Chevrolet Cobalt X Nissan Versa X Renault Logan

22-12-2011 23:09

 

EM MATÉRIA DE ESPAÇO INTERNO, ELES SÓ TÊM NOTA ALTA. MAS QUAL SERÁ O PRIMEIRÃO NA RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO?

Chevrolet Cobalt x Nissan Versa x Renault Logan

 

Nem só de design, entendido como estilo, vive a indústria. A prova disso são os carros alinhados neste comparativo. Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan podem não ser finalistas em concurso de beleza, mas essa nem é a missão. A principal virtude deles é a relação entre o que custam e o que oferecem, sustentada principalmente pelo espaço interno. Na sua faixa de preço, os três são imbatíveis no quesito. O primeiro a surfar nessa onda foi o Renault Logan, lançado no Brasil em 2007. Desde então, o mar vem crescendo com a expansão da classe média em nosso mercado, fato que acabou por impulsionar o lançamento dos outros dois, no mês passado.

O Logan é apresentado em três versões de acabamento e duas opções de motor, 1.0 e 1.6, com diferentes pacotes de equipamentos, enquanto Cobalt e Versa têm três variações de acabamento e um mesmo motor, 1.4 e 1.6 16V, respectivamente. Embora as unidades mostradas aqui sejam versões equipadas, para fins de comparação, consideramos as opções com preços em torno de 40 000 reais, relativizando nos textos o conteúdo apresentado em cada modelo. Como você verá a seguir, apesar de disputarem a preferência do mesmo consumidor, cada modelo apresenta sua receita própria para obter sucesso nessa missão.



3º Chevrolet Cobalt LS

O Cobalt é o maior sedã deste comparativo. Sua cabine tem 2,88 metros de comprimento, da base do para-brisa até o brake-light, e 1,52 metro de largura (entre vidros), na fileira da frente. No porta-malas cabem 563 litros. O Chevrolet acomoda cinco pessoas com folga. Os passageiros encontram apoio em bancos confortáveis e contam com ampla área envidraçada. Já o motorista viaja em posição elevada, como no Agile, mas com o volante e os pedais bem alinhados, diferentemente do hatch. Os principais instrumentos estão à mão, mas os commandos do console ficam um pouco distantes. As dimensões externas, percebidas intuitivamente pelo motorista ao volante, reforçam a sensação de amplidão.

Ao contrário do que se pode imaginar, em razão de suas dimensões amplas, o Cobalt é um carro agradável de dirigir. Seu comportamento se assemelha ao de um sedã médio, graças à direção rápida e à suspensão bem calibrada, que o tornam obediente.

Na pista de testes, o motor 1.4 de 102 cv de potência demonstrou valentia. Não foi o dono do melhor rendimento, título que ficou com o 1.6 16V do Versa, mas andou ao lado do 1.6 do Logan.

Na versão básica LS, contemplada aqui, o Cobalt peca pela ausência de equipamentos. Entre os itens de série, ele traz direção hidráulica, ar condicionado e travas elétricas, mas não tem vidros elétricos nem airbags, que são oferecidos pelos rivais.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Apesar das dimensões, o Cobalt é um carro ágil nas manobras e sua carroceria rola como a de um sedã médio, como o Chevrolet Cruze. Os freios foram apenas regulares.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
O motor 1.4 se defendeu bem e apresentou rendimento igual ao do 1.6 do Logan.
★★★

CARROCERIA
Seu design não agrada, mas sua construção tem acabamento de boa qualidade. Seu porta-malas é o maior.
★★★★

VIDA A BORDO
Tem direção hidráulica e ar-condicionado de série. E a posição de dirigir é correta. A ergonomia poderia ser melhor.
★★★

SEGURANÇA
Vem com ABS e airbag de série apenas nas versões LT e LTZ.
★★★

SEU BOLSO
A garantia é de 3 anos e a assistência técnica conta com a rede de 598 concessionárias.
★★★★

 

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO CHEVROLE COBALT LS



2º Renault Logan Expression

Lançado em 2007, no Brasil, o Logan já não é uma novidade, como seus rivais. Mas a reestilização que recebeu em 2010 serviu para deixá- lo atual e também um pouco mais sofisticado. A versão original era muito simplória. No face-lift, o Logan ganhou para-choques envolventes, nova grade, novos faróis e, na traseira, tampa do portamalas com um ressalto fazendo as vezes de aerofólio. Mais um friso cromado aqui, outro ali, e o Logan conseguiu melhorar sua imagem.

