Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

05-06-2011 14:12

 Sedã da marca japonesa atrai pelo preço, mas continua com poucas novidade

Guilber Hidaka

Nissan Sentra 2012: novidade exterior fica apenas por conta da cor branca perolizada

Com essa cor branca do Nissan Sentra 2012 não seria difícil ser confundido como taxista aqui em São Paulo. Tudo bem que a pintura do sedã da marca japonesa é discretamente perolizada ao contrário dos carros de frota da capital paulista, mas a comparação foi inevitável até com amigos e parentes. De qualquer forma, além dessa nova opção de cor, o sedã que chega a partir de R$ 54.990 recebeu apenas o sistema que dispensa chave para dar a partida como novidade. No caso da versão avaliada, a 2.0 S CVT, o preço sobe para R$ 64.290.

Fazia tempo que não dirigia um carro com câmbio CVT, do mesmo tipo que a Renault adotou no recém-lançado Fluence, difícil de ser encontrado nos modelos atuais. Nos primeiros quilômetros é estranho acelerar e notar que o ponteiro do contagiros quase não varia de posição. A vantagem é o conforto de não sentir trancos entre as trocas de marcha, mas para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante. Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4. Por isso, logo fica claro que bom mesmo é aproveitar o sistema de som caprichado com entrada para iPod e pisar de leve no acelerador. Pelos números aferidos por Autoesporte, o Sentra CVT vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. E retoma de 60 a 100 km/h em 6,6 segundos.

 

Guilber Hidaka

Traseira com lanternas cromadas é uma das características marcantes do sedã cuja geração atual foi lançada em 2007

 

O motor 2.0 flex de 143 cavalos tem 16 válvulas, mas responde bem em baixa rotação, ajudado pelo variador de fase do comando de válvulas. São 20,3 kgfm de torque a 4.800, mas a maior parte desta força (90%) já está disponível desde as primeiras marcações do contagiros (2.400 rpm). Em silêncio, a velocidade sobe de maneira constante. E a suspensão se mostra bem equilibrada, mantendo boa estabilidade sem comprometer o conforto. No piso esburacado das ruas de São Paulo, o sedã mexicano não mostrou sinais de franqueza, sem batidas secas. No cômputo geral, o Nissan é bem acertado, até mesmo a direção com assistência elétrica consegue ser mais comunicativa que a quase anestesiada do primo Mégane.

 

 

Guilber Hidaka

Interior tem bom acabamento e se destaca pelo bom sistema de som com controles no volante e pelo amplo espaço

 Os problemas do Sentra começam com o consumo com etanol. Com taxa de compressão mais baixa do que poderia ter (9,7: 1), consegue fazer apenas 5,6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, o visual está quase sem mudanças desde 2007. Exceto pelos retoques na grade dianteira e pela troca dos retrovisores fixos inspirados nos do esportivo 350Z pelos dobráveis (e com desenho sem graça), o carro é o mesmo há cinco anos.

Outro ponto negativo é que falta regulagem de profundidade do volante. Mas apesar de ser mais curto que a maioria dos concorrentes, tem boa distância entre-eixos (2,69 metros, ante 2.60 m do Corolla), o que contribui com o espaço interno. Entretanto, apesar do porta-malas de 442 litros não ser dos maiores é o único que vem com divisória para dividir ou ocultar parte da bagagem.

 

Guilber Hidaka

À esquerda, o porta-malas com a divisória retrátil que serve para separar ou ocultar parte da bagagem

E a tal chave inteligente? Bem, no dia a dia, o novo recurso se mostrou pouco prático. Seria melhor adotar a partida por botão e chave do tipo cartão, mais fácil de ser guardada e com um encaixe no painel, o que fez falta no caso do sistema do Sentra. O jeito foi deixar a chave solta no porta-copos (curiosamente regulável conforme o tamanho do copo que estiver sendo usado). Se a chave estiver no bolso e você se distanciar do carro com as portas abertas, começa a soar um sinal de advertência e a piscar uma luz no painel, útil, mas incômodo não? Conclusão: não encontrei muita vantagem nesse sistema I-KEY. Se fosse opcional, dispensaria. Mas é de série nas versões S e SL e não disponível na básica.

 

 Guilber Hidaka

Chave inteligente se mostrou pouco prática no dia a dia. Não conta com encaixe no interior do carro e tem formato convencional

 

 

 

 

 

 FONTE: Auto Esporte

 

 

 

Tópico: Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

Mecânica

Jr 21-10-2018
Tenho preocupação com a mecânica, tanto de manutenção qto preventiva. Não li reportagens q falam sobre isso.

Otimo carro

Leo 04-02-2013
Sentra é um otimo carro, totalmente vedado, nao se escuta o motor, o ar é muito bom.. ja dirigi o cruize e o city, mais nada se compara ao sentra! quem for comprar não vai se arrepender!

SENTRA

Marcello HARO 04-10-2012
Cara ... falar que a chave inteligente é pouco funcional esta de brincadeira, hoje ainda continuamos atrasados com as novidades que vem de fora. Não vou comprar o SENTRA porque estou financiando o MALIBU - CHEVROLET, mas fiquei muito indeciso, pelas vantagens e pelo preço e achei a chave uma tecnologia muito interessante.

Reportagem do Sentra

Jose Souza 10-07-2012
Muito fraca, o reporte dizer qual a utilidade da chave I-key, pelo amor de Deus, a chave de um carro só serve para da partida no carro e nada mais.
Passamos muito tempo dirigindo carroças, agora que temos um leque de opções para comprar um carro temos que ler essas coisas absurdas, sobre um carro que se juntar tudo que tem por aí , ele é muito bom.

Re:Reportagem do Sentra

Ronaldo 26-07-2012
Comprei o meu hoje.. Fiz teste drive em Honda City.. Cerato. nem comparar.E é mais caro que o Sentra S.O único pacote de mecânica e ítens de conforto a altura,fica acima de 65 k. Não vou me arrepender.

Sentra ótimo carro

Francisco 21-06-2012
Tenho um SENTRA 2009, excelente carro economico, anda bem, manutenção só as revisões programadas, completo nem penso em trocar, com 50.000 km estepe não rodou, cambio CVT, direção eletrica e motor tem harmonia perfeita.

Re:Sentra ótimo carro

leandro 15-07-2012
grandes merda

Re:Sentra ótimo carro

Ronaldo 26-07-2012
Dono de Vectra....

Re:Re:Sentra ótimo carro

Jr 21-10-2018
Kkkkkkk

SENTRA NISSAN

José Sales 14-06-2012
Condenar um carro porque a chave inteligente não foi util é brincadeira.O Brasil merece, o que as pessoas gostam é de andar com uma manivela na mão para dar partida no carro para chamar atenção

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário

Contatos