubular formava uma célula única. O 828 levava até três pessoas. Dois parafusos prendiam a frente, outros quatro a parte inferior da traseira, herança de projetos de corrida para facilitar reparos mecânicos. Uma portinhola na dianteira escondia o bocal do tanque. 

Só o motor 1600, a gasolina ou álcool, chegou à versão defi nitiva. A suspensão traseira imitava a da Variant II. A frente recebeu spoiler e faróis de neblina. Antes corrediços, os vidros das portas subiam e desciam. O 828 ganhou porta-luvas, limpador com temporizador e lavador elétrico do para-brisa, que era de vidro laminado degradê. Vidros verdes, estofamento de veludo e retrovisor do lado do passageiro completavam o pacote. Sob o banco ficava a bateria e atrás dele o estepe com capa. Por onde passava, o 828 despertava curiosidade. 

Em janeiro de 1983, QUATRO RODAS testou as versões a gasolina e a álcool. “De fato, o Dacon 828 não foi econômico como se poderia esperar, mas demonstrou ser muito ágil e rápido no trânsito, luxuoso, confortável e com baixo nível de ruído, exatamente como Paulo queria”, disse Emilio Camanzi. Os freios tiravam o carro da trajetória violentamente, mas a estabilidade permitia respostas rápidas como as de um kart. 

O 828 das fotos pertence a um de seus criadores desde novo. “Ele servia de cobaia para melhorias como a instalação de ar-condicionado e do teto solar, que eu preferi reverter depois”, afirma Campos, o dono. A VW forneceria dez plataformas por mês com especifi cações para a Dacon, mas os custos inviabilizaram o 828. Dos 48 exemplares produzidos, 11 foram encomendados à Puma. Hoje o Smart rouba olhares como o 828 fazia. Agora atualizada e sob a marca Obvio!, que busca investimentos, a obra mais lembrada do designer talvez possa mais uma vez disputar essas atenções.

 



TESTE 

QUATRO RODAS 
JANEIRO DE 1983

>> Veja os testes do carro na edição



Aceleração 0 a 100 km/h 
20,52 s (gasolina) ou 16,31 s (álcool) 

Velocidade máxima 
130,198 km/h (gasolina) ou 136,882 km/h (álcool) 

Frenagem 80 km/h a 0 
32,85 metros 

Consumo 
Gasolina: 9,53 km/l (cidade) e 12,95/13,49 km/l (estrada, a 100 km/h, carregado/vazio) 
Álcool: 6,70 km/l (cidade) e 10,65/10,84 km/l (estrada, a 100 km/h, carregado/vazio)

 

 

FOTOS:

O volante era compartilhado com o Passat TS

 

 

Mas o quadro de instrumentos (bem equipado) vinha do Gol

 

Sob o banco inteiriço ficavam as ferramentas e atrás o estepe

O motor era um 1600 a ar, com opção de álcool ou gasolina

 

Na frente, acesso ao tanque de combustível e fluído de freio

 

A traseira buscava inspiração no design do Porsche 928

 

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

Tópico: DACON 828

Venda nic pag dacom 89 para restaurar45 lugar

Marcos 02-07-2023
11 96 441 69 33

Venda de pag nik

Ronan 04-10-2013
Tenho um pag nik 1989 completo.Em exelente estado de conservacao.OPs.Ar.Dir.V eletr.Tr eletr.rodas.v verdes com degrade.bancos em couro.1.8 alcool.cor cinza.011.9998.0304.

quero vender

jose luiz dutra rodrigues 25-05-2013
sou prpprietario de um NICK PAG. 1989.interessado,atendo pelo tel.(011)38875919

PASSAT DACON 83

Pedro 24-12-2012
VENDO MEU PASSAT DACON 83.
VEJA O CARRO NESSES LINKS: https://thipecar.com/produto/Passat-Dacon-ano-83%7B47%7D84.html

https://carro.mercadolivre.com.br/MLB-456033032-vw-volkswagen-passat-dacon-15-19831984-raridade-_JM

ME LIGUE: (22)7812-6708 ID:960*17196

Meu Dacon 83

Pedro 24-12-2012
Vendo meu Passat Dacon 83 muito inteiro carro de coleção. Caso saiba de alguém é só entrar em contato: 22-78126708/ pedroleite_2@hotmail.com Quero 13500 nele.

Compra de MiNi DACON 828 Em Qualquer Estado de Conservaçao

* Pimenta * ( Sergio Pimenta ) * PRESIDENTE * do CLUBE NICK PAG DACON do BRASIL & MiNi DACON 828 05-02-2012
Ola Pessoal :

... A Quem TEM e SABE Quem TEM Esses Carros ABAIXO Mencionados Ok

... Estamos ( COMPRANDO ) MiNi DACON 828 e os NiCK`s PAG DACON Todos os ( 06 Seis ) Modelos Fabricado Pela DACON e Tambem os PASSAT DACON Ok

..... >>>> Por GENTILESA Entra Em Contato Com o * PIMENTA * Presidente do CLUBE NiCK PAG DACON do BRASIL Aqui Em Sao Paulo Ok

... o E-Mail Dele e .... CLUBE.NiCK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM . & . MiNi DACON 828 ... Ok Pessoal

E o Fone e 11-9902-1570 Celular da VIVO

ABRAÇOS

* PIMENTA BUG NICK MP GAIOLA *

Fone 11-9902-1570 Celular da VIVO

Re:Compra de MiNi DACON 828 Em Qualquer Estado de Conservaçao

Pedro 24-12-2012
OLÁ EU TENHO UM DACON A VENDA: ME LIGUE: (22)7812-6708

Novo comentário

Contatos