A conquista do segundo lugar neste comparativo, porém, não tem relação com o visual atualizado e sim com a opção que a Renault fez pela segurança. O Logan 1.6 Expression tem preço a partir de 33 450 reais, em uma configuração realmente básica, que não contempla nem calotas para as rodas de aço. Mas com o pacote de equipamentos batizado pela fábrica de Pack 1 + Pack de Segurança, que custa 7 100 reais, seu preço vai para 40 550 reais e já inclui duplo airbag e freios ABS, este ultimo um recurso indisponível nos rivais, nas versões comparadas.

Nas pista de testes também não houve surpresas. Ele andou e consumiu nos mesmos patamares do Cobalt. Seu melhor desempenho foi nas provas de frenagem. Vindo a 80 km/h, precisou de 27,9 metros para parar, enquanto o Cobalt percorreu 28,9 metros e o Versa, 32 metros.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Freou ligeiramente melhor que os rivais. Sua suspensão é macia e a direção, firme.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
Apesar de ter motor 1.6 8V, andou ao lado do Cobalt.
★★★

CARROCERIA
A reestilização, em 2010, melhorou seu visual. Leva 510 litros no porta-malas.
★★★★

VIDA A BORDO
O acabamento deixa a desejar nos detalhes. Mas a ergonomia é bem resolvida.
★★★

SEGURANÇA

Na versão testada, tem ABS e duplo airbag de série.
★★★★★

SEU BOLSO
Tem 3 anos de garantia e 183 concessionárias.
★★★

 

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO RENAULT LOGAN EXPRESSION



1º Nissan Versa SV

Ele não tem espaço interno tão amplo quanto o Cobalt nem vem com ABS de série, como o Logan. Mas o Versa foi superior na maioria dos outros aspectos analisados. Seu motor 1.6 fez valer o cabeçote multiválvulas e os 111 cv de potência (com etanol ou gasolina) e andou na frente dos rivais, com ligeira vantagem econômica. Na pista de testes, o Nissan acelerou de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, enquanto Chevrolet e Renault ficaram na casa dos 13 segundos. E, nas medições de consumo, o Versa conseguiu 8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, contra os 7,4 km/l do Logan, na cidade, e os 9,9 km/l do Cobalt, na estrada. Seu único deslize foi nas provas de frenagem.

O Versa SV é o sedã mais bem equipado dos três (Cobalt LS e Logan Expression básico). Ele vem com duplo airbag, direção com assistência elétrica (os outros têm direção hidráulica), ar-condicionado, CD player com leitor de arquivos MP3 e computador de bordo. Seu acabamento acompanha o padrão do segmento, em que se prima pela simplicidade mas, no caso dos três mostrados aqui, com bom nível de qualidade na confecção e no encaixe das peças. No dia a dia, o Nissan é um carro confortável. Sua direção leve não exige esforço. E a suspensão é macia, mas equilibrada. Ela deixa do lado de fora as turbulências causadas pelo piso, sem sacrificar a estabilidade.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A direção elétrica é leve. A suspensão garante suavidade ao rodar. Foi o que precisou de mais espaço nas frenagens.
★★★

MOTOR E CÂMBIO
Seu motor, mais potente e 16V, destacou-se, com melhores acelerações e menor consumo.
★★★★

CARROCERIA
Estilo não é seu forte. Mas parece robusto e bem acabado.
★★★★

VIDA A BORDO
O acabamento é simples, mas o carro é bem equipado e confortável.
★★★★

SEGURANÇA
Tem duplo airbag de série. ABS, só na versão mais cara, SL.
★★★★

SEU BOLSO
Conta com 3 anos de garantia e 115 concessionárias.
★★★

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO NISSAN VERSA SV



VEREDICTO

O Cobalt é maior por dentro, mas é o menos equipado. O Logan se destaca pelos equipamentos de segurança. Mas é o Versa o dono do melhor conjunto. Ele tem direção elétrica, duplo airbag, vidros elétricos na dianteira e na traseira e computador de bordo, entre outros itens. Além disso, andou mais e gastou menos na pista de testes.

Clique aqui para ver o desempenho dos carros

Clique aqui para ver a ficha técnica dos carros

 

 

 

 

FONTE: Quatro Rodas

Tópico: Chevrolet Cobalt X Nissan Versa X Renault Logan

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário