CITROËN C3 PICASSO X CHEVROLET MERIVA X FIAT IDEA

25-08-2011 14:26

COMPACTAS E ACOLHEDORAS, SUA VOCAÇÃO É SERVIR À FAMÍLIA

Citroën C3 Picasso x Chevrolet Meriva x Fiat Idea

Famílias que estão de olho numa minivan compacta têm de incluir um endereço novo na peregrinação em busca do modelo ideal: com a chegada da Citroën C3 Picasso, o périplo pelo mercado agora prevê uma visita a um concessionário Citroën. Seguindo o lema dos GUIAS QUATRO RODAS, nós fomos antes para você ir melhor. E reunimos as três concorrentes: C3 Picasso, Chevrolet Meriva e Fiat Idea. Para este confronto, reunimos as versões intermediárias das linhas, tendo como referência de preço o valor de 50 000 reais. Alinhamos Meriva 1.4 Maxx, Idea Essence 1.6 16V e C3 Picasso GLX 1.6 16V. O carro enviado pela Citroën é uma versão topo de linha Exclusive. Para efeito de comparação, entretanto, consideramos a GLX e fizemos as devidas ressalvas nas análises ao longo do texto.

 



3º Meriva Maxx 

Das três minivans alinhadas aqui, a Chevrolet Meriva é a que chegou antes ao mercado e a que permaneceu mais tempo sem alterações. Desde o lançamento, em 2002, ela ganhou apenas retoques, como a troca da grade dianteira e o novo grafismo do painel de instrumentos. A Fiat Idea foi lançada em 2005 e recebeu uma reestilização em 2010. Em uma indústria que vive de lançamentos, essa condição é uma desvantagem. Mas, tecnicamente falando, diante das rivais, a Meriva não aparenta estar defasada como poderia parecer. Embora a GM esteja preparando uma nova geração de minivans (Meriva e Zafira) para estrear em 2012. 

Desenvolvida concomitantemente com a versão europeia, que chegou à segunda geração no ano passado, a Meriva nacional ainda goza dos benefícios de ter sido vanguarda um dia. Ela tem boa dirigibilidade, ergonomia evoluída e recursos como um subchassi dianteiro ausente nos novos projetos da GM, como o hatch Agile e a picape Montana. 

A Meriva perde pontos em conteúdo, principalmente. Além de desprovida de itens como computador de bordo, faróis de neblina e volante com ajuste de altura, presentes nas rivais, ela ainda tem limitações como o banco traseiro bipartido apenas no encosto, enquanto o assento é inteiriço. Em relação à segurança, os airbags são oferecidos como opcionais (incluídos no pacote considerado neste comparativo). Mas o ABS não está disponível nem como opcional para a versão Maxx. 

Equipada com o motor menor e menos potente que o das concorrentes, a Meriva também ficou aquém nas provas de desempenho. Seu motor gera 105 cv, enquanto o da Idea rende 117 cv e o da C3 Picasso, 113 cv. O Chevrolet é 1.4 8V, os outros são 1.6 16V. Na pista, a Meriva acelerou de 0 a 100 km em 14,3 segundos, contra o tempo de 12,9 conseguido pelas rivais (houve empate nessa prova). Em relação ao consumo, a Meriva se saiu bem diante da C3 Picasso, mas igualou o rendimento com a Idea. A Meriva fez as médias de 6,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto a Idea obteve 7,1 e 9,6 km/l e a C3 conseguiu 5,6 e 8,2 km/l, com álcool, respectivamente. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A direção é firme e a suspensão, macia - mas segura. Falta eficiência aos freios. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Com motor mais fraco que o das rivais, foi bem nas medições de consumo, mas ficou para trás na provas de desempenho. 
★★★ 

CARROCERIA 
Plataforma do Corsa tem qualidades ausentes em modelos mais novos da marca, com o subchassi para apoiar a suspensão dianteira. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
É espaçosa e farta em porta-trecos, mas é menos equipada que as rivais. 
★★★ 

SEGURANÇA 
O único pacote de equipamentos disponível, contemplado na faixa de preço, inclui airbag entre seus itens. 
★★★ 

SEU BOLSO 
O preço é ligeiramente menor, mas os custos de seguro e de suas peças são superiores ao das concorrentes. As revisões ficam em patamar intermediário. 
★★★

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS DA MERIVA MAXX

 



2º Idea Essence 

A Fiat Idea foi lançada em 2005 e passou por uma reestilização profunda em 2010. Segundo a Fiat, esse segundo desenvolvimento levou 24 meses e teve 200 milhões de reais de investimento, enquanto o projeto original havia consumido 36 meses e 400 milhões de reais. A Idea foi inteiramente repaginada. Ganhou novos faróis, capô, para-choques, lanternas, porta traseira e fôlego para seguir em frente. Ela recebeu também os novos motores FPT, entre eles o 1.6 16V da versão usada neste comparativo. 

Mas nem tudo ficou perfeito. Na tampa traseira, por exemplo, não existe puxador e a área deixada como ponto de apoio para as mãos ficou muito pequena. Também não há fechadura. O portamalas deve ser aberto pelo comando da chave ou por meio de um botão no painel. 

Algumas coisas não mudaram. O painel permaneceu o mesmo - que já era uma herança do Palio 2004. E, mais do que a importância estética, isso resultou na manutenção de problemas de ergonomia, mais nítidos agora, com a chegada da C3 Picasso, mais bem resolvida nesse aspecto. 

Ao volante, a Idea é uma minivan confortável. Ela é dona da suspensão mais macia do comparativo, característica que tem como efeito colateral a inclinação excessiva da carroceria nas curvas. Mas isso não chega a comprometer a segurança. Na pista, a Idea se saiu bem, conseguindo o melhor compromisso entre desempenho e consumo. Mas seu principal trunfo diante das rivais não foi o rendimento nas provas e sim, ao contrário da Meriva, os equipamentos oferecidos. 

A Fiat Idea superou a Meriva e ameaçou o primeiro lugar da C3 Picasso pelo fato de oferecer duplo airbag e ABS como itens de série, a partir da versão Essence. A Meriva, como já dissemos, pode vir equipada com airbags. E a C3 tem apenas os airbags opcionais (com acréscimo de 1 300 reais sobre o preço da versão considerada neste comparativo), sem a disponibilidade de ABS. Na linha Citroën, o ABS é item de série nas versões mais caras: GLX automática e Exclusive. Pelo conjunto da obra, porém, a Idea ficou mesmo com o segundo posto 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
A suspensão é permissiva e deixa o carro inclinar, mas segura bem nas curvas. Os freios são cumpridores. 
★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
Equilibrada, andou junto com a C3 e consumiu como a Meriva. 
★★★★ 

CARROCERIA 
As mudanças visuais não esconderam a idade do projeto, mas foram bem-vindas. 
★★★ 

VIDA A BORDO 
Os bancos são novos, mas o painel é de 2004. O nível de equipamentos é superior. 
★★★ 

SEGURANÇA 
Tem ABS e duplo airbag de série. 
★★★★ 

SEU BOLSO 
O seguro e as peças são mais em conta se comparados aos da Meriva, mas perdem para os da C3. A mão de obra é a mais barata. 
★★★

 

 



1º C3 Picasso GLX 

Recém-lançada, a C3 Picasso tem o frescor da novidade a seu favor. Seu design, sem os adereços aplicados no irmão AirCross, ficou mais leve e pode-se dizer futurista, apesar do volume predominantemente arredondado. A versão mostrada aqui é a topo de linha Exclusive, mas as principais diferenças entre ela e a GLX, considerada na comparação com as rivais, estão nos itens de série. Na GLX, o ar-condicionado não é digital, como o das fotos, assim como o sistema de som de série é mais simples. E, no visual, maçanetas e retrovisores são da cor do veículo, enquanto na Executive são cromados. Mas as duas versões têm para-choques pintados, rodas de liga leve e, entre os equipamentos, não faltam trio elétrico, computador de bordo e controle de som satélite junto ao volante. Na traseira, o suporte da placa será sempre contrastante com a cor da carroceria. Para os carros claros, o suporte é preto; para os escuros, cinza. 

Ao volante, a C3 Picasso é um carro gostoso de dirigir. Sua direção é direta e sua suspensão tem bom compromisso entre firmeza e conforto. Internamente, ela é mais espaçosa que as rivais. 

Na pista, seu ponto fraco foi o consumo, mas, no que diz respeito aos custos de manutenção, a C3 Picasso se recupera quando analisamos os preços de seguro, peças e revisões. Segundo nosso levantamento, o seguro da C3 Picasso custa 1 352 reais, enquanto o da Idea sai por 2 196 reais e o da Meriva, 2 303 reais. Sempre para um mesmo perfil conservador de motorista. 

Essa diferença de valores se explica pelo fato de a C3 ainda não ter histórico nas seguradoras (que não conseguem estimar o quanto ela é visada pelos ladrões), mas também pelo fato de suas peças custarem menos. Segundo a empresa Audatex, a cesta básica da C3 custa 2 589 reais, contra 3 767 reais para a Idea e 4 067 para a Meriva. Pesa também a facilidade de reparação. De acordo com o Cesvi, das três minivans, a C3 é a que tem o melhor índice de reparabilidade: 17, ante 18 da Meriva e 21 da Idea. Quanto menor o índice, melhor. 

Pela beleza, modernidade e custos atraentes, a C3 Picasso merece o primeiro lugar. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 
Foi bem nos testes de freios. A suspensão é confortável, mas firme. A direção é leve e rápida. 
★★★★ 

MOTOR E CÂMBIO 
O conjunto mecânico é o mesmo do C3 hatch submetido a um esforço maior. O resultado é um consumo elevado, com desempenho apenas mediano. 
★★★ 

CARROCERIA 
A construção tem boa qualidade, assim como os materiais. O estilo é moderno. 
★★★★ 

VIDA A BORDO 
A cabine é um local agradável graças ao espaço, à ergonomia e ao acabamento de painel e bancos. 
★★★★ 

SEGURANÇA 
Airbag é opcional e ABS, indisponível na versão considerada GLX. 
★★★ 

SEU BOLSO 
Seguro e peças são mais em conta. E, embora as revisões tendam a ser mais caras, a garantia é de três anos. 
★★★★

 

 

 



VEREDICTO 

A C3 Picasso é bonita, espaçosa, bem equipada e econômica na hora de fazer revisões e renovar o seguro. Seu pior defeito é ter o consumo elevado. A Idea demonstrou o melhor rendimento na pista, embora tenha ficado para trás da C3 nas retomadas. A Fiat perdeu pontos na ergonomia. A Meriva, por sua vez, tem custos elevados e apresentou desempenho mais fraco que o das rivais.

 

 

 

 

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 FONTE: Quatro Rodas 

 

 

 

Tópico: CITROËN C3 PICASSO X CHEVROLET MERIVA X FIAT IDEA

